Solum: porquê o nome???

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Solum: porquê o nome???

Mensagem por solum_blonde »

Sou da Solum e adoro...mas alguém sabe a origem do nome? é latim? Estou farta d procurar e não encontro resposta..
bjinhos

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Penso que Solum seja latim e designa "solo".

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Há um livro do Mário Nunes chamado "Ruas de Coimbra" onde ele dá uma explicação da origem da toponomia. Tenta encontrar na biblioteca ou assim e lá podes ter umas luzes...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

so·lum Pronunciation (slm)
n. pl. so·la (-l) or so·lums
The upper layers of a soil profile in which topsoil formation occurs.
[Latin, base, ground.]

Isto num dicionário online de latim.

brainless
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 11:22

Mensagem por brainless »

Tanto quanto sei o nome da zona vem da empresa de construção, entretanto falida, que construiu a grande maioria dos prédios.

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

brainless Escreveu:Tanto quanto sei o nome da zona vem da empresa de construção, entretanto falida, que construiu a grande maioria dos prédios.
:shock: Oh! essa da empresa de construção não fazia ideia mas faz mesmo sentido.
Tá boa... Um gajo a pensar que o nome teria alguma origem erudita e afinal... :lol:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Monte Formoso também vem da ideia do dono da empresa de construção que construiu isto, a Ciferro...

solum_blonde
Regular
Regular

obrigada...

Já é alguma resposta. Embora pensasse numa explicação mais romântica, sei lá...que fosse a propriedade de lazer de algum belo patrício romano...eheheh

adrix
Novato
Novato
Registado: domingo, 21 novembro 2004 17:33

Mensagem por adrix »

centro comercial "Girasolum"

por exemplo

-vou agora à farggi
-isso fica onde?
-epa no continente

continente nao eh o nome da zona mas eh assim que toda a gente chama :P

so que solum ja tem mto tempo e entao foi adaptado!

Geist Der Nebel
Banido
Registado: quarta-feira, 06 julho 2005 8:04

Re: obrigada...

Mensagem por Geist Der Nebel »

solum_blonde Escreveu:Já é alguma resposta. Embora pensasse numa explicação mais romântica, sei lá...que fosse a propriedade de lazer de algum belo patrício romano...eheheh
:lol: Eu acho é que a Solum já foi uma zona mais bonita. Tenho imensas saudades do jardim que lá havia junto ao parque do periférico. E do arvoredo todo que havia no antigo parque de campismo.

A escola Sec D. Maria e a Brotero são raras excepções na zona já que ainda preservam alguns espaços verdes. No entanto são escolas.

Parece-me que nesta cidade já ninguém com poder económico ou influências políticas dá valor a parques e jardins e vê-se o que está a acontecer... É uma tristeza assistir a tamanha degradação da cidade. :cry:
Última edição por Geist Der Nebel em quarta-feira, 01 outubro 2008 22:52, editado 1 vez no total.

solum_blonde
Regular
Regular

Boa ideia

Sim...venha daí o belo parquezinho....com muitas árvores e sombras românticas, e porque não? Piscinas que não sejam de desporto...Coimbra é muito quente e nem todos têm espaço para construir piscina. Mas enfim...até ver, só lagos dos patos! Podiam arranjar o pinhal de Marrocos..tem rio e tudo. Mas ouvi dizer que vai haver um parque na minha zona (Norton de Matos) numas quintas antigas. Dava jeito!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Parque no Bairro?? Aquilo está cheio de casas!! Só se for lá num largo no meio das casas mais antigas, ali paralelo à Rua Vasco da Gama...