Se calhar estamos a tentar ajudar demonstrando que os Apple são opção, mais caros mas são opção especialmente quem pode não ter grandes conhecimentos para aturar as manhas e birras do Windows. (isso inclui virus... praticamente inexistentes nos Macs)
Os bugs advém da herança da porcaria das compatibilidades e do própria complexidade da arquitectura x86. O Linux funciona bem, porque não atravessou várias gerações de x86. O Windows atravessou uma data de gerações x86 e foi sempre construído um em cima do outro
Aí te enganas... Linux é uma modificação do Unix feita pelo Linux Torvalds e já cá anda desde 1991 ... ora não sei o que é que as várias gerações têm que ver com um Windows Millenium, Windows XP ... mais ainda quando os requisitos minimos são processadores recentes.
Guida o problema das grandes superficies é que, segundo o que já me disseram, eles não têm técnicos para resolver os problemas caso o portátil se estrague e por isso ficas algumas semanas sem ele e no final dão-te um novo (provavelmente sem a informação que tinhas nele), ao passo que em algumas casas informáticas ainda podem tentar ver qual é o problema e resolvê-lo (desde que não implique quebrar a garantia)
Agora quanto a marcas, sempre ouvi dizer um bcd mal da HP, que tinham muitos problemas etc... mas não sei como estão agora. Uma marca da qual ouço falar bem é da Toshiba e aí tens bastantes opções dependendo do tipo de computador que queres (por exemplo não vale a pena ter uma placa gráfica das que já foram faladas se apenas queres bater texto, ver os teus filmes, navegar pela net...) e os ASUS também não parecem ser maus.
Quanto a sugestões concretas... como já disse tudo depende de para que queres o portátil e o preço que estás disposta a pagar por um. se for o tal "bater texto", não precisas de grande gráfica e por 1000 ... 1200 arranjas um bom portátil (quase todos senão todos trazem wireless já...)