Foram lançados no mês passado... são portanto bastante recentes.
Custam mais que os outros, é verdade, no entanto se forem como os Powerbooks, a qualidade é proporcional ao preço e para a tecnologia (corresponde aos portateis mais caros das outras marcas... se fores a comparar as specs) para além de vir com um sistema operativo que a meu ver é bem melhor que o Windows (e ainda com a vantagem de haver Office Photoshop/etc para ele, algo que não acontece para Linux).
http://web.apple.com.pt/por/apple/hardw ... nside.html
Como vai abrir uma FNAC cá em Coimbra (o que significa que deveremos ter disponiveis mais produtos Apple) deverá ser ainda mais fácil comprar e ter alguém a quem recorrer se houver algum problema, assim como comprar acessórios.
Quanto aos novos centrinos são capazes de ser esses... eu li a noticia há algum tempo e eles não os chamavam de centrinos, mas devem ser.
Em relação ao SQL... não vejo problemas, há distribuição de MySQL para OSX e Linux e se optares pelos novos até deves poder usar o Windows e o respectivo servidor de SQL, caso contrário podes usar o MySQL para OSX ou instalar Linux e usares o respectivo.
Tudo se resume: até quanto queres, ou melhor, podes gastar.
Eu se fosse agora comprar um se calhar sacrificava um bocado (ou esperava mais outro até ter dinheiro suficiente) e comprava um Macbook Pro (12'' é mt importante para ti? eu compreendo que caso viajes muito pode ser, agora andar na cidade... os macbook pro supostamente ainda são mais finos e o de 15.4'' é só tem mais 400g (ao todo 2,51kg) que os powerbooks de 12'' e não ocupam assim tanto espaço, para além de não teres que franzir o sobrolho para leres caso uses resolução mt grande). Claro que tal investimento requer depois MUITO CUIDADO em não o deixar fora de vista numa biblioteca etc... da maneira que isto anda...
Mas como disse, tudo se resume ao que tu queres e acima de tudo podes.
Tenho ouvido falar bastante bem dos novos modelos da Toshiba (mas não os conheço).
Bem não posso falar mais que só de ir ver os Macbook pro fico a ver estrelinhas ^_^... ai ai... acho que afinal vou quebrar a minha coerencia e começar a jogar no Euromilhões... só peço 3000 euros!