Campanha Segurança dos SMTUC

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Dux
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 17 novembro 2004 19:50

Campanha Segurança dos SMTUC

Mensagem por Dux »

Hoje de manhã, quando ia para o trabalho, vi num dos autocarros do SMTUC um televisor, instalado no tecto do mesmo, com um video sobre condições de segurança a respeitar na rede SMTUC.
É aconselhavel que não se movimente no autocarro com este em movimento, que não se ocupe os lugares destinados a pessoas com caracteristicas especiais, que se certifique que está seguro quando viaja de pé, etc, etc. Gostei especialmente quando mostram imagem de um idoso a dormir sentado e dizem "Não deve adormecer sentado"...
No que respeita ao cumprimento das referidas regras, tenho duas a apontar para lançar o debate sobre este tema. Não andar com o autocarro em movimento e, por conseguinte, permanecer sentado até o autocarro estar completamente imobilizado e depois então dirigir-se à saída. Será que isto é possível? Será que os motoristas esperam que as pessoas idosas cheguem aos seus lugares para arrancar? Será que vão esperar o dobro do tempo para que estes saiam do autocarro?
Eu tenho algumas respostas mas gostava de lançar o debate. Mais havia a comentar mas estas por agora chegam para sondar opiniões.

Pretender
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18

Mensagem por Pretender »

Ainda não vi esses já celebres televisores :(
Dux Escreveu:Não andar com o autocarro em movimento e, por conseguinte, permanecer sentado até o autocarro estar completamente imobilizado e depois então dirigir-se à saída. Será que isto é possível? Será que os motoristas esperam que as pessoas idosas cheguem aos seus lugares para arrancar? Será que vão esperar o dobro do tempo para que estes saiam do autocarro?
Apesar de andar pouco de autocarro, respondo que não a todas as perguntas.
Os motoristas quer sejam pessoas idosas os jovens assim que entra a última pessoa metem-se a abrir, fico angustiado quando vejo um idoso quase a voar no corredor.
Se uma pessoa só se dirigir para a saída quando o autocarro se imobilizar o mais certo é ficar lá dentro na mesma ou levar uma gaitada do motorista.
Eu gostava de ver o regulamento do SMTUC, é que se tais normas tiverem no regulamento (e devem estar senão não faziam este tipo de sensibilização) não custa nada aliás é dever nosso na qualidade de utentes começarmos a apresentar queixa contra o condutor pelo comportamento incorrecto.

Dux fizeste muitíssimo bem em começar esta discussão :)

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Será que os motoristas esperam que as pessoas idosas cheguem aos seus lugares para arrancar? Será que vão esperar o dobro do tempo para que estes saiam do autocarro?
Sou um assíduo utilizador da linha 34 e por norma sempre que um idoso entra eles costumam dar tempo para este se sentar. O mesmo acontece para sair,espera sempre um bocado mais devido às habituais dificuldades nos degraus. E repito, digo que é por norma, não quer dizer que aconteça SEMPRE SEMPRE SEMPRE.

Quanto às restantes linhas não sei... mas os motoristas julgo terem um sistema de rotação.

Já agora que os SMTUC falam em segurança, gostaria de saber que cálculos efectuam para determinar o número máximo de pessoas em pé. É que há um mês prai vinha eu num 34 a ABARROTAR (tava tudo cheio mesmo até à traseira em pé) e como não tinha mais nada que fazer pus-me a contar as pessoas em pé e diga-se que ficava umas 15 pessoas abaixo do número máximo... aceitando um erro de 5 pessoas... fica com menos 10.

Pergunto-me também qual a segurança de um autocarro assim, completamente a abarrotar, nas rotundas ou em curvas apertadas uma vez que já fui em alguns muito mais vazios e diga-se que a fazerem a rotunda a suspensão daquilo por pouco não nos fazia capotar (ou então roçar com a carroçaria no chão).

Outra questão é a circulação do ar num autocarro desses em dias chuvosos. Como é óbvio não se pode ir de janelas abertas pq senão as pessoas apanham com chuva, no entanto um autocarro assim ao fim de 5 minutos tá com o ar todo viciado o que provoca tonturas, enjoos etc...

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eu já vi, entrei num 24 há dias e estava a bombar com a música de Natal do Coro de St. Amaro de Oeiras e a mostrar as iluminações natalícias.
E depois vi as regras e notei isso mesmo:
1- Por vezes vou para o lugar ou para a parte central dos lugares em pé com dificuldade devido à velocidade com que eles arrancam e travam, imaginem os idosos ou pessoas com crianças ou dificuldades físicas.
2- devia haver caixotes de lixo nos autocarros como já houve para deitar fora uma senha gasta ou um caroço de maçã ou uma embalagem, pois daria jeito às pessoas...
3- os autocarros deviam ser rebaixados e ter o mínimo de degraus como alguns têm (um degrauzão no centro do veículo) para permitir o acesso a idosos e pessoas com limitações físicas... e os com cadeiras de rodas não têm mesmo condições para andar de bus cá em Coimbra... tirando num ou noutro autocarro...
E outras coisas... como a má educação de alguns motoristas que nem vêm se está alguém na paragem. Ou então como alguns que ainda na paragem não deixam as pessoas entrar pois dizem que já não o podem fazer. E à frente da paragem... :?

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Pelo que tenho visto todos os motoristas dão tempo para os idosos se sentarem ou se segurarem bem. Já essa de ficarem parados à espera que as pessoas cheguem à saída... Quando o autocarro está muito cheio é difícil lá chegar e eles nem sempre reparam que está alguém a tentar chegar à porta. Já vi muitas pessoas a terem que pedir ao motorista para voltar a abrir a porta e algumas quase a ficarem presas nela...

Quanto aos autocarros cheios, há coisa de dois meses apanhei um 34 há frente do DEI. Eu e mais umas 20 pessoas, todos a entrar num autocarro que já estava praticamente cheio. Ou seja, ficou cheio até à porta, sem espaço para as pessoas se mexerem. Na paragem seguinte, o motorista pára para recolher mais 2 passageiros. Entram e conseguem arranjar espaço, ficando encostados à porta. Na paragem seguinte, o motorista tem a brilhante ideia de parar para recolher mais 2 ou 3, que depois de olharem para lá para dentro nem sequer tentam entrar no autocarro. Nesta altura já toda a gente se ria dele. Consequência disto tudo: ao fazer a curva para a Carlos Seixas, só se ouve o som ou do autocarro a raspar no chão ou da barra onde estava eu e mais umas quantas pessoas agarradas a ranger (inclino-me mais para a 1ª opção, se bem que a 2ª nã é de deitar fora). Ora se isto é segurança...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Sim, por vezes é mesmo impossível chegar à máquina para validar a senha ou o passe... :? ou seja, dá pa atravessar a cidade à pala...

Quando estive na Alemanha, as pessoas entravam e saíam por todas as portas e quem tinha passe não tinha k o mostrar ao motorista ou validar na máquina... era só a responsabilidade de ter os títulos de transporte em dia... e volta e meia aparecia o revisor, que via lá mais vezes do que aqui...

Aprovo a tv a mostrar a cidade e a dar música de Natal. :) Podiam era dar informações sobre o destino das carreiras...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Oh, tens isso do destino assinalado na paragem de autocarro. Podiam (isso sim!) ter o nome das paragens nas paragens.. seria bem jogado. E talvez fazer um mapa da cidade com os percursos dos autocarros. Por vezes creio que facilitaria a mobilidade a quem não vive há 20 anos na cidade.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32

Mensagem por Sys7eM »

Quanto à ideia da TV, acho uma ideia muito boa a mostrar que estamos na vanguarda nalguns aspectos, a nível nacional.

Quanto a essas regras de segurança, muitas vezes os motoristas não as cumprem. Outras vezes as próprias pessoas não facilitam, querendo cumprimentar toda a gente na hora de sair, e depois habilitam-se a dar mais uma voltinha até à proxima paragem e muito bem...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Porreiro era todos os autocarros continuarem com o sistema de som a avisar das paragens... é que para nós pode até ser irritante, mas acho que para invisuais é capaz de dar bastante jeito e não estarem dependentes das pessoas ao lado para lhes pedir para avisar quando for a paragem X.

Spiderman
Banido
Registado: terça-feira, 29 novembro 2005 1:09

Mensagem por Spiderman »

Eu acho que apartir do momento em que implementem essas "regras" os motoristas têm de receber formação nesse sentido.

Não acredito que os SMTUC implementem essas "regras" e não sensibilizem os motoristas nesse sentido.....

mikos
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 15:45

Mensagem por mikos »

Não acredito que os SMTUC implementem essas "regras" e não sensibilizem os motoristas nesse sentido.....

:evil: Devo dizer que trabalho nos SMTUC e que nós fazemos formação sim senhor, nomeadamente em campos como a sensibilização para as dificuldades motoras dos mais idosos, a condução defensiva e a diplomacia dos motoristas e bilheteiros/as que atendem nas nossas lojas, etc...

Devo dizer também que é muito bonito falarmos das coisas quando n temos conhecimento de causa, os SMTUC têem um orçamento reduzido que é atribuído pela CMC, e portanto n tem fundos recebidos directamente da admin. central, os SMTUC são o melhor serviço municipalizado de transportes do país, os SMTUC têm uma das mais recentes frotas, ficando só atrás das gigantes CARRIS(lisboa) e STCP(porto) que são empresas municipais e têm orçamentos faraónicos...

No entanto a CARRIS e os STCP compram os pneus o gasóleo as peças e as viaturas ao mesmo preço que os SMTUC...

Agora digam-me se não é preciso uma administração exemplar e uma grande criatividade para tudo ser como é??

Uma frota das mais recentes do país!
Serviço Ecovia!
Monitores nos BUS!
Sistemas de bilhética invioláveis!
Gestão de Parques de Estacionamento!
Grande rede central e complementar de autocarros!
Paineis electrónicos!
Ar condicionado em (alguns) autocarros!

MELHOR SÒ MILAGRE!!!

eu respeito a vossa opinião, mas por favor tenham conhecimento de causa!!!

Abraços cordiais

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

mikos Escreveu: Uma frota das mais recentes do país!
Serviço Ecovia!
Monitores nos BUS!
Paineis electrónicos!

MELHOR SÒ MILAGRE!!!
Vou dar a minha opinião:
(ser utente também é ter conhecimento de causa)

- Acho o serviço Ecovia uma aposta interessante e fico surpreendido como ainda se mantém activo.
- A importância dos monitores nos autocarros está no conteúdo e não neles propriamente ditos. Pessoalmente receio que se venham a tornar uma forma de nos obrigar a engolir mais publicidade, quando já há tantos sítios hoje em dia em que uma pessoa para além de pagar o serviço, tem de ser invadido por publicidade (como p.ex. nos cinemas)
- Do ponto de vista do utente o sistema de bilhética inviolável não me entusiasma. O facto de às vezes ficar com o bilhete amassado no bolso das calças e ele depois não funcionar na máquina, isso sim, já me aconteceu.
- Os painéis electrónicos estão frequentemente sem funcionar. É um serviço que ainda não é fiável e não me parece milgare conseguir pô-lo a funcionar melhor.
- O ar condicionado é mesmo só em alguns autocarros, por isso também aqui vejo margem de melhorias sem ser preciso milagres.
- Acho que os horários presentes nas paragens podiam ser melhores. Deviam ter a hora a que chega o autocarro a essa paragem e não a que horas sai de um determinado sítio que muitos utentes nem sequer saberão onde fica (e também não é preciso milagres, já vi locais onde funciona assim)

- Mas no fundo, no fundo, acho que os transportes urbanos deviam ser gratuitos. A sociedade devia organizar-se nesse sentido. E aí sim, teríamos dado um forte passo para melhorar as condições de vida nas cidades.

Cumprimentos a todos.

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

A algum tempo que deixei de usar o autocarro, deu-me para andar a pedantes. Se estiver a chover é que lá tenho que usar o carrito,o que me pesa um pouco na consciencia.

Se a intenção é boa entao é de louvar. Claro que este tipo de coisas é a tipica situação em que as mentes iluminadas que fazem a camapanha nao andam de autocarro e por isso nao têm interiorizadas as verdadeiras preocupações poruqe nao se deparam com elas.

Se o arrnajo urbanistico fosse bem feito, os passeios teriam uma altura bem definida, e com estes autocarros novos que baixam o piso um deficiente motor podia entrar sem qualquer problema e sem necessitar da ajuda de ninguem.
Depois há a questao do som, acho que é fundamental, se há possibilidade de facilitar a vida a pessoas com deficiencias visuais por que razao se há de continuar com estas caracteristicas de país atrasado.
Outra coisa que um país desenvolvido devia ter: displays electronicos a indicar a proxima paragem.
Outra: displays electronicos nas paragens a dizer quantos minutos faltam para o proximo autocarro.
Outra: espaço e equipamento para a utilizaçao de cadeiras de rodas e carrinhos de bebes dentro dos autocarros.
...
bem.. nao me lembro de mais nenhuma. Mas devo dizer que, pelo menos em coimbra, na minha opiniao tem-se melhorado muito e com uma boa cadencia. Acho que estamos no bom caminho.

Pelo que vi os condutores geralmente esperam para arrancar qdo se trata de um idoso ou de uma pessoa com dificuldades motoras.

... e o 34... esse verdadeiro autocarro ;) tenho k ir um dia destes almoçar às A's e apanhar o 34 para o polo para ver se ainda é aquele ambiente relax do costume. eheheh

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Os displays electrónicos a indicar o tempo para o próximo autocarro existem, o pior é que são poucos e nunca funcionam... :roll:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Estive na Alemanha e lá têm isso a funcionar: autocarros tipo lagarta como havia em Coimbra (devia haver mais porque os actuais enchem rapidamente, não sei como metem um bus pequeno à hora de ponta em linhas como o 5), os horários a indicar a hora a que o autocarro parava em cada paragem, melhor sistema de bilhetes (deve haver bilhetes para grupos de 24 horas). E não há tantos atrasos...
mario Escreveu:
mikos Escreveu: Uma frota das mais recentes do país!
Serviço Ecovia!
Monitores nos BUS!
Paineis electrónicos!

MELHOR SÒ MILAGRE!!!
Vou dar a minha opinião:
(ser utente também é ter conhecimento de causa)

- Acho o serviço Ecovia uma aposta interessante e fico surpreendido como ainda se mantém activo.
- A importância dos monitores nos autocarros está no conteúdo e não neles propriamente ditos. Pessoalmente receio que se venham a tornar uma forma de nos obrigar a engolir mais publicidade, quando já há tantos sítios hoje em dia em que uma pessoa para além de pagar o serviço, tem de ser invadido por publicidade (como p.ex. nos cinemas)
- Do ponto de vista do utente o sistema de bilhética inviolável não me entusiasma. O facto de às vezes ficar com o bilhete amassado no bolso das calças e ele depois não funcionar na máquina, isso sim, já me aconteceu.
- Os painéis electrónicos estão frequentemente sem funcionar. É um serviço que ainda não é fiável e não me parece milgare conseguir pô-lo a funcionar melhor.
- O ar condicionado é mesmo só em alguns autocarros, por isso também aqui vejo margem de melhorias sem ser preciso milagres.
- Acho que os horários presentes nas paragens podiam ser melhores. Deviam ter a hora a que chega o autocarro a essa paragem e não a que horas sai de um determinado sítio que muitos utentes nem sequer saberão onde fica (e também não é preciso milagres, já vi locais onde funciona assim)

- Mas no fundo, no fundo, acho que os transportes urbanos deviam ser gratuitos. A sociedade devia organizar-se nesse sentido. E aí sim, teríamos dado um forte passo para melhorar as condições de vida nas cidades.

Cumprimentos a todos.