Coimbra está a ficar pesada?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Chetas
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38

Mensagem por Chetas »

Essa do "senhor doutor" de fato e patins também se vê aqui em Nova Iorque. Isso confunde totalmente a maioria do pessoal, porque quando vêm alguém de fato pensam em riqueza, mas quando vêm alguém a ir para o emprego a não ser de pópó pensam em pobreza.

Quando estive em França a estudar, fomos dar um passeio até ao Museu do Vitra, fazendo paragem em Basel, na Suiça. Pois, em frente à estação de comboio estavam centenas e centenas de bicicletas! Os amerdicanos até ficaram parvos! :lol:

O automóvel entrou em cena representando a liberdade, mas agora é simplesmente uma corrente bem pesada!

O pessoal nórdico (Escandinávia, Holanda, Bélgica, etc...), como tenho dito, está muito à frente de todos os outros! Palavra!

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Aqui em Quioto, pessoas a andar de bicicleta é o que mais se vê, sejam estudantes ou pessoal de fato. Mas a cidade é praticamente toda plana, portanto é muito fácil. Em Coimbra não é fácil, assim de repente só me lembro da zona da Solum, do bairro Norton de Matos, Quinta das flores e Baixa. Mas depois para deixar a bicicleta estacionada...

Boerboel
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 12 abril 2006 1:44

Mensagem por Boerboel »

Offtopic: Serei o único que está a viver em Coimbra? lol :lol:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eu vivo cá desde que nasci. :P
Última edição por Lino em sábado, 20 maio 2006 12:12, editado 1 vez no total.

Chetas
Regular
Regular

Mensagem por Chetas »

Lino Escreveu:Eu vivo cá. :P
E brevemente, eu também, se tudo correr bem!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Chetas Escreveu:
A partir de 30 de Junho será de novo a minha cidade, apesar de eu continuar a dizer a toda a gente que vivo em Coimbra, não em Barcelona.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

eu moro ca ha 15 anos :P

Chetas
Regular
Regular

Mensagem por Chetas »

mustiness Escreveu:
Chetas Escreveu:
A partir de 30 de Junho será de novo a minha cidade, apesar de eu continuar a dizer a toda a gente que vivo em Coimbra, não em Barcelona.
Por pouco, as nossas datas não são as mesmas. :)

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E vimos de direcções totalmente opostas :P

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Calmex que eu estou aqui em coimbra tambem! lol
Anyway... vá eu para onde vá, coimbra é a minha cidade de estudante, isso já não muda.

Epa... yagami... vives em quioto? epá afixa aí umas fotos disso QUE TENHAS TIRADO, só para o pessoal ver como é isso na tua perspectiva.
Isso deve ser fixe.

Isto está bue de cosmopolita...

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Imagem
Como dá para ver, a cidade é praticamente toda plana. Mais, foi planeada desde o início (há mais de mil anos) em linhas rectas, portanto as ruas principais cruzam-se todas perpendicularmente. Os prédios em Quioto não são muito altos, Lisboa tem prédios muito maiores. Porquê? Pelo que me disseram, para que se possam ver as montanhas à volta, que num dos muitos festivais que por aqui há, têm caracteres chineses escritos em fogo. Em certas partes da cidade é proibido construir casas novas para não descaracterizar a zona. O metro só tem 2 linhas, para proteger os edifícios mais antigos e os templos. Há bastantes linhas de comboio e metro de superfície. Se em Coimbra se pensasse no futuro, em vez de se aproveitar todo o espaço existente para construir prédios bem que se podia deixar espaço para isto. Autocarros também há bastantes, do tipo 3 ou 4 por hora para cada número, mas alguns deixam de funcionar às 21. Há bastantes carros, mas vê-se muita gente a andar de bicicleta nos passeios. Quase tudo o que é prédio tem um parque de estacionamento pequenito para bicicletas e scooters, e os supermercados e centros comerciais também. A universidade onde eu estou tem um parque de estacionamento com 2 andares só para bicicletas.

Imagem
O problema da cidade é que às vezes passeios é mentira. A rua em frente a minha casa, por exemplo, tem uma linha pintada no chão para dizer onde é que é o passeio, como dá para ver na foto. E os apartamentos normalmente são mais pequenos que os portugueses :p

Dracula
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »

Que coisa mais feiosa...Só aquela parte ao pé do rio parece um bairro de lata ou uma lixeira...

Na segunda fotografia, no ar passam mais cabos e fios que sei lá o quê...

E não tem passeios? Completa falta de urbanismo...Ainda dizes tu que foi planeada? :roll:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Em Heidelberg, onde estive, tem a parte nova bem planeada. Em vez de prédios, que existem mas só nas ruas principais, tem muitas moradias com quintal. As ruas mais largas têm via de bicicletas, passeio e estrada. As passadeiras são divididas entre passageiros e bicicletas (estas têm um semáforo próprio). Existem ainda estacionamentos de bibicletas espalhados pela cidade inteira, faculdades, estação de comboios, etc.
O campus é enorme, tem bastante vegetação e é bastante calmo, além de que tem mapas por lá espalhados para as pessoas verem para onde vão. E cada edifício ligado à universidade, politécnicos e tudo, comoresidências, cantinas, faculdades, serviços, estão referenciados com um número que vem num mapa com legenda. Torna-se assim mais fácil saber para onde ir... o meu edifício na residência era o 686, logo já sabia para onde me virar...

Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

um sistema tipo o existente em aveiro das bugas ou tugas ou como raio aquela cena se chama era bem pensado...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Repara que Aveiro é praticamente plana. :P

Não digo que não seja boa ideia, no entanto teriam mesmo que fazer pistas para as bicicletas pois andar no passeio é perigoso para os peões e andar na estrada, com a cultura ao voltante do português médio, é perigoso para quem anda de bicicleta (especialmente tendo em conta que quem guia a bicicleta também poderá ser o português médio, que nem sequer usa capacete).