Duvida Portateis

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
goncalopes88
Regular
Regular
Mensagens: 171
Registado: domingo, 19 março 2006 19:41

Duvida Portateis

Mensagem por goncalopes88 »

Ola sou estudante d multimedia, e keria comprar um portatil, mas nao sei qual escolher, o meu orçamento é básico, quero ver se gasto no máximo os 1300€,mas surgi uma duvida por causa das placas gráficas, será que alguem me pode explicar o que são placas gráficas dedicadas e partilhadas, é que eu de hardware nao conheço muito bem, so software.
Gostava que alguem me tirasse esta duvida.
Obrigado

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Placa gráfica dedicada é uma placa gráfica que tem memória independente da memória do sistema.

Placa gráfica partilhada é uma placa gráfica que vai buscar a memória ao sistema, ou seja, se tiveres um portatil com 1024mb de ram, e uma placa partilhada de 256mb de memória, apenas vais ter disponvel para o sistema 768mb de memória.

Percebeste?

Depois ainda tens as novas que são Hyper Memory, ou seja, têm memória dedicada e podem ainda ir buscar memória ao sistema se as aplicações que tiveres a correr necessitarem.

Em relação a portateis por esse preço, aconselho-te o LG LW65-P4XP, está na mbit por 1389€. Eu tenho um e estou super satisfeito.

Pronto no meio disto tudo o que te aconselho é escolheres algo com placa gráfica dedicada ou então HP (Hyper Memory)

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Pa dedicada é melhor como é obvio, mas isso é um pouc ilusão.

Vamos directos ao assunto. Vais por jogos no teu computador?
Se a resposta é não então n ligues a que placa é que aquilo traz pois vai-te ser completamente igual qq que seja a placa. Se te começarem a dizer que a placa gráfica é importante para trabalhar em imagem e mais não sei o q, basicamente estão a inventar, pois n tem absolutamente nada a ver c isso.

Já agora uma dica: apesar disso a resolução é importante . Antes de olhares para o tamanho do monitor olha para a resolução, o meu só vai até 1024x768, o que nos dias de hoje começa a ser pouco :(
Escolhe uma resolução maior... ecrans panorâmicos podem dizer-te que é muito bom e mais n sei o que, mas na pratica é banhada, um computador não é um ecrã de cinema. Ficas com bue de largura mas depois tas na mesma limitado em altura... n ganhas nada c isso.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Vai para um com placa dedicada e que seja uma placa minimamente decente. Não ligues só à memória da placa, mas também ao modelo. O mínimo que eu recomendaria é uma Ati X700 com 128 mb (dedicados), mas já há melhores por aí. Se fores para uma Hyper Memory, certifica-te que pelo menos 128 mb são dedicados... em teoria o Hyper Memory é muito giro, mas quando é necessário recorrer à memória do sistema, lá se vai a performance.

Quanto ao ecrã, e como utilizador de um portátil com ecrã panorámico, discordo do pedrotuga. :P Dá um jeitão, não só para ver filmes, como também para trabalhar (devido à resolução superior, ficas com uma área de trabalho maior) e jogar (embora aqui dependa do jogo).

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Sou de opiniao contrária, ecras panoramicos com 780pixeis de altura não dão muito jeito, é muito pouco.
pedrotuga, se é estudante de multimedia é capaz de ser no minimo aconcelhavel a placa com memoria dedicada não? Não são só os jogos que precisam.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Epa ecran panoramico não é mau, so é mais chato para fazer sites porque é uma resolução um bocado marada, então o que parece bem no portatil num écran normal não parece tão bem. Em relação a uma resolução elevada, já vi portateis com resoluções a 1600, mas depois tb vejo os donos a trabalhar quase que enfiam o nariz no monitor porque as coisas ficam realmente pequeninas!

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

nao compres com memoria partilhada foi o meu erro e agorra tenho 1 portatil que com 1 giga de ram de tá sempre a borrar todo.

o barato saiu-me caro.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

epa...
alguem me explica para que é que ( para alem de jogos ) serve ter uma placa daquelas melhores?
Mesmo sendo ele estudante de multimédia não estou a ver para que raio precisa ele de uma placa com memória dedicada, a não ser para jogos.

Pedro... quanto ao ecrã panoramico... foi como já disseram... de que vale ter uma largura do carago se a altura é a mesma?
Para alem de todas as aplicações e paginas web estarem feitos a pensar em ecras convencionais.
Acho que mais vale ambicionar uma resolução em condições para dar mais espaço para trabalhar, do que ter um ecra panoramico mas depis no fim de contas a área util pouco ou nada aumentou.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Para além dos jogos, tens os programas de edição gráfica e de modelação 3D (como ele é de multimédia, é capaz de ser necessário). A memória dedicada é mais rápida e também não vai "roubar" à memória principal, que é cada vez mais necessária. Sai um pouco mais caro de início, mas a médio prazo compensa (e bem) a diferença optar por um modelo com uma placa decente.

Numa aplicação normal vai dar ao mesmo... mas para ver filmes em 16:9, jogar jogos que tenham um modo especial para ecrãs panorâmicos, para edição gráfica e coisas do género, compensa mais o panorâmico. Mas isso depende da utilização que ele for dar ao portátil.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

até Às vezes s tiver a ver cenas flash videos e browser c muitas janelas abertas o computador fika lento.

nao é processador (o fixo teem 1 parecido), o disco é lento mas n é dai, 1 giga de ram....

para testar cenas k faço em open gl é o caos....

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Pode eventualmente ser util a fazer render de sombras e coisas dos estilo.
O que já é uma coisa que não se faz todos os dias nem nada que se pareça.

Na verdade, vendo bem multimédia deve ser dos pouquissimos cursos que podem dar algum uso aos recursos gráficos. Eidição de imagem e tal...

Mas já vi o filme muitas vezes: "ah e tal... eu preciso disto e daquilo porque vou trabalhar com aqueles programas xpto..."
Depois na pratica usam o computador para processamento de texto com a porcaria do M$ word que é a maior ordinarice no mundo da informatica. Já agora... o word devia ser proibido em países civilizados.

Neste momento estou a ouvir um som tipo corneta vindo das colunas do portatil do caloiro que mora aqui em casa, portatil esse que custou a módica quantia de 3000 euros por ter, entre outras coisas, uma placa de som boa.
Irónico quanto quaisquer 15 euros dão para comprar umas colunas melhores que as do portátil.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

pedrotuga Escreveu:[...]
Depois na pratica usam o computador para processamento de texto com a porcaria do M$ word que é a maior ordinarice no mundo da informatica. Já agora... o word devia ser proibido em países civilizados.
[...]

Não sou grande fã da Microsoft, e apesar de usar o OpenOffice, também uso o MS Office, e sei reconhecer que é uma boa suite. Contam-se pelos dedos as empresas que conseguem apresentar uma Suite como aquela.

Insultares o Word, é que é muito mau, insulta antes as pessoas que não sabem trabalhar com o Word, como é o meu caso, e provavelmente 95% da população mundial :roll:

Eu quando digo trabalhar com o Word, não me estou a referir a tese ou relatórios ou coisinhas simples que toda a gente faz num processador de texto. Estou a falar de trabalhar na verdadeira ascensão da palavra, porque sei que uso cerca de 10% ou nem isso das capacidades do Word.

Para alguma coisa há cursos dedicados e manuais enormes para o Word.

E quem diz o Word, diz o Excel, que é outra ferramenta que muito pouca gente sabe trabalhar com aquilo decentemente.

É um produto caro, mas as pessoas acham-no caro porque simplesmente usam-no como um simples editor de texto, um tipo de letra aqui uma formatação ali e pronto :roll: é o que eu faço com ele, mas sei perfeitamente que ele tem muitas mais capacidades...

Que discurso enorme!!! desculpem :oops:

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

O word é mau? :lol: É das melhores coisinhas da microsoft :roll:, lá por não saberes trabalhar com aquilo (nem eu) não quer dizer que não preste. Mostra outra aplicação tão poderosa como aquela (para os fins a que se destina). Secalhar não precisamos é daquilo para as coisas simples que fazemos e depois dizemos que é mau :lol:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Bem... entramos no off-topic... pedro... separa aí a thread se assim entenderes.

Epa.. agora é que voces me lixaram... o word bom? dass!
Lá que aquilo tenha funcionalidades que nunca mais acabam, algumas delas avançadas como por exemplo servir como base de dados ( ainda que ultra-minimalista ) ou geração de indice automático, é uma coisa... agora daí a ser bom... discordo convosco a 100%.

Vocês não querem antes dizer que é o que toda a gente está habituada a usar?
Eu tive ITI quando andava no liceu, na altura dava-se o word e TODAS as suas funcionalidades. Cheguei a dominar o word ao contrario do que voces afirmaram sem saber. Neste momento esqueci muito e não tenciona aprender pois considero o word uma ferramenta ordinarona e inutil.
Instalei-o no meu computador porque quis ler um documento que não abria em mais nenhuma aplicação ( só par aí dá para ver a sucata que é ).

É que sinceramente não acho o word bom nem para coisas simples nem para coisas complcadas.
OK... é um editor WYSIWYG, grande avaria.

Digam-me o que é que o word tem de bom, que pode ser que eu perceba o vosso ponto de vista.

O que eu acho mau no word:
:arrow: dificil de usar, lá por toda a gente ter aprendido à martelada e no fim de contas ainda ser o processador que todos usem não quer dizer que seja facil de usar.
:arrow: Tem sérios problemas de incompatibilidade, mesmo consigo próprio. As minhas duas mãos não chegam para contar os caso em que... "aaahhh... tão mas porque é que isto tá tudo marado? aaah olha... tens a versão 6.0.8.9.777 release 3abc.... que porra eu fiz isto na versão 6.0.8.9.777 release 3abc+, agora n se pode fazer nada"
:arrow: produz documentos de fraca qualidade, quer em termos de layout quer mesmo em termos de qualidade de impressão
:arrow: demasiadas merdas automáticas que fazem um gajo bater com a cabeça nas paredes, as vezes torna-se impossivel obter determinado resultado pois não se consegue desactivar um comportamento automático qq
:arrow: pouco controlo sobre o documento, e objectos externos. Má integração de imagens, gráficos, equações etc. A inclusão destes resume-se a uma caixa negra com o tamanho estimado de um corpo estranho ao documento
:arrow: outras que não me apetece escrever agora

As vantagens que consigo encontra são mesmo só a acessibilidade a uma carrada de funcionalidades à distância de um clique e costumização das toolbars.
Ok.. isto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem:
a inserção automatica de hiperligações ( links ) às vezes dá-me jeito para sacar mp3 e videos.

Quanto a alterntivas... para alem do open ofice há dezenas, se não centenas, delas.
Onde é que perdem pontos em relação ao word? em lado nenhum, somente no facto de ninguem abrir os documentos do word...só o proprio word e com a versão correcta.

Eu cá quase nunca preciso de usar um processador de texto. por isso tambem não sou a pessoa certa para falar de alternativas.
Mas, quando se trata de um documento sério que tenha que ser minimamente apresentavel n estou a ver o word a safar ninguem. Para isso existem soluções decentes como latex, Halibut etc etc

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Eu cá é mais latex.