Parece que afinal é uma solução com que todos concordam... vamos lá ver se corre tudo a tempo e horas (com isto tudo, já ficámos com 2 anos de atraso... era para 2008, agora só em 2010).Novo sistema de mobilidade apresentado
A modernização do Ramal da Lousã e a introdução do Tram-Train (veículo do tipo metropolitano ligeiro de superfície) são os objectivos do projecto.
Carlos Encarnação apoia o novo projecto de mobilidade.
Foi hoje a apresentação pública da solução definida pelo Governo para o Sistema de Mobilidade do Mondego. Presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a conferência incluiu, entre outras intervenções, a de Oliver Glaser e Walter Keudel, responsáveis por projectos bem sucedidos de Tram-Train na Alemanha.
O Projecto do Sistema de Mobilidade do Mondego subscreve a aposta num novo conceito de mobilidade regional, que permitirá potenciar o desenvolvimento sócio-económico das regiões e, como sublinhou Ana Paula Vitorino, “potenciar o papel da comunidade urbana de Coimbra, como pólo dinamizador do desenvolvimento da região centro”.
O novo conceito de mobilidade compreende a articulação dos transportes urbano e suburbano, através da interoperabilidade permitida pelo Tram-Train, que ligará Coimbra-B a Serpins, incluindo o troço urbano Arnado-Hospital.
A introdução do sistema Tram-Train está prevista para o final de 2010, embora se pretenda que grande parte da sua infra-estrutura seja desenvolvida na primeira etapa do projecto, no âmbito da modernização do Ramal da Lousã.
Rápido, confortável e seguro, o Tram-Train poderá induzir a uma maior utilização do transporte público e, ao mesmo tempo, permitir uma reestruturação da rede de autocarros urbanos de Coimbra. Segundo declarações de Ana Paula Vitorino, o sistema de Mobilidade do Mondego, sendo “indissociável da nova estratégia definida pelo Governo para a rede ferroviária nacional”, destina-se a promover o “desenvolvimento de uma rede integrada com base na interoperabilidade do novo sistema ferroviário ligeiro com a rede ferroviária nacional, permitindo reduzir os transbordos e aumentar a multiplicidade de ligações”. O novo modo ferroviário deve inclusive garantir no futuro a ligação com a linha do Norte e a futura estação de Alta Velocidade.
Fonte: acabra.net
Metro Mondego
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Dracula
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Já agora, eis algumas fotos de trams, para verem mais ou menos o que vai começar a circular por Coimbra.
http://www.mondotram.it/messina-giovann ... %2008T.jpg
http://www.railway-technology.com/proje ... s/tram.jpg
http://www.urbanrail.net/eu/ali/muchavista2.jpg
http://www.mondotram.it/messina-giovann ... %2008T.jpg
http://www.railway-technology.com/proje ... s/tram.jpg
http://www.urbanrail.net/eu/ali/muchavista2.jpg
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
usaralho
- Lendário

- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Olha um autocarro com xunning!
Isso vai ficar muito feio em Coimbra, a cidade atravessa-se a pé em 45 minutos ou menos conforme os pés, nunca percebi qual a necessidade desses transportes adicionais. É sempre a mesma história, em vez de se melhorar o que se tem juntase-lhe mais alguma coisa que não resolve mas ao menos já se pode dizer "cá em coimbra temos disto"
Isso vai ficar muito feio em Coimbra, a cidade atravessa-se a pé em 45 minutos ou menos conforme os pés, nunca percebi qual a necessidade desses transportes adicionais. É sempre a mesma história, em vez de se melhorar o que se tem juntase-lhe mais alguma coisa que não resolve mas ao menos já se pode dizer "cá em coimbra temos disto"
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Não concordo, isso é comentário de quem está sempre no contra. Olha eu moro no Monte Formoso e tenho aulas na Solum, precisava de acordar antes de o sol nascer para ir para as aulas. Atravessa-se em 45 minutos e chegamos ao destino com os bofos de fora... sobretudo quando se puder atravessar a cidade em menos tempo que os autocarros.
Acho os trams bonitos e práticos, como por exemplo os do Metro do Porto:

em que cabe muito mais gente e não polui como os autocarros a diesel que temos a circular por aí. É cada nuvem de escape...

em que cabe muito mais gente e não polui como os autocarros a diesel que temos a circular por aí. É cada nuvem de escape...
-
usaralho
- Lendário

- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Não estou sempre no contra, só não percebo porque não se arranja realmente uma solução potente e só se metem remendos. Eu não estava a mandar andar a pé, era so para dar uma ideia do tamanho da cidade se bem que muitas vezes opto por andar a pé. Essas coisas não vão resolver nada só por si. Se essa solução fosse aliada a parques de estacionamento fora da cidade, uma rede de autocarros que funcionase a tempo e horas com passagens por esses parques.. isso sim era um exemplo de desenvolvimento e ousadia na aposta de qualidade de vida de uma cidade. Agora assim é só mais uma coisa pa ser linda.Lino Escreveu:Não concordo, isso é comentário de quem está sempre no contra. Olha eu moro no Monte Formoso e tenho aulas na Solum, precisava de acordar antes de o sol nascer para ir para as aulas. Atravessa-se em 45 minutos e chegamos ao destino com os bofos de fora... sobretudo quando se puder atravessar a cidade em menos tempo que os autocarros.
-
Lino
- Mítico

Isto é mais uma alternativa aos autocarros. Fiz Erasmus numa cidade ainda mais pequena que Coimbra (em Heidelberg na Alemanha) e ali havia autocarros e trams a circular na cidade. Os autocarros actuais poluem muito e os SMTUC nunca mais renovam a frota com mais autocarros tipo lagarta (como havia antes) e com motores híbridos.
O tamanho da cidade não tem a ver com a qualidade e as opções dos cidadãos o que respeite a transportes mais rápidos, eficientes e amigos do ambiente. Se Coimbra quiser ser Património da UNESCO também tem de ter isso em conta pois a poluição danifica o património.
O tamanho da cidade não tem a ver com a qualidade e as opções dos cidadãos o que respeite a transportes mais rápidos, eficientes e amigos do ambiente. Se Coimbra quiser ser Património da UNESCO também tem de ter isso em conta pois a poluição danifica o património.
-
NiGhT
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48
Autocarros? Aqueles bichos feios amarelos que andam devagar como tudo? Que estão sempre entupidos de gente? (vide carreira 34 por exemplo) Aquelas coisas que têm sempre prioridade na rotunda? Aqueles mastodontes que deitam uma fumarada espessa e tóxica por trás?
Não obrigado. Renove-se a frota, e renove-se a mentalidade dos condutores de autocarro. E baixe-se o preço. Fica mais barato eu dividir boleia com um amigo meu que andar de autocarro hoje em dia...
Não obrigado. Renove-se a frota, e renove-se a mentalidade dos condutores de autocarro. E baixe-se o preço. Fica mais barato eu dividir boleia com um amigo meu que andar de autocarro hoje em dia...
-
Lino
- Mítico

Sim, 1.50€ por um talão de motorista (na Fiqueira é menos de 90 cêntimos) e 5.70€ por 11 viagens é muita coisa... e muitos motoristas são antipáticos e por vezes saem do autocarro para ir não sei onde quando as pessoas estão com pressa e a menos de 500 metros da paragem de zona... e os horários estão mal distribuídos, uns têm muita frequência e outros têm pouca frequência... e à noite uma pessoa tem que gastar um dinheirão em táxi...
-
Infernalord
- Veterano

- Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Concordo.
Na minha opinião, deveria haver uma ou duas carreiras durante a noite toda, pois a partir das 00:30 deixam de haver autocarros!
Os preços das viagens realmente são caros, neste caso eu tenho passe de estudante, e sao 19,80€.
Tenho a certeza que se eu andasse a senhas gastava bem mais...
Em relação aos motoristas, já mandei dois para um certo sítio por serem mal educados, e verem as pessoas a correr (sobretudo velhotes) e não esperarem, darem-se ao cúmulo do gozo de arrancar quando as pessoas já estão a chegar à porta.
Na minha opinião, deveria haver uma ou duas carreiras durante a noite toda, pois a partir das 00:30 deixam de haver autocarros!
Os preços das viagens realmente são caros, neste caso eu tenho passe de estudante, e sao 19,80€.
Tenho a certeza que se eu andasse a senhas gastava bem mais...
Em relação aos motoristas, já mandei dois para um certo sítio por serem mal educados, e verem as pessoas a correr (sobretudo velhotes) e não esperarem, darem-se ao cúmulo do gozo de arrancar quando as pessoas já estão a chegar à porta.
-
Lino
- Mítico

-
Infernalord
- Veterano

- Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
-
Cbr06
- Estreante

- Registado: sábado, 04 fevereiro 2006 12:09
Julgo que o train tarians vai ser uma boa solução!Em relação aos motoristas dos autocarros, tudo o que disseram é verdade, eu por exemplo apanho o 34 ao estádio e mais que uma vez atrasei-me mas corria e ficava a uns 5m da paragem, de frente para o autocarro, e eles n abriam a porta então o que faço sempre toca de ir a correr para apanhar no bairro.n.matos, mais que uma vez que já pediram desculpas, mas dizem sempre o mesmo não podemos apanhar pessoas fora das paragens!Mas esses mesmos motoristas no poloII deixam entrar pessoas, desculpem, um grupo que inclua pelo menos uma rapariga, pois eles são selectivos, no lado contrario da paragem!Eles gozam com as pessoas e acho que devemos começar a usar mais o numero de reclamações dos SMTUC!