Nomática em processo de falência

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Nomática em processo de falência

Mensagem por Pedro »

Sites falidos deixam consumidores lesados

A Nomatica, uma popular empresa de venda ‘on-line’ de material fotográfico e de informática (sedeada em França) está à beira da falência e há vários consumidores portugueses que podem ficar sem os pagamentos já efectuados.

Hugo Castanho é um dos cibernautas que encomendou em Outubro uma Sony PSP e um cartão de memória MSX-M1GS, no valor total de 292,13 euros. Pagou com cartão de crédito, mas não receberá nada na volta do correio: nem material, nem dinheiro.

Como a encomenda demorou a chegar, decidiu anulá-la. Recebeu um ‘e-mail’ a 22 de Novembro dizendo que o reembolso chegaria no prazo de 30 dias. No entanto, há uma semana recebeu outro ‘e-mail’: a empresa atravessa dificuldades financeiras e “todos os reembolsos serão honrados logo que chegue um investidor”. “Vou apresentar queixa à Deco e à Judiciária, é o que posso fazer”, diz o cibernauta indignado.

Segundo alguns clientes da empresa, apenas o material encomendado e que exista em ‘stock’ é que está a ser enviado, havendo consumidores que propõem a troca das encomendas por produtos de igual valor.

No início do mês, o Tribunal Comercial de Toulouse, em França, fixou em seis meses o período de recuperação da empresa. As vendas da Nomatica atingiram os 71 milhões de euros no ano de 2004/05 e, em média, o ‘site’ é visitado por 60 mil pessoas diariamente. No entanto, não há qualquer informação sobre a situação de falência em www.nomatica.pt. O CM contactou a empresa via fax, mas nunca chegou qualquer resposta.

Jonas Batista é outro cibernauta com um caso idêntico, embora com uma empresa diferente. Ainda hoje está à espera da devolução dos 200 euros que deu como entrada para a compra de uma Canon EOS 20D. Em Setembro de 2004, fez a encomenda no ‘site’ NY Camera. Depois de vários contactos, ficou a saber que a mesma tinha falido dois meses após a encomenda.

Alerta para pagamentos adiantados

Desde Janeiro a Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu apenas oito queixas relativas ao comércio electrónico. Equipamentos informáticos e audiovisuais e bilhetes para futebol foram os bens sobre os quais foram apresentadas queixas. A Deco aconselha os consumidores a evitar pagamentos antecipados nas compras via internet. “O pagamento contra a entrega do bem é a melhor coisa a fazer”, explica Luís Pisco, jurista da Associação. No caso de empresas em processo de falência será difícil reaver os valores já pagos. “Mesmo em Portugal, seria complicado, pois o comprador seria um credor num processo judicial e o que gasta acaba por não compensar a dívida reclamada”.

Fonte: Correio da Manhã
Fica aqui o aviso, não façam compras na Nomática e, se precisarem de assistência a um produto lá comprado, tentem recorrer à marca primeiro. A notícia surpreendeu-me um bocado, sempre pensei que era uma empresa que estava a dar lucro...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Re: Nomática em processo de falência

Mensagem por bluestrattos »

Pedro Escreveu: A notícia surpreendeu-me um bocado, sempre pensei que era uma empresa que estava a dar lucro...
Eu por acaso também tinha essa ideia, se bem que já fazia algum tempo que só ouvia falar na Pixmania, e pouca gente referia a Nomática.
Não sei como raio eles foram deixar aquilo ir à falência, praticavam bons preços e até tinham um bom serviço.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

O pior é que o site continua on-line e a aceitar encomendas, sem qualquer aviso sobre a falência... :?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Por acaso conheço pessoas com alguns problemas com esse site, felizmente que não perderam dinheiro, ainda bem que comprei a máquina digital na redcoon, estava mesmo para comprar na nomatica!

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Eu comprei a minha suitcase (ou lá como se diz) para a minha máquina fotográfica. Mas já foi em 2002 ou 2003. Sei que na altura demorou ainda um pouco a chegar, mas correu bem.

Mas ainda bem que avisas que aquilo está na falência!!

Dracula
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »

Desde que conheço a Nomatica que sempre ouvi falar de histórias esquesitas, como produtos que não estavaqm em stock ou que esgotavam mal alguem fazia uma encomenda dele, até séculos para voltarem a aparecer...

Por isso tudo não me estranha que estejam em falência...Alguem resolveu por o dinheiro ao bolso :evil:

eu cá tenho sempre comprado em www.technikdirekt.de . Super confiança, sempre prestaveis e bons preços.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Concordo com o Drácula, uma empresa dessas só vai à falência se alguém meter para o bolso...

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »