Qual a melhor release em Linux (servidor)?

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!

CaixaMágica
0
Sem votos
Fedora
0
Sem votos
Mandrake
1
25%
RedHat
0
Sem votos
SuSE
0
Sem votos
Outra
2
50%
Qualquer coisa serve...
1
25%

Total de votos: 4

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Estou a pensar em implementar um servidor Web (Apache+PHP+MySQL) e talvez um servidor de email aqui em casa. Para isso estou a pensar em fazê-lo usando uma plataforma Linux.

Qual é que acham que é a melhor release para o efeito?
CaixaMágica, RedHat, Fedora, Mandrake, SuSE, outra?

Votem e dêem a vossa opinião.
Obrigado

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Aqui no meu laptop tenho o Ubuntu 5.10. Como sou um autêntico noob nestas andanças do Linux não posso fazer uma crítica mais construtiva, mas que fiquei bem impressionado, isso fiquei. :oops:

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Pa... salvo alguns aspectos é basicamente uma questao de preferencia.

Eu tenho um servidor LAMP e uso debian (ubuntu) pois ainda sou meio principiante nisto e era o mais facil de instalar... que dizer.. na verdade foi o primeiro cd que me apareceu à mao, lol...
Uma coisa que aconselho é escolher uma distribuição dessas mais populares pelo facto de terem comunidades mais fortes e mais documentação disponivel... basicamente isso é que é imporante.

Agora... em termos de performance é tudo praticamente a mesma coisa com a excepção de.... GENTOO!!!!

Epa... se queres um desempenho de pico o gentoo demarca-se de qq outra distro de bem longe... nem vais acreditar no teu computador... vai parecer outro. O segredo está basicamente no facto do código ser compilado no teu computador, o que faz com que estejas a correr aplicações optimizadas para a tua maquina. Enquanto que nas outras distribuições corres aplicações compiladas para qq 8086.

Agora há um problema... eu experimentei gentoo e vi-me obrigado a deixar... só para experts. Não tem uma instalação automática, tens k configurar tudo manualmente, cada aplicação que queres sacar tens k a compilar, o que pode demorar umas horitas... Se estás a fazer esta pergunta é porque ainda não és nenhum expert ( eu tb nao... nem nada que se pareça, nao confundas um conselho com... ), por isso uma qq das outras seja baseada em debian ou red hat... manda a moeda ao ar lol :D

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

pedrotuga Escreveu: Agora... em termos de performance é tudo praticamente a mesma coisa com a excepção de.... GENTOO!!!!

Epa... se queres um desempenho de pico o gentoo demarca-se de qq outra distro de bem longe... nem vais acreditar no teu computador... vai parecer outro. O segredo está basicamente no facto do código ser compilado no teu computador, o que faz com que estejas a correr aplicações optimizadas para a tua maquina. Enquanto que nas outras distribuições corres aplicações compiladas para qq 8086.

Agora há um problema... eu experimentei gentoo e vi-me obrigado a deixar... só para experts. Não tem uma instalação automática, tens k configurar tudo manualmente, cada aplicação que queres sacar tens k a compilar, o que pode demorar umas horitas... Se estás a fazer esta pergunta é porque ainda não és nenhum expert ( eu tb nao... nem nada que se pareça, nao confundas um conselho com... ), por isso uma qq das outras seja baseada em debian ou red hat... manda a moeda ao ar lol :D
Gentoo é melhor. :)

No entanto não é precisa compilar tudo, no entanto é aconselhável (e de preferencia com o compilador bem configurado para o teu processador). Quanto à instalação é complicada no entanto o site do Gentoo tem um bom handbook ;) . Além do mais... maior parte das vezes para instalares algo é só usares a portage do gentoo (tipo biblioteca de instalações) escrevendo apenas maior parte das vezes "emerge nomedaaplicacao" (outras distribuições usam também algo deste genero: yum, apt, etc)

O RedHat, segundo percebo pelo site deles, é neste momento pago e com direito a suporte técnico. A versão grátis é agora conhecida por Fedora que já usei, no entanto apesar de ter uma instalação mais fácil, está algo estranha esta distribuição pois muitos dos comandos básicos da shell não são reconhecidos (tem que se indicar o caminho onde está instalado o ficheiro que executa essa funcionalidade).

Ubuntu é uma tentativa (até certo ponto bem conseguida) de manter a qualidade das distribuições de Debian e facilitar a sua instalação assim como o seu uso... se queres algo simples e que tenha uma curva de aprendizagem suave e rápida...

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

O red hat pode ser pago mas acho k andam praí muitas distros baseadas em red hat, tipo mandriva. Penso que nao haverá grande diferença.

Pa... quanto ao gentoo... 22 horas p me compilar o kernel e o X.. um hora e tal p o firefox e o thunderbird...

depois essa do handbook.. mesmo com handbook é dificil para principiantes.. . começando logo no particionamento, a maior parte do pessoal encrava logo. O portage pode ser fixe... que é... mas configurá-lo implica alguma pericia. Eu usarei gentoo um dia destes qdo me sentir confortavel a usar linux. Por enquanto ta la o ubuntuzinho a correr descansadinho... qq duvida vou ao starters guide... se nao tiver vou ao wiki... se nao tiver vou ao forum... por aí fora. E já vai em quase tres meses o primeiro uptime da minha vida :) tb... sem quase actividade nenhuma, lol.

the_celtic
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

slackware para server :)
gentoo recomendo mais para desktop, se bem que tb é optimo como server :)

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Pelo que me apercebi parece k anda aqui muito ppl fã do Ubuntu e se calhar ainda lhe vou dar uma vista de olhos.

Acabei de sacar o Fedora Core 4 (DVD) do servidor FTP do Clix. Vou experimentar instalá-lo no VMware Workstation para ver como se safa.

Já agora, alguém tem alguma experiência com esta distribuição? Boa, má ou assim assim?

Obrigado.

the_celtic
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re

Mensagem por the_celtic »

btw, na lista tens mandrake, substitui por mandriva, de ha uns meses para cá o mandrake passou a chamar-se mandriva :)