Parque Verde na margem esquerda

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Parque Verde na margem esquerda

Mensagem por Pedro »

Parque Verde em 2007 na margem esquerda do rio

Se não existirem contratempos, a população já poderá usufruir do Parque Verde Mondego, na margem esquerda do rio, no Verão de 2007. A intervenção, orçada em seis milhões de euros, vai reconverter 822 metros de frente de rio

Cinco anos depois de ter chegado a Coimbra, o Programa Polis entra em força na margem esquerda da cidade, com duas intervenções que ascendem a sete milhões de euros. Ontem foi adjudicada a obra da entrada poente do Parque Verde do Mondego, seguindo-se a intervenção na zona ribeirinha, numa área de 13,4 hectares, correspondentes a 882 metros de frente de rio. Se tudo correr dentro do previsto, esta obra será lançada em Julho próximo e prolonga-se por um ano, o que na prática significa que lá para o Verão de 2007 a população já poderá usufruir plenamente da margem esquerda do rio, entre a ponte de Santa Clara e o actual Clube Náutico.

Orçada em seis milhões de euros, a obra contempla a construção de algumas infraestruturas, nomeadamente um parque radical, zona de estacionamento, restaurante e equipamentos de apoio às actividades náuticas. Estabelece ainda a ligação à terceira fase do projecto, já em funcionamento na margem direita, através da ponte pedonal. Para mais tarde fica a quarta fase, adjacente a esta zona, que contempla a construção de uma piscina.

«Agora começa a nascer o Parque Verde do Mondego nas duas margens, passando a cidade a ter uma relação importante com o rio», sublinhou o vereador João Rebelo.

Entretanto, arranca já a obra da entrada poente do Parque Verde, que ontem foi adjudicada ao consórcio Oliveiras, SA/Teleflora, SA. O objectivo é ligar o Convento de Santa Clara-a-Velha à actual Praça da Canção, através de uma passagem desnivelada sob a Avenida Inês de Castro e, em simultâneo, reconverter a área circundante ao monumento, com a construção um circuito pedonal. «O convento ficará valorizado, pois estando o passadiço a uma cota superior, permite a observação do seu interior», acrescentou João Rebelo.

Garantir financiamento

O presidente da câmara congratula-se com a dinâmica que se imprimiu, mas lembrou que estas intervenções «são apenas uma parte do Programa Polis». O mesmo é dizer que é necessário garantir verbas para realizar o que falta. «No próximo Quadro Comunitário de Apoio devem ser contempladas verbas, sob pena do programa ficar amputado», sublinhou, elogiando, depois, o esforço da Sociedade CoimbraPolis em realizar obra apesar das restrições financeiras. «Por vezes, parece que o dinheiro estica», observou.

Carlos Encarnação deu ainda conta do ponto de situação dos vários equipamentos previstos para Santa Clara, casos do centro de congressos, da pousada ou do tribunal, mas há um que o preocupa sobremaneira: o exploratório. Entende o autarca que «não está com a dimensão e dignidade» que a instituição merece, estando em marcha a candidatura a fundos comunitários para o instalar na área da quarta fase do projecto do Parque Verde do Mondego, próximo da rotunda das Lages.

Fonte: Diário de Coimbra
Com o parque expandido às duas margens, em conjunto com a ponte pedonal, vamos ficar com uma área recreativa/verde bastante boa naquela zona. Vamos é esperar que cumpram os prazos, que têm estado a escorregar em todas as obras na zona (e se "devolvem" o urso até lá).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Espero que recuperem o urso pois era uma atracção para todos!! E é uma resposta aos estúpidos que o incendiaram!

Sobre o Parque espero que tudo corra bem e que aquela zona seja devolvida aos habitantes. E era bom se plantassem laranjeiras pois são as árvores típicas daquela área da cidade. Vai ser um parque de excelência, com piscina, frente de rio, ligação ao monumento, parque radical, área de restauração, lazer... :)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Ou mesmo aproveitar laranjeiras que já existam cuidando delas.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Parece-me que Coimbra vai ficar com uma área de lazer minimamente decente! Acho que é o tipo de local que faltava a uma cidade como esta.

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »

Polis avança na margem esquerda
Depois de concluir a 3.ª fase do Parque Verde do Mondego, a sociedade CoimbraPolis avança agora para intervenções na Praça da Canção e zona do Clube Náutico, lançando a concurso a empreitada de construção da primeira e segunda fases do projecto.
A empreitada, com um preço base de 5.850.000 euros e prazo de execução de 370 dias, será desenvolvida numa extensão de 13,2 hectares, dimensão que a torna a maior intervenção do Programa Polis em Coimbra.
Após a sua conclusão, bem como da entrada poente do Parque Verde, em execução junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - e contando com a 3.ª fase, já construída - «a cidade ficará dotada de um parque de lazer de cerca de 25 hectares, nas duas margens do Mondego, ligadas pela Ponte Pedonal», refere a sociedade num comunicado à imprensa.
Na Praça da Canção será melhorado o recinto e, daí, o projecto estende-se para sul, onde ficarão localizados os equipamentos de apoio aos desportos náuticos e a outras práticas desportivas, bem como espaços e estruturas de apoio a visitantes ocasionais, além do parque infantil.
Da autoria do arquitecto Camilo Cortesão, a intervenção implica o alargamento da frente do rio, o que o tornará utilizável pela população em cerca de 800 metros lineares. Voltando ao recinto da Praça da Canção, está programado o prolongamento para sul do canal navegável e a construção de um percurso pedonal, em dois níveis, partindo do actual edifício dos camarins e que permitirá, mediante uma estrutura integrada, encerrar o recinto aquando de espectáculos sem recurso a vedações.
Quanto à 2.ª fase, na zona do Clube Náutico, passa pela execução de um parque radical, um parque infantil e outro para merendas. Passa, ainda, pela construção do parque de estacionamento, ao longo da avenida Inês de Castro, com capacidade de 262 lugares para viaturas ligeiras e 16 para autocarros.
Esta nova área do Parque Verde assume, segundo a sociedade Coimbra Polis, «uma importância fundamental pela ligação que vai permitir ao edificado na margem esquerda, em particular à escola secundária D. Duarte e à Quinta das Lágrimas».

fonte: Diário de Coimbra
Sempre avança :D

CORSA AIR
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sábado, 13 maio 2006 16:18

Mensagem por CORSA AIR »

em resposta ao urso,se apanha-se os gajos na altura tinha-lhes votado o fogo a eles,adorava ver gente pequena e grauda a tirara fotos nele,esta cidade ta a ser muito marginalizada,viram o que se passou na ponte rainha santa? :( arrancarem a iluminacao?que pais e este?onde estamos?no faroeste?VAMOS GRITAR BEM ALTO!QUEREMOS O URSO!

CORSA AIR
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sábado, 13 maio 2006 16:18

Mensagem por CORSA AIR »

esqueci-me de um promenor,se a camara nao tiver dinheiro tou disposto a fazer uma coleta,onde quero ser o primeiro a dar dinheiro ao nosso ursinho! :( espero a ajuda do ppl do forum!ta amigos?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Por acaso eu não gostava nada do urso. Nunca percebi o contexto da coisa.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Mas as crianças adoravam-no...

...apesar de também o destruirem pouco a pouco, com a complacência dos pais.

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49

Mensagem por luisistico »

em relaçao a essas coisas todas.. é tudo muito bonito e tal..
mas eu agora... é ver para crer... e para querer tambem..
quero que realmente seja um espaço como foi anunciado...
quero que seja um espaço onde se possa dizer que temos orgulho nas novas intervençoes em coimbra...
quero que seja um espaço que faça as pessoas de coimbra e visitantes fazer as pazes com o mondego...
quero que seja um espaço que tenha sempre uma boa manutençao para que continue sempre agradavel...
não quero que fique ao abandono assim que for inaugurado...
não quero que seja um "bluff"..
não quero que as pessoas vandalisem o espaço...
ah.. e o urso... sera q plantando os pés nasce outro igual?... hummm :roll:

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

O urso chegou a tornar-se atracção turistica obrigatoria tal como a Torre da Universidade!
O urso rulava!
:cry:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

O parque é de toda a gente
O objectivo da visita passou por mostrar que o Parque Verde do Mondego «é de todos e tem de ser bem tratado por todos». Ficou, ainda, a saber-se que a obra da piscina descoberta foi ontem adjudicada e deve estar pronta no terceiro trimestre de 2008

As obras projectadas pelo Programa Polis para as margens do Rio Mondego são muitas e diversificadas, com os ganhos a revelarem-se evidentes para Coimbra. A sua concretização veio, vem e vai criar novos e agradáveis espaços merecedores dos tempos livres dos conimbricenses. As obras vão-
-se fazendo consoante as verbas disponibilizadas, razão pela qual as inaugurações se têm “arrastado” pelos últimos anos.
Com a terceira fase - correspondente à margem direita - concluída, os trabalhos decorrem, agora, no lado contrário do rio. Obras respeitantes à primeira, segunda e quarta fase do Parque Verde do Mondego, que ontem foram visitadas pelos membros da Comissão Local de Acompanhamento do Programa Polis e de outras entidades, numa acção promovida pela Sociedade Coimbra Polis.
João Rebelo, vereador da Câmara Municipal de Coimbra e administrador da Sociedade Coimbra Polis, assumiu o papel de guia da visita e aproveitou a ocasião para apresentar os trabalhos que continuam a decorrer na margem esquerda do Rio Mondego, desconhecendo-se, para já, quando todas as valências estarão à disposição da população.
A primeira e segunda fase do Parque Verde do Mondego, que corresponde a uma área de 13,4 hectares, contempla, além da adaptação do recinto da actual Praça da Canção, reforçando a área verde e arbórea, o pavimento e a vedação, a criação de equipamentos de apoio aos desportos náuticos e aos visitantes ocasionais, assim como a construção de três tipos de parque: radical, infantil e de merendas.
O maior de Portugal

Dotadas de parques de estacionamento e acessos pedonais e de veículos, as duas primeiras fases do projecto, da autoria do arquitecto Camilo Cortesão, incluem, também, a construção de um restaurante, que já tem as fundações feitas, e respectivas estruturas de apoio. Um edifício que ficará por cima do canal navegável, que servirá de suporte aos desportos náuticos.
O Parque Verde do Mondego integra, ainda, uma quarta fase, localizada entre a segunda fase e a Ponte Rainha Santa Isabel, que corresponde a uma área de 16 hectares e onde será construída a piscina descoberta. Um complexo que será dotado de restaurante e bar/esplanada, enquanto o plano de água será formado por um tanque principal e outro menor para crianças. A adjudicação da obra já foi ontem efectuada, esperando os responsáveis que a sua conclusão aconteça no terceiro trimestre de 2008.
Após anunciar que «as bombas de gasolina [da BP] vão sair dali», João Rebelo revelou que «Coimbra vai ficar com uma área de lazer magnífica», pretendendo que «as alterações tornem isto vivido», uma vez que se trata de um «espaço significativo». «Tem de ser acolhido pelas pessoas, que têm de o utilizar e dar bom uso», acrescentou.
«O objectivo da visita é conhecer bem o espaço, mas, também, passar a mensagem que isto é de todos e tem de ser bem tratado por todos», sublinhou João Rebelo, antes de lamentar: «O que está aqui é o melhor que conseguimos com as verbas que tínhamos e o que estava previsto é algo que fica». Ainda assim, ressalvou, «é o maior parque de Portugal com estas características».

Reclamações náuticas

Os responsáveis da Secção de Desportos Náuticos (SDN) da Académica, do Clube do Mar de Coimbra e do Clube Fluvial de Coimbra, futuros utilizadores dos edifícios destinados aos desportos náuticos - a mudança, segundo João Rebelo, está prevista para segunda-feira - voltaram ontem a apresentar várias reclamações relacionadas com as estruturas de apoio.
«As medidas dos pavilhões náuticos devem ser múltiplas de oito, mas não é isso que aqui está», revelou Ruben Leite, presidente da SDN da Académica, que, quase de imediato, acrescentou que «não foram feitos a pensar na funcionalidade, mas para ser bonito», considerando que «as áreas dos balneários são inacreditáveis».
Segundo os responsáveis, que lamentaram a indisponibilidade da Polis para «reparar os erros», a Câmara de Coimbra «já mostrou abertura» para resolver problemas relacionados com o piso das áreas entre os pavilhões, a protecção do parqueamento de embarcações, os pontos de água para lavagem de material e a iluminação do trabalho.
Contudo, destacaram, não estão solucionadas questões como os portões de acesso aos pavilhões, os acessos dos pavilhões ao plano de água, a rampa de acesso ao rio, a infra-estrutura de manobra para barcos de apoio, o pontão de embarque, o reforço da lage sobre os balneários e o aquecimento solar.




Fonte: http://www.diariocoimbra.pt/16919.htm

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Piscina “dos pequenitos”

O gigantesco placard, bem visível ao longe, dizendo “Piscina”, anuncia que está para breve a abertura das tão esperadas piscinas descobertas projectadas pelo CoimbraPolis para a margem esquerda, entre as pontes pedonal e Rainha Santa Isabel. Por enquanto, ultimam-se trabalhos nos equipamentos de apoio à piscina, nomeadamente no restaurante e cafetaria que também ali funcionarão, mas quem por ali passa não resiste a “deitar o olho” e a opinião é unânime: desilusão.

Se tivermos em conta as muitas centenas de pessoas que semanalmente se passeiam pela margem esquerda e direita do Mondego e se sublinharmos que a obra, um investimento de mais de 1,6 milhões de euros, foi apontada como «um elemento de grande atractividade para usufruto da zona ribeirinha» e «uma alternativa à praia fluvial», encontrar um tanque para crianças de sete por sete metros e uma piscina de 23 por 16 metros é, para as pessoas que já mataram a curiosidade, «algo ridículo e completamente impensável» numa cidade como Coimbra.

Que o diga Rui Jorge que aproveitou o convidativo dia de sol para passear com a filha e a sobrinha à beira-rio e decidiu espreitar para dentro das futuras piscinas onde, pensava ele, poderia ir já este Verão passar uns bons momentos com a família. Afinal, continuará a preferir a praia, o rio ou até mesmo a piscina insuflável que comprou no Verão passado àquele novo espaço de lazer da cidade.

«Estão a brincar connosco. Se era para fazer isto, mais valia estarem quietos», desabafa, considerando que o investimento naquela infra-estrutura é «dinheiro para deitar fora». «E é dinheiro nosso», recorda, desiludido e até um pouco revoltado por encontrar um «tanque de miniatura» para adultos e outro para as crianças «que nem lhes chega aos joelhos». «Estava à espera do dobro ou do triplo», acrescenta.

“Grande desilusão”

E espaço não falta na antiga Quinta da Várzea para fazer maior. É o que sublinham Carla Ribeiro e Daniel Ramos, um dos muitos casais que também passeiam na margem esquerda e que aproveitam para espreitar para a tão esperada piscina.

«Vimos que estava aberta e decidimos ir ver», contam, confessando-se desiludidos pela dimensão da obra e curiosos por saber a confusão que será, dentro em breve, quando, noutro dia convidativo de sol, e já com a piscina aberta, centenas de pessoas se atropelarem literalmente para dar umas braçadas à beira-rio.

«Num dia de Verão com muita gente não vai dar sequer para ninguém se mexer», prevêem, recordando que o Parque Verde, tanto na margem esquerda, como na margem direita, é um dos locais mais aprazíveis e mais procurados em dias de sol para momentos de lazer. Sem negar totalmente que procurará as novas piscinas descobertas da cidade, este casal garante que apenas o fará «se estiver pouca gente. Se não, será um inferno».

«Não percebo como é que, com tanto espaço, não fizeram aqui uma coisa maior, tipo praia fluvial. No sítio onde está não há desculpa para não terem feito maior», remataram, confessando que aquela que foi anunciada como uma das obras mais importantes do Programa Polis, nomeadamente no que diz respeito à actractividade desejada ao rio Mondego, é vista como uma «grande desilusão».

O Diário de Coimbra tentou obter explicações e uma data previsível para a inauguração das piscinas junto do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, mas João Rebelo, também um dos administradores da já extinta CoimbraPolis, preferiu prestar declarações apenas quando estivesse na posse de toda a documentação sobre o processo.

Fonte: Diário de Coimbra
E os primeiros comentários à piscina ao ar livre não aparentam ser muito abonatórios...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Com tanto espaço, podiam ter feito algo maior. Hoje como estive no parque verde, decidi ir lá dar uma espreitadela para comprovar o que dizem. Aproveitei que a piscina estava aberta e tirei umas fotos:

Piscina pequena:
http://img8.imageshack.us/img8/2884/p2240890.jpg

Piscina grande:
http://img8.imageshack.us/img8/3625/p2240891.jpg

Exterior:
http://img142.imageshack.us/img142/74/p2240894.jpg
http://img142.imageshack.us/img142/8645/p2240887.jpg

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Por essas fotos, a das crianças nem parece uma piscina... :?