Tomada de posse da DG/AAC novamente ao ar livre

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Tomada de posse da DG/AAC novamente ao ar livre

Mensagem por Pedro »

Sem reitor... nada feito

A nova direcção da AAC vai - outra vez - tomar posse ao ar livre. A Faculdade de Economia, ao saber que o reitor não é convidado, decidiu não ceder o espaço pedido há 15 dias.

A história repete–se. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos gerentes da Associação Académica de Coimbra (AAC), liderados por Fernando Gonçalves, vai ser ao ar livre. Este ano, o cenário escolhido foi a Via Latina.

Recorde–se, no entanto, que na semana passada Fernando Gonçalves tinha garantido ao DIÁRIO AS BEIRAS que a sessão ia decorrer na Faculdade de Economia e que a cedência do espaço estava "confirmada".
Ontem, a direcção–geral da AAC recebeu um fax a "desmarcar" tal acordo.

"Quando souberam, através do jornal, que o reitor não ia ser convidado, não deram autorização", disse Fernando Gonçalves. "Para mim era óbvio que ele não ia ser convidado, por isso nem me pronunciei sobre o assunto", acrescentou o dirigente associativo.

Na AAC, a decisão da faculdade provocou - tal como no ano transacto - uma mudança de planos. Assim, a opção foi pelo ar livre, se o tempo o permitir.

Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Economia Pedro Ferreira explicou que "não faz sentido a Universidade de Coimbra ceder o espaço a quem com ela tem uma relação de hostilidade".

Segundo o docente, quando - há mais de semana - um membro da direcção–geral da AAC lhe pediu a cedência do espaço, ficou acordado que a sala seria cedida, desde que não se repetisse a situação de há um ano. Dias depois, Pedro Ferreira viria a ter conhecimento da intenção da DG–AAC em não convidar o reitor Seabra Santos. "As condições eram claras e a AAC conhecia–as", realça Pedro Ferreira.

O presidente do Conselho Directivo da FEUC vai mais longe e diz não perceber o porquê da atitude de Fernando Gonçalves, na medida em que "existem reuniões de trabalho e depois, paralelamente a tudo isto, querem manter perante a opinião pública, esta relação absurda". Uma imagem que a direcção–geral parece "querer manter a todo o custo", mas que o docente acredita que vai "cair, naturalmente, e dentro de muito pouco tempo".

Valor simbólico

A tomada de posse está marcada para o mesmo dia e para a mesma hora, mas num local diferente. A Via Latina "tem reconhecido valor simbólico", sendo um espaço "junto à reitoria, onde todos se podem expressar livremente, na universidade que é de todos", salientou Fernando Gonçalves .

Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o dirigente estudantil lembrou, porém, que não pediu autorização ao reitor para que a cerimónia se realize no Páteo das Escolas, tendo apenas "informado" as entidades competentes. Mesmo assim, espera que "tudo decorra normalmente, já que se trata de uma cerimónia importante para os estudantes marcarem uma posição política", frisou.

Fonte: As Beiras
E continua tudo de costas voltadas... acho que a situação só vai voltar ao normal quando o reitor abandonar o cargo, o que não parece estar nos planos dele por uns tempos.

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Apesar de toda a discrepância entre o reitor e a DG/AAC eu considero mal o reitor não ser convidado.
Que não se concorde com as medidas catastróficas do reitor aceito-o perfeitamente (e eu também não concordo) mas acho que fazia parte da boa educação convidá-lo...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Responder