Julgo que o problema dos preços nem é assim tão importante. Agora a maioria das pessoas que tenham acesso à internet preferem ter tudo gratuitamente do que pagar 5, 10 ou 20 euros, talvez o motivo esteja no que o vizinho faz, talvez o problema esteja no que nos influenciamos e habituamos uns aos outros. Estamos talvez com o problema da habituação criada de sacar tudo o que nos apetece da internet e dos que não sacam receberem cópias ilegais dos que sacam... Julgo que não conheço ninguém que não tenha feito uma destas coisas. Sei que é bom, mas temos que tentar perder o hábito...
Além disso, nas camadas mais jovens julgo que já enraízamos preocupantemente essa ilegalidade e penso que se tenha tornado parte da nossa cultura...
(Já agora quem é que quer ser chamado de inculto?)
Eu não quero, mas tentemos nos pôr no lado dos artistas que na maioria são tão mal pagos... (Sei que esta última frase tem algo errado) De qualquer forma, estamos a apropriarmo-nos indevidamente de algo feito, criado e merecido de outra pessoa, de um artista e talvez ele tenha o direito de escolher como quer partilhar isso com as outras pessoas. Não acham?
Isso não será bem assim porque muitos tem gosto em ter os objectos. É claro que não estamos a falar de putos que acham que o trafego disponivel por mes é para serem usados na totalidade e não sabem bem que albuns sacam.
Diga-se que eu já saquei, ouvi e fui a seguir comprar os CDs... faço isso com todos os cds que saco, nop, mas se não compro mais é porque não tenho dinheiro para andar a estoirar 18€ por cd (em média).
Só para dar dois exemplos: Muse e Sigur. Se não tivesse tido primeiro Muse e ouvido várias vezes os 2 primeiros CDs, nunca tinha ido comprar os cds originais (só me falta neste momento o Origin of Symmetry dos oficiais tendo para além dos outros dois albums dois singles do último e o DVD do Hullabaloo, indo comprar quando puder o DVD do concerto em Glastonbury que saiu à pouco tempo, mesmo tendo-o em divx). Sigur é a mesma coisa, tenho dois cds originais deles porque ouvi os mp3 primeiro. Múm idem. Blonde Redhead estou só à espera que passe a Queima (quotas do carro e afins), assim como Arcade Fire e mais outros, para ter espaço de manobra economica para os comprar... não teria comprado nenhum se não tivesse ouvido os mp3 primeiro várias vezes e sempre que me apetecesse.
Digo mais, antes de descobrir a música digital (mp3 e afins), eu não comprava cds, aliás, era um ignorante musical... ouvia os LPs do meu pai... um ou outro cd de musica classica ou dos artistas do tempo dele que ele comprava esporadicamente. Posso portanto afirmar que os mp3 tornaram-me num comprador de CDs... estranho, ou nem tanto. Posso portanto afirmar que os mp3 (e afins) criaram aqui um cliente que não existiria caso não houvesse tal facilidade em arranjar música.
Senhor da SPA como cidadão cumpridor que sou, acho eu se calhar estou errado, apago logo as músicas do meu disco duro quando me apercebo que são ilegais!
Se a estupidez pagasse imposto, estes jovens iam à falência. Com que então a pirataria ajuda a acabar com os concertos?! Que giro, eu julgava que era o oposto! Já agora eu não acho que sacar músicas para consumo próprio (não para venda) seja pirataria, os senhores que vão estudar um bocado de história para saber quem eram os piratas.
Eles querem é que não tenhamos acesso a músicas, que ouçamos Ágatas, D'zert e afins e que nos tranformemos em acéfalos culturais. Realmente neste país a cultura é um bem de luxo (tanto é que os cds pagam imposto de...). Caso para dizer: Fascistas da cultura.
usaralho Escreveu:Eu odeio mp3. Mas se não fosse o mepetrezito como é que conheçia novas musicas, como é que avaliava o que quero comprar? Com os preços que por ai andam não dá para comprar um album às cegas. Quando faço um download de um mp3 e gosto do que ouço o album correspondente vai para a minha lista de desejados e guardo o mp3. Se não gosto apago e não penso mais no assunto. Isto é mau? Graças ao mp3 a industria ganha alguns dos meus euros que de outra maneira não ganharia. Quem é que comete um crime maior, quem, como eu, utiliza o mp3 como que um preview do que quer ou quem faz download de 5gb de música num dia nem sabendo muito bem o que tirou? Bem, em termos legais estamos todos no mesmo saco.
Agora quero ver é como os senhores lá da IFPI vão processar esta gente toda. E mais curioso estou para saber quantos vão pagar indeminizações... eu não concerteza, já me esforço o sufeciente para comprar os albuns que quero
"Quem já não ouviu isto nas noticias? As multas poderão ir até aos 5000 euros, quem for "apanhado" a roubar músicas da Internet...
Pois bem, é altura de acalmar o pânico de milhares de pessoas e de pais preocupados com o que os filhos fazem no computador.
1º - Os chamados "processos" vão ser criados pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e/ou pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). Neste ponto, há uma coisa que deve ser clara: nenhuma destas instituições tem autoridade para passar multas a quem quer que seja. O objectivo (imoral) é assustar os utilizadores de Internet e levá-los a pagar uma indemnização até 5000 euros, ou será levado a tribunal. Isto pode ser visto como chantagem, uma vez que ou pagamos, ou levamos com um processo. Estas empresas que vão enviar as tais cartas, não estão a agir através de um processo judicial (pois seria muito dispendioso processar individualmente milhares de pessoas) mas sim através de um processo civil. Que relevância jurídica tem isto? Nenhuma! Simplesmente ameaçam as pessoas e metem medo. Se alguma pagar, melhor. Se ninguém pagar, encolhem os ombros e passam ao próximo. De facto há leis em Portugal, mas não são estas empresas que as escrevem.
2º - Onde está essa informação, e quem decide que valor é que se vai pagar? Em Portugal só há uma maneira de obrigar as pessoas a pagar multas ou indemnizações: o tribunal! Como o Bill Gates disse: "O nosso computador é tão confidencial como a nossa conta bancária". Sem processo em tribunal, ninguém (nem mesmo estas entidades) podem acusar, vigiar, espiar, exigir, passar multas, pedir indemnização, ter acesso ao vosso computador, ou "consultar" que downloads fazem.
3º - Para os menos entendidos, quem tem ligação à Internet, liga-se através de um IP (ex. 255.255.255.255) e mais nenhuma informação é transmitida (e atenção a isto).
Quem mantém o registo a quem pertence cada IP ligado, é apenas a empresa de Internet a quem contraram o serviço (ex. Netcabo, Cabovisão, Sapo, Clix, etc.). Neste caso, só com um processo judicial é que a vossa informação confidencial é disponibilizada. Ou seja: receberam uma carta a pedir uma indemnização. Muito bem, há processo judicial a decorrer em tribunal? Não? Então a carta não vale nada. E se quiserem ir mais além, contactem o vosso fornecedor de Internet e perguntem como é que a determinada instituição obteve os vossos dados, sem autorização do tribunal. E se ainda quiserem ir mais além, iniciem um processo contra o vosso fornecedor de Internet, ou contra a instituição que vos "ameaçou".
4º - Quem faz download de qualquer tipo de ficheiros da Internet (seja musica, filmes, fotografias) é apelidado de "pirata informático" pela comunicação social. Mas há uma grande diferença entre fazer download e desfrutar desse mesmo download no conforto da vossa casa, e de fazer download de filmes e música e ir vender para a feira da ladra, ou qualquer outro local. Quem lucra com estes negócios de downloads para vender posteriormente, é que deve ser apelidado de pirata informático. Ou será que quando se gravava as telenovelas e os filmes da televisão em cassetes, também era chamado de pirata da televisão? É exactamente a mesma coisa. Em vez de copiarem da televisão, copiam da Internet.
5º - Neste momento, em Portugal não há nenhuma lei relativamente à pirataria informática (pelo menos explícita) e em que base se suporta, ou que diferenças existem entre consumo próprio ou para venda. Da mesma maneira que não há qualquer precedente de tal situação. Todos aqueles anúncios no cinema, nunca deram em nada nem nunca ninguém foi preso. Eram só campanhas!
6º - Se estivessem a infringir alguma lei, acham que seriam enviadas cartas para pararem com os downloads e a serem convidados a pagarem de livre vontade? Também ninguém manda cartas a um ladrão para parar de roubar no metro e entregar-se na esquadra mais próxima, ou a um assassino para parar de matar os vizinhos com a caçadeira, e para se dedicar à agricultura. É absurdo! Se neste país nem uma pessoa que viola crianças vai presa, quanto mais nós que nos recusamos a pagar multas! Tirar músicas da Internet dá multa até 5000 euros. E andar a 120km/h dentro de uma localidade dá 500 euros? Passar um sinal vermelho menos que isso? Desencadear um acidente em cadeia na auto-estrada porque se bebeu demais fica-se sem carta? Acham justo? Tirar músicas da Internet é que é mau para a sociedade, e os perigosos somos nós, não?
7º - Recentemente em França foi aberto um processo pelas indústrias e editoras similar a este, e até foi feita uma petição em tribunal para ser criada uma lei que punisse quem fizesse downloads da Internet. No entanto, o Juiz recusou-se alegando que se estaria a violar a divulgação cultural. Temos o direito de experimentar o produto antes de o comprar, ou não?
8º - Quem acham que perde com isto tudo? O terror instala-se, as pessoas começam a parar de fazer downloads, e a Internet em casa passa a ser usada para ver páginas e ler o e-mail. Quem precisa de grandes velocidade para isso? Ninguém...assim os consumidores começam a cancelar a Internet, ou a passar para uma mais barata. E quem sofre? O fornecedor de Internet.
9º - Há vários cantores e grupos de música nacionais que culpam a "pirataria" das baixas vendas que os seus álbuns conseguem no mercado. Esta é a lista de vários artistas que lutam contra a pirataria:
Ágata, Agrupamento Musical Diapasão, Aldina, Alfredo Vieira de Sousa, Ana Moura, António Cunha (Uguru), António Manuel Ribeiro, António Manuel Guimarães (Magic Music), Banda Lusa, Blasted Mechanism, Blind Zero, Bonga, Boss AC, Camané, CantaBahia, Carlos do Carmo, Carlos Maria Trindade, Carlos Tê, Clã, Cristina Branco, Da Weasel, Danae, David Fonseca, Dealema, Delfins, DJ Vibe, Dulce Pontes, Emanuel, Expensive Soul, Fernando Rocha, Filipa Pais, Fingertrips, FNAC, GNR, Gutto, Iran Costa, Íris, Jaguar Band, João Afonso, João Gil, João Monge, João Pedro Pais, João Portugal, Jorge Cruz, Jorge Palma, José Mário Branco, Liliana, Lúcia Moniz, Luís Cília, Luís Represas, Luísa Amaro, Mafalda Veiga, Manuel Faria, Manuel Freire, Manuel Paulo, Mão Morta, Marante, Maria João&Mário Laginha, Mário Fernandes, Mariza, Ménito Ramos, Mesa, Miguel&André, Miguel Guedes (em nome individual), Mind da Gap, Místicos, Mónica Sintra, Paula Teixeira, Paulo Ribeiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Ayres Magalhães, Pedro Oliveira, Pedro Osório, Quatro Cantos, Quim Barreiros, Quinta do Bill, Rádio Macau, Rita Guerra, Rodrigo Leão, Rosita, Rui Bandeira, Rui Veloso, Santamaria, Sérgio Godinho, Teresa Tapadas, The Gift, Toranja, Toy, Tozé Brito, UHF, Vitorino, Wraygunn, Xutos e Pntapés, X-Wife e Zé Peixoto.
Por favor, e peço-vos que metam a mão na consciência: Quem é a pessoa com com alguma inteligência que se vai a meter a fazer download de músicas da Ágata? Ou da Rosita? Ou do Agrupamento Musical Diapasão? Ou pior, do Iran Costa?
10º - Ora vejamos:
Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Choque Tecnológico por água abaixo –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> Menos Utilizadores da Internet –> Menos lucros dos ISP's –> PT apresenta prejuízo -> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> Aumento dos Processos que se acumulam nos tribunais –> Justiça mais lenta –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Fim da Pirataria –> As pessoas não vão comprar Cd's só porque a pirataria "acaba" ou diminui podendo mesmo criar uma certa "revolta" contra as editoras e afins –> O povo começa a cagar para os artistas –> Menos lucros para editoras e artistas –> Mundo da música e não só com dificuldades –> Portugal país cada vez mais atrasado a nível europeu
Continuamos...?
11º - Ok, concordo que os direitos de autor têm que ser protegidos. Mas não concordo que um simples CD de música cujo custo de fabrico ronda 1 euro, seja vendido por 15/20 euros, em que apenas cerca de 2 euros vão para os artistas. E ainda têm a lata de chamar piratas a nós?
12º - Concluindo, não se deixem vencer pelo medo. Não digo para olharem para o lado caso recebam essas cartas, mas sim que se informem e que pesquisem as maneiras legais de se fazer o correcto. Informem e mantenham-se informados, pois basta haver um decréscimo dos utilizadores deste tipo para essas empresas pensarem que podem fazer tudo e que podem ganhar.
Eu posso considerar-me culpado, mas sou culpado, não por fazer downloads de musicas e filmes mas pelo facto de fazer parte da classe média que mal tem dinheiro para pagar a renda de casa, e ainda faz um sacrifício enorme em pagar 60€ pela Internet, mais não sei quantos euros pela tvcabo, mais não sei quantos euros pelo telefone, mais não sei quantos euros pela assinatura mensal do telefone, e de trabalhar de sol a sol. Mas NÃO SOU CULPADO, pelos roubos de ministros, deputados, e administradores de empresas estatais, pelos buracos financeiros que causaram a empresas estatais. NÃO SOU CULPADO, pelo buraco financeiro em que o pais se encontra, e muito menos pelo valor do défice 6,8.
Agora só vos peço para levarem a vossa vida atrás do computador calmamente, não castiguem os vossos filhos por algo que não estão a fazer, e acima de tudo, divulguem toda esta informação, para que essas empresas que vêm do estrangeiro, não pensem que somos uma cambada de saloios e que nos podem meter medo!"
desculpem o tamanho do post,mas acho que vale a pena ler tudo...
Um cd não custa só 1€ a ser produzido, há pessoas a que eles têm de pagar, os estúdios de gravação são caros, há ali tempo empregue a escrever, ensaiar e gravar, etc.
Mas um cd deve ser mais barato. Há uns tempos comprei um dvd de um concerto que saiu em cd pouco tempo antes. o cd custa quase 18€, o dvd, com áudio e vídeo, custou 20€...
Lino Escreveu:(...) o cd custa quase 18€, o dvd, com áudio e vídeo, custou 20€...
Isto é que eu não percebo! Como é que um CD de música custa, digamos, 15€ e um DVD com um filme (que tem seguramente maiores custos de produção) custa 20€!!! Acho isto uma realidade um bocado desajustada.
Ai que risada os textos que o ppl por aí anda a afixar... o gajo deve tar com um arrependimento do tamanho da minha colecao de mp3 eheheheh
eheheh.. os gajos pensavam que iam assustar o pessoal.... eheheheh o portuga é danado... eheheheh
ok.. o povao pode ter pouca innformação.. mas no que toca a desenrascanco e esquemas do arco da velha, nós, tugas estamos lá no topo... ehehehe e estes gajos esqueceram-se disso.
pessoal, alguma sugestao? apetece-me sacar um sonzinho eheheheh
Sinceramente eu se trabalhasse na AFP ao receber aquele mail, rebolava a rir, depois re-enviava para os colegas da AFP e depois apagava-o, é que se é suposto aquele texto ser levado a sério deviam primeiro corrigido os erros que português que lá vão, logo isso faz perder metade da seriedade da mensagem. A outra metade é perdida quando o indivíduo refere "a grande maioria do povo português exige"...... a grande maioria do povo português nem tem acesso à Internet... enfim, autênticas pérolas que ali estão. Deu para rir
esta questão tem mesmo 2 lados... nenhuma entidade pode fazer uma ameaça deste género, seja para intimidar ou para realmente processar alguém, por muito nobre que seja a causa.
em relação a downloads para uso público, para quem não sabe, já ha muitos anos que o IGAC (inspecção geral actividades culturais) percorre cafés, bares, discotecas e afins à procura dos CD-Rs a tocar na casa, seja pelo DJ de serviço e ou apenas na aparelhagem.
as multas são pesadas e já houve muita gente q pagou caro por causa dos CDzinhos gravados. isto acho mt bem, é ridiculo ir a um local onde muitas vezes se paga um absurdo consumo mínimo e estamos a ouvir um puto a tocar CD sacados da net e ainda a receber do nosso €€€ por isso
quanto ao uso privado, é bom pra divulgar, mas ha tb muitos artistas q não dão concertos e portanto, se nao venderem músicas, provavelmente dedicam-se à pesca e podemos assim estar a perder muitos e bons artistas
como amante de música sei que os CDs sao carissimos,mas acho q tb que devemos pensar 2 vezes antes de sacar GB e GB de MP3!
ha sites a vender musicas a 9 centimos (sim, 9 centimos www.legalsounds.com) e se calhar não custa nada as vezes bebermos um café a menos e comprar uma música de que gostamos mesmo muito. e depois recebemos até um comprovativo no e-mail (com os dados da transferência bancária, ...) que pode ser impresso e mostrado a quem puser em causa a legalidade das faixas
Sinceramente eu se trabalhasse na AFP ao receber aquele mail, rebolava a rir, depois re-enviava para os colegas da AFP e depois apagava-o, é que se é suposto aquele texto ser levado a sério deviam primeiro corrigido os erros que português que lá vão, logo isso faz perder metade da seriedade da mensagem. A outra metade é perdida quando o indivíduo refere "a grande maioria do povo português exige"...... a grande maioria do povo português nem tem acesso à Internet... enfim, autênticas pérolas que ali estão. Deu para rir
Este está mal escrito, é verdade, mas há aí deles bem escritos.
Mas para responder da mesma forma...
eu acho é que os senhores da afp são uma risada, desculpa mas eles são cómicos. Eu se comprar um cd posso fazer dele o que quiser, e se eu quiser po-lo a tocar em casa para os meus amigos ouvirem? acho que eles têm que tapar os ouvidos e irem primeiro pagar à afp, loooooooooooooollllll
Que risada, vou mandar uma carta ao david fonseca dos silence4, o gajo ou me paga mil contos ou vai já preso por danos mentais que a musica dele me fez... e não há cá mais nada... ou paga ou vai preso, porque eu sou a lei. E entro já por casa dele para ver onde estão os planos maquiavelicos do gajo para torturar mais pessoas com futuras composicoes musicais lancadas para o mercado discografico...
epa... ponham a porra dos pés na terra amigos, estamos no século 21, a tecnologia chegou, há muito, voces daqui a pouco estao a dizer queeu tenho k pagar imposto por usar isqueiro, ou que tenho que pagar ao presidente da republica pelo facto de ser portugues... ACORDEM pá... não queria dizer isto desta forma mas parem para pensar, aventurem a vossa mente pelos dominios da razao por uma vez e vejam quao se estão a ridicularizar ao pactuar com este tipo de vergonhas.
Para dizer a verdade, este tipo de acção, afirmações,e mesmo a forma como os media tratam isto, é: triste, ridiculo, fascista, descabido, estupido, contraditório, desavergonhado, ignorante e cínico. E digo cada adjectivo com enfase.
PS: epa... desculpem lá o incómodo, não é possivel arranjar aqui umas leizitas ditatoriais para o caso pa... é que o pessoal, ao mesmo tempo que melhorou um pouco o seu estilo de vida tambem teve oportunidade de ir à escola e tal... desculpem lá... não conseguimos aqui uma vaquinha à borla p os mamões...
Epa.... já que estamos nesta... para os que concordam com a posicao da AFP só uma coisinha...
Apaguem:
-todos os mp3 do vosso pc
-o sistema operativo caso não tenham adquirido a licensa deste
-todo o restante software idem
Juntem:
-qualquer fotócópia a um livro que tenham tirado
-todas as cassetes de audio
-todas as vossas cassetes de video
-todos os vossos cds copiados
destruam tudo e dirijam-se à esquadra mais próxima a dar conta do sucedido em vossa casa.
Depois aí sim podem vir para aqui e concordar com a AFP. Eu pelo menos nao vou a um jogo gritar pelo sporting com o cachecol do benfica. Se voces fazem isso entao aconselho-vos a esquecerem a esquadra de policia e procurarem ajuda junto de um psiquiatra.