Praxe Académica - Ask Jarod - Cartola e bengala

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Cartola e bengala

Mensagem por Jarod »

Quem está no último ano do curso usa, a partir do Dia do Cortejo da Queima das Fitas, Cartola e bengala.

O uso de Cartola e Bengala não se enquadra propriamente na vertente mais tradicional da Praxe Académica... não existem regras especiais para o uso da Cartola e Bengala. Isto deve-se ao facto de que quando se usa a Cartola e Bengala, NÃO SE ESTÁ DE CAPA E BATINA. Há sim, uma transformação que se faz ao "fato académico" para dar a ideia de um Fraque. Aliás... a Capa NÃO ACOMPANHA quem traz Cartola e Bengala.

Nos homens, as abas inferiores da Batina são dobradas para cima e para dentro, e lá são presas com costura, para imitar o "redondo" dos Fraques. Usam-se bandas de setim nas lapelas, e uma "roseta", tudo com as cores da Faculdade. Para as faculdades com duas cores, a lapela Branca é sempre do nosso lado esquerdo (o do coração) de modo a que quem olhe veja "vermelho e branco" ou "azul claro e branco" ou "castanho e branco" conforme seja o caso.

Há alguma confusão em relação à Cartola levar ou não uma fita preta em sinal de se ter "chumbado de ano". O Código da Praxe nada contempla em relação a isto, por isso ninguém é obrigado a usar qualquer "faixa preta" em sinal de ter reprovado. Há quem tenha gosto em afirmar o seu longo percurso académico, ao fazer extensões à Cartola do ano anterior... o que normalmente se traduz em risada geral por parte da assistência!

Ainda sobre as Cartolas e bengalas há duas alternativas: A Cartola e bengala da côr da Faculdade ou então a mais tradicional Cartola Preta, com a Fita da côr da Faculdade, e a bengala preta, com a côr da faculdade na ponta. Neste último caso, por exemplo, um cartolado de Letras levaria uma cartola Preta com fita Azul escura, e uma bengala preta com ponta azul escura. Esta modalidade mais rara de Cartola e Bengala está disponível em algumas lojas mas normalmente só por encomenda! Ou seja, há que antecipar as enchentes!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Só acho que estes artigos não deveriam ser tão caros como por vezes são...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

realmente é uma exploração umas mrditas de plastico...bue de caras

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A cartola depois vem uma chuvita e aquilo estraga-se logo...
Pois é tenho que comprar a minha cartola e etc.! Quanto custa um conjunto (pode não ser na Toga)?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

Acho que no ano passado paguei 15 euros por isso (cartola, bengala e tecido pras lapelas com a bela da flor) na toga, mas ja nao me lembro bem, posso estar enganado. Mas varia um bocado de loja pra loja.
A bengala ainda sobreviveu (apesar das pancadonas que levou, especialmente no Cha), mas o resto nem por isso :D

É caro, e da-lhes um lucro enorme: é so ver nos dias mais movimentados da toga (e provavelmente em todos os outros) rios de dinheiro a entrar e nenhum recibo a sair. :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mas o recibo peço eu sempre... é uma questão de zelar pelos nossos direitos, só não pede quem é burro...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Zinga
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 25 abril 2006 17:47

Mensagem por Zinga »

Ninguém é obrigado a comprar nem cartola nem bengala. São duas peças facilmente executáveis artesanalmente. O objectivo do seu uso é único: indumentária a rigor para quem em breve será Doutor (noutro nível que não o nosso).

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Eu nesta queima ja vou levar cartola pela terceira vez :lol: e ainda nao sei se aumento ou coloco a fita preta,mas uma das coisas farei..acho que se dev mostrar se chumbamos o ano ou nao,mas essa e a minha opiniao :twisted:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Usa a fita preta. As cartolas altas são engraçadas de ver, mas epá o significado não é muito bonito. :P
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Lino Escreveu:Usa a fita preta. As cartolas altas são engraçadas de ver, mas epá o significado não é muito bonito. :P
Opa,mas eu o ano passado ja levei fita preta..agora n sei como faço..meto outra fita preta por cima??

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Deixa na mesma, já se sabe que és veterano...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Lino Escreveu:Deixa na mesma, já se sabe que és veterano...
Pois, se calhar e isso k vou fazer.... :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá hoje fui ver se comprava o meu conjunto...
Primeiro entrei no Caloiro (Girassolum) e perguntei o preço de um conjunto de cartola, bengala e etc. A senhora disse logo "27.50€" e eu fiquei :shock: (só deu para dizer "obrigado e boa tarde").
Depois na Praxe, da AAC, já não tinham o que queria (laranja e azul), mas era 15€.
Depois fui comprar finalmente à Toga, onde era 15€, após aí meia hora à espera. Deviam ter mais gente a atender pois tinha fila até à porta, mais pessoal em todo o balcão e nos vestiários. Tão poucas funcionárias para tanta gente, credo. Mas já cá canta!

Agora 27 euros e meio?? Vão roubar a outro! :shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Opa, eu por acaso comprei o meu traje no caloiro,foi mais caro k os da toga,mas ate hoje com 6 aninhos em cima ta impecavel... :lol: Quanto a cartola e afins comprei tb la e nao foi tao caro..julgo k nem vinte euros...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O meu da Toga também está em condições, só a biqueira dos sapatos é que está um pouco gasta mas é mais que natural (ainda bem).
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder