Jornadas de Aeronáutica da Covilhã (26/04 a 01/05 de 2006)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Jornadas de Aeronáutica da Covilhã (26/04 a 01/05 de 2006)

Mensagem por Pedro »

Jornadas promovem contacto entre empresas e alunos

O contacto com o mundo empresarial é o principal objectivo das Jornadas Aeronáuticas, que começam amanhã e oferecem um vasto conjunto de iniciativas.

As jornadas são pomovidas pelos alunos de Engenharia Aeronáutica, uma licenciatura inserida num meio pequeno com grandes oportunidades de emprego.

“As jornadas pretendem ser uma aproximação ao mundo empresarial, de contacto dos alunos com a prática, tirando partido de a aeronáutica ser uma comunidade pequena em que toda a gente se conhece”, disse à Lusa o presidente do Núcleo de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, Nuno Miranda.

O responsável destacou as conferências com o Tenente Coronel José Morgado, responsável pela manutenção dos aviões F16 da Força Aérea Portuguesa, e dos antigos alunos daquela licenciatura, Hugo Raposeiro, da Airbus, e Nuno Amaro, das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA).

A 10.ª edição das jornadas incluirá também um debate entre alunos e ex–alunos, em que se discutirão eventuais mudanças a introduzir no curso para uma melhor adequação ao mundo laboral.

“Estes debates são muito importantes, porque as ideias dos antigos alunos são tidas em conta para eventuais alterações da licenciatura”, considerou Nuno Miranda.

O aluno do 5º ano não espera ter dificuldade em integrar o mercado de trabalho no final do ano lectivo.

“Não tenho informação de colegas que estejam no desemprego”, afirmou, acrescentando que muitos acabam por realizar doutoramentos no estrangeiro, onde ficam a trabalhar.

Segundo Nuno Miranda, “o curso tem muito prestígio no estrangeiro, ao passo que em Portugal ainda há um certo preconceito em relação a uma universidade que fica no interior do país”.

As Jornadas Aeronáuticas da Covilhã vão incluir um festival aéreo, que levará sábado, domingo e segunda–feira ao Aeródromo Municipal da Covilhã os campeões europeus de acrobacia aérea em helicóptero, a Esquadra 552, da Base Aérea de Beja, liderada pelo Major Filipe Azinheira.

O único festival aéreo organizado por estudantes universitários terá ainda, no domingo, a participação da Esquadra 751, com os novos helicópteros da Força Aérea, EH-101, da Base Aérea do Montijo, e a passagem baixa de dois F16, da Base Aérea de Monte Real.

Outros dos destaques do festival, que se prolonga até dia 1 de Maio, é a participação do Pitts–Special, da Aerobática, a única empresa portuguesa de a viões civis que se dedica a acrobacias.

Fonte: As Beiras
Para quem gosta de aviação, fica aqui o aviso (se bem que um pouco em cima da hora). Eu devo ir lá no fim-de-semana.

Informação adicional pode ser vista em http://www.aeroubi.com (na opção JAC2006).

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Um pouco em cima da hora é a favor...

A falta que faz um curso de Eng. Aeronáutica em Coimbra... :cry:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eu cheguei há pouco da Covilhã, estive lá hoje e ontem. Foi muito bom... tenho uns 500 mb de fotos e vídeos que quero ver se arranjo maneira de meter on-line e muita coisa para descrever... mas vai ter de ficar para amanhã. :P

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Antes de mais, está a ser construída uma galeria de fotos do evento em http://jac2006.forumcovilha.com (ainda está em construção, por isso só daqui a uns dias é que deverá ter tudo).

Como disse antes, passei lá Sábado e Domingo, sendo que Domingo foi o dia com mais atractivos. Para mim, o ponto alto do evento acabou por ser o meu baptismo de voo, que acabou por ser mais complicado do que esperava. :P

Imagem
No dia 29, comecei por voar neste, um Piper PA-38 do Aeroclube de Alverca. Infelizmente, cerca de um minuto após levantar voo, acendeu-se uma daquelas luzes que não se devem acender... apesar de não ser grave, foi necessário voltar ao aeródromo. Acabei por ter um baptismo de voo inferior a 5 minutos, mas que contou com um baptismo em aterragens de emergência. :D

No dia seguinte tentei de novo... mas o Piper definitivamente não gosta de mim. Estava tudo a correr bem no início mas, quando íamos levantar, ocorreu outro problema técnico (sem qualquer relação com o primeiro). Desta vez nem saímos da pista.

Imagem
Acabei por fazer o baptismo de voo no outro avião do Aeroclube, um Tecnam P-92, desta vez sem problemas técnicos. :P Foi bastante divertido... o piloto puxou um bocado em algumas manobras, pelo que deu para sentir bem os efeitos da força gravítica, desde sentir-me extremamente leve até começar a enterrar-me no assento, a ser empurrado para os lados, etc etc etc. Foi só à terceira, mas valeu a pena a insistência. :D

Vou ver se ainda arranjo tempo para falar do resto esta semana e, assim que a galeria estiver terminada, ir mostrando algumas fotos. :)

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

E mais um update... desta vez sobre o EH-101 Merlin, o novo brinquedo da Força Aérea, que estava presente no festival (infelizmente, apenas em exposição estática).

É um helicóptero imponente, no mínimo. 20 metros de comprimento, 7 metros de altura, capacidade para 35 pessoas... é impressionante estar ao lado de um "monstro" destes. E não só deu para estar ao lado, como também para entrar. :D

Imagem
Reparem só no tamanho... o pessoal da Força Aérea que aparece na foto está directamente por baixo da cauda.

Imagem
Aqui aparece ao lado de um Alouette III dos Rotores de Portugal.

SilentNoise
Lendário
Lendário

Não fosse estar completamente atolado em trabalhos e mini-testes, também não me importava nada de ter ido.
Por acaso tenho andado com o desejo de experimentar um mono-motor, mas nada de Cessnas e familiares... Era mesmo este Pitts:
Imagem
Até chorava...de medo... :whistle:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Esse também esteve lá, tenho aqui umas fotos que depois também meto aqui. Fez várias exibições durante o Domingo e foi sempre fantástico... eu vi uma delas a partir da pista e era incrível o modo como ele passava baixíssimo, depois subia quase na vertical até entrar em stall, depois caía a pique e recuperava quase no último instante. Também fez alguns baptismos de voo, a 100 euros cada (penso que houve 7 pessoas que experimentaram).
Última edição por Pedro em quarta-feira, 03 maio 2006 1:09, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Outra das exibições acrobáticas que vi foi a dos Rotores de Portugal (e em dose dupla, porque repetiram a exibição no Domingo). Embora não tenha tido a espectacularidade da exibição do Pitts, também tiveram bastantes momentos altos... principalmente nos cruzamentos e quando fizeram o "espelho" (dois helicópteros frente a frente, a realizarem os mesmos movimentos).

Fica aqui a imagem de um dos cruzamentos...
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário

Só de me imaginar no Pitts fico arrepiado...
Se soubesse que ele lá estava, não pensava duas vezes e perdia a cabeça e €100. :lol:

Já me começo a repetir mas, é mesmo uma pena não haver iniciativas destas cá em Coimbra. Um aeródromo tão bem localizado e completamente sub-aproveitado. Aposto que um empurrão que levava à sua constante utilização seria uma aposta da Universidade em parcerias entre entidades privadas (neste caso o AeCC) e os cursos ligados às tecnologias (cá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha) e facilitar umas licenças de aviação.
Mas pronto, não se pode ter tudo...

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Pois o que lá há é umas avionetas e cursos de ultra-leves. E o parque de estacionamento dos ricos. :(

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Mais umas imagens de dois aviões presentes, o Rutan VariEze e o Boeing Stearman.

Imagem
Imagem
Este é o VariEze. Como passou algumas horas parado ao lado dos aviões do Aeroclube de Alverca e eu estive também aí algumas horas, deu para o ver bem de perto. :) É bastante pequeno, mas tem um design fantástico. Não havia ninguém que passasse ao lado e não ficasse uns minutos parado a olhar.

Imagem
Este é o Boeing Stearman, um biplano do início dos anos 40 (se não me engano). Infelizmente, além de um voo a baixa altitude por cima da pista ao chegar, apenas esteve em exibição estática. O motor é gigantesco. :shock:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Como estou com tempo para mais umas imagens e comentários, aqui vão. :)

Imagem
Esta pertence a uma das exibições do Pitts. Foi definitivamente uma das estrelas do festival... e, tal como disse antes, tive a "sorte" de poder assistir aos treinos dele a partir da pista, o que fez com que fosse ainda mais espetacular. :D Fez também uma exibição em conjunto com outro avião que, embora não tão boa, também foi agradável de assistir (principalmente os muitos cruzamentos sobre a pista).

Outro ponto alto no Domingo foi a chegada dos aviões da Volta Aérea da APAU. Foi possível ver várias aterragens seguidas e assistir à chegada de todo o género de ultraleves. Mais uma vez, tive a sorte de assistir a partir da pista, pelo que passaram a alguns metros (e ainda andei a ver alguns de perto). :D

Também interessantes foram as exibições de modelismo, em especial a de um modelo a jacto (que eu nem sabia que existia). Foi uma exibição a alta velocidade e com manobras apertadas, bastante interessante de ver.

Resumindo, foi um evento bastante agradável. O aeródromo da Covilhã, que raramente tem movimento, esteve cheio com todo o género de aviões... e ter sido possível vê-los ainda mais de perto que o restante público melhorou ainda mais a experiência. :P Foram dois dias bem passados. :)

Para os interessados, estão 96 fotos do evento disponíveis em http://jac2006.forumcovilha.com

SilentNoise
Lendário
Lendário

Já agora podias também disponibilizar os vídeos... B)

EDITADO: Pedro, se quiseres aumentar a tua conta pessoal de fotos do evento, encontras aqui mais algumas.