Ubuntu Dapper 6.06

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
racoq
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 17 novembro 2005 12:01

Ubuntu Dapper 6.06

Mensagem por racoq »

A versão mais popular e polida de uma distribuição Linux saiu dia 1 de Junho. É quanto a mim um grande passo para a comunidade linux, e uma óptima notícia para pessoas que em muitas áreas querem uma alternativa gratuita, e de fácil utilização quando comparando ao windows. Eu estou à vontade para falar sobre isto pois nunca nenhuma versão de linux me deu tantas garantias para a instalar como sistema operativo unico num computador pessoal, como o Ubuntu. Assim sendo, crio este tópico para discussão geral sobre esta nova distribuição acompanhado de uns links de referência para quem ainda não conhece o Ubuntu.

Site Oficial
http://www.ubuntu.com

Forum oficial de referencia para obter suporte tecnico:
http://www.ubuntuforums.org

Ubuntu (Gnome)
Imagens: http://shots.osdir.com/slideshows/slide ... creenshots

Kubuntu (KDE)

Xubuntu (XFCE - Máquinas antigas)

Edubuntu (versão para escolas)

Mirrors Nacionais para download:
ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu-releases/6.06/
http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu/

Canal PTNet IRC de suporte

#Ubuntu

-------------------------------------------------------------------
Espero com este tópico contribuir para o vosso interesse na comunidade UIbuntu, pelo menos em Coimbra. :)

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Eu neste momento tenho o Breezy, e o que eu sofri apenas para as configurações mais básicas de hardware e algum software, só eu sei. :lol:
Claro que não ponho em causa a importância do factor auto-didacta que está implicito na utilização deste sistema operativo, tanto para mais estando eu num curso que me obriga a uma constante aprendizagem.
A questão que ponho é: valerá a pena instalar uma nova versão da distro tendo em conta o facto de ter conseguido finalmente dexar o pc completamente a meu gosto há cerca de apenas 1 mês? É que pelo que tenho visto do Dapper, as melhorias são apenas no aspecto visual. Estarei errado?
Pelo sim, pelo não, já o tenho aqui comigo. Incrível como se consegue sacar um ficheiro de 500MB em cerca de 10 minutos... :D

racoq
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 17 novembro 2005 12:01

Mensagem por racoq »

Vale a pena porque:

1º é mais rápido e mais bonito que o breezy (enquanto o bonito pode não interessar, para min o rápido é tudo)

2º Podes actualizar da versão breezy para a dapper, ele permite isso.

será que é assim tão dificil instalar o dapper de raiz?

Depois de instalar fiquei com o PC com todas as aplicações que são importantes, o que necessitares pode sempre fazer sudo apt-get nome do ficheiro, ou utilizar o synaptic.

Para min vale a pena ter sempre a versão mais recente do dapper, nem que seja que esta já permite utilizar o XGL, no caso de teres uma ati ou NVidia.

Termino ainda para dizer que alguns bugs que a versao beta poderia ter, e / ou eventualmente bugs do breezy, foram corrigidos. Por isso ate a nivel de bugs, e de ter no PC novas versões de aplicações como gain ou openoffice, é sempre interessante.

Se fores adepto de Gnome, só tenho algo a dizer-te:

Gnome 2.14, performance melhorada => http://www.gnome.org/start/2.14/notes/en/rnusers.html

Estás convencido?

SilentNoise
Lendário
Lendário

Bem, vou aproveitar o facto da minha partição ./ estar completamente atafulhada de ficheiros de compilações mal sucedidas e voltar à estaca zero.
Sim, posso considerar-me convencido. PRAISE THE PENGUIN!!! :lol:

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

epa... eu tambem uso o breezy...

só uma pergunta que talvez me faça actualizar.

Abre uma pasta num servidor onde tenhas acesso por SSH, por exemplo, se fores estudante a tua faculdade/escola deve ter um servidor de alunos com acesso SSH.
Agora clica duas vezes num ficheiro de text, ou clica com o botão direito e escolhe "abrir com editor de texto" ou coisa assim parecida.
Vê lá se dá para editar o ficheiro e salvar no servidor remoto? o breezy n dá :( só da para ver o conteudo do ficheiro mas n deixa editar.
Isso é uma grande porra diga-se de passagem.

Se funcionar ainda actualizo.

SilentNoise
Lendário
Lendário

Começa bem...
Tudo instalado como manda a sapatilha. Vou a reiniciar, e não é que o sacana não inicia o X e vai simplesmente para a linha de comandos?
Para surpresa das surpresas, para ver o que se passa de mal com o bicho, vou tentar verificar o estado do xserver e não é que nem a pasta X11 existe?? Que caraças... :lol:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

SilentNoise Escreveu:Começa bem...
Tudo instalado como manda a sapatilha. Vou a reiniciar, e não é que o sacana não inicia o X e vai simplesmente para a linha de comandos?
Para surpresa das surpresas, para ver o que se passa de mal com o bicho, vou tentar verificar o estado do xserver e não é que nem a pasta X11 existe?? Que caraças... :lol:
Mas isso é que é divertido e dá luta! :mrgreen: :mrgreen:

SilentNoise
Lendário
Lendário

Mas é que é mesmo. O ser humano deve ter um prazer especial no masoquismo. Quanto mais difícil, mais vontade de conseguir. :winky:

SilentNoise
Lendário
Lendário

Bem que podia continuar a procurar o xserver-xorg. Aqui o nabo sacou a versão server e não a desktop. :wall:

pedrotuga
Lendário
Lendário

Mensagem por pedrotuga »

SilentNoise Escreveu:Bem que podia continuar a procurar o xserver-xorg. Aqui o nabo sacou a versão server e não a desktop. :wall:
looll... epa... essa é boa... olha eu já fiz o contrario... instalei a versão normal num servidor... só depois de ter tirado tudo o que não interessava é que vim a saber que se podia instalar a versão para servidor.

Epa... mas olha que deve ser o mesmo cd... quando instalas isso pergunta o que é que queres instalar... é escolheres servidor ou normal... ou qq coisa do estilo.

SilentNoise
Lendário
Lendário

Não, um disco é o live-cd e a versão para desktop, e outro é a versão para servidor. Foi isto que me induziu em erro. No site do Ubuntu, descrevem logo no início do atalho para a versão desktop que se trata do live-cd. Eu, como sou daquelas pessoas que lê na diagonal, passei logo ao seguinte sem reparar que era mesmo aquele que devia ter sacado...
Enfim... Instaladinho e pronto para afinações finais.
E posso já referir um aspecto positivo: o Samba já vem todo configuradinho, ou seja, acesso total (devidamente protegido) a todas as partições do disco. Quanto ao comportamento em rede, ainda não me posso pronunciar.

SilentNoise
Lendário
Lendário

Acabei de instalar o Xgl e estou completamente :shock:
Como é possível tal potencialidade num sistema completamente open-source e sem custos??
Se não sabem do que estou a falar, vejam isto.
Já conto os dias para dar um pontapé definitivo no Windows... :lol:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

vamos falar de coisas sérias :mrgreen:

Há algo como o Visual Studio 2005? pode-se programar para a plataforma .NET ?
É possível compilar este código sem problemas ?

Existe a opção de como existe no windows trocar de sessão entre utilizadores, como existe no Windows XP ? E se sim, esta funciona bem? Porque no Suse 9.2 existia mas funcionava muito mal, por exemplo, a placa de som só funcionava para o primeiro utilizador a logar-se :?

Vá, sejam fofos, e satisfaçam-me a curiosidade :mrgreen:, e já que nos próximos tempos tenho de formatar a máquina, pode ser que lhe espete com esse sabor Linux, embora eu seja um fã do Suse, não me importo de passar para uma solução debian based se esta for mesmo boa :wink:

SilentNoise
Lendário
Lendário

Quanto a IDE's para .NET, tens o MonoDevelop e o Glade. Claro que não é como o VS, mas já é um começo.
Troca de sessão entre utilizadores? Isso já é o pão nosso de cada dia !! :lol:
Eu acho que é altamente recomendável ter um computador equipado com Linux, nem que seja com dual boot para o desenrasque. (E não, não falo apenas como estudante de informática.)
Para mais, e voltando à utilização de aplicações windows based, existem meios de contornar incompatibilidades. É só explorar um pouco... :wink:

E acima de tudo, é muito recompensante intervir directamente em tudo o que é configuração e código. Fica-se servido de um sistema operativo completamente "pessoal e intransmissível". :lol:

pedrotuga
Lendário
Lendário

Mensagem por pedrotuga »

bluestratos... agora passaste-te. Suporte multiutilizador? tas maluco ou q. claro que tem o próprio SO é todo construido com base nisso. Os sistemas baseados em unix são multi-utilizador desde o momento em que são pensados.

O windows é que não é. Tenta criar uma funcionalidade que se pareça com isso mas funciona mal, não vem com suporte de rede, como não tens acesso à shell no windows pelo que este só funciona em modo gráfico o que quer dizer que só um utilizador é que o pode utilizar momentaneamente. Achas que isto é que é bom suporte para vários utilizadores?
Epa... as tentativas da microsoft nesse sentido nunca foram a lado nenhum.

Quanto ao .net, é assim: há vida para alem da microsoft. Epa.. o pessoal habitua-se à porra do .net e depois pensa que aquilo é o melhor que há e que não há nada igual. Glade tambem há para windows, mas n é bem um IDE completo.
Epa... assim que me lembro há o Qt, o eclipse... o borland ( bem melhor que o .net ) n sei se tem versão para linux. Já agora queres programar em que linguagem? claro que para o VB só a microsoft é que liga isso pois está completamente ultrapassado.

Os xgl já me tinham mostrado logo dois dias após isso ter saído... não percebo porque é que o pessoal liga tanto àquilo... para alem do zoom não estou a ver que utilidade é que aquilo tem.