Nisto estou completamente de acordo contigo.Nós devemos é criar condições para atraír indústrias avançadas, onde seja preciso pessoal qualificado. Essas é que interessam. Isso consegue-se oferecendo-lhes condições vantajosas em termos fiscais, mas também em termos humanos. Ou seja, devíamos investir mais no ensino superior (em vez de, como o governo quer fazer com propinas estupidamente elevadas, bloquear o acesso ao ensino). Agora empresas que só vêm para cá porque conseguem contratar trabalhadores mais barato que noutro lado... não, obrigado. Entra dinheiro agora, mas daqui a 5 anos sai de novo.
Baixem os impostos
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
-
NiGhT
- Experiente

- Mensagens: 331
- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48
Ingersoll Escreveu:Que bela mistela de falácias, disparates e populismo demagogo de quem, obviamente, não percebe o mínimo de macroeconomia ou de finanças. É confrangedor...Corsario-Negro Escreveu:Concordo que impostos mais baixos e fiscalização/execução dos processos sem dó nem piedade levaria a que a nossa economia ficasse bem melhor e o Estado até se calhar até ganhava mais dinheiro.
No entanto falam todos em crescimento economico isto... crescimento aquilo... que aquele país que até é pobre cresceu muito mais (em percentagem) que o nosso... que a Suécia por exemplo não cresce qs nada... ora qd em termos absolutos quando ganhava 1 euro e passei a ganhar 2 euros, tive um crescimento de 100%... no entanto se ganhava 2000 euros e passei a ganhar 2500 euros tive um crescimento de uns 'miseros' 25%. Isto para dizer que qd se diz que uma economia 'só' cresce x% temos que ter em conta muitos factores, principalmente quanto valia essa economia antes.
E mais digo, o tamanho do governo nada tem que ver com isso, tem sim a produtividade que este consegue incutir no país, se cada pessoa deste país produzir o que deve produzir, então está tudo bem. Infelizmente isto não acontece e há muita gente que não produz o que deve produzir quer na FP quer no privado.
No entanto também muitas empresas infelizmente não têm consciência social preocupando-se em maximizar os lucros... meus amigos, esta vida não se resume ao dinheiro mas também em ajudar o próximo... epá se em vez de ter 10000 euros de lucro (e falo em lucro, não falo em receitas), tiver 5000 mas empregar mais 5 pessoas que me ajudam a produzir ainda mais e ter um volume de receitas ainda maior, porque não?
A empresa deve não só ter como objectivo ganhar o máximo mas também ajudar a construir uma sociedade onde todos, desde que trabalhem, tenham emprego. De nada nos vale que tenhamos um aumento do PIB enorme se depois temos uma taxa de desemprego acima dos 7...8% (sabendo que existe sempre o truque das permutas... isto é, para fazer crer que a taxa é menor vai-se permutando os desempregados que ora têm emprego, ora deixam de ter para outros empregados passarem a ter... )
Já cá faltava o intelectual.
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Na mente de muita gente (capitalistas) acham que é a pessoa que tem que dispender dinheiro para aprender a funcionar, mesmo que dps não fique empregadp e fique então coberto de dívidas...Lino Escreveu:Se fizerem uma máquina e não ensinarem as pessoas a trabalhar com ela, como é que ela pode funcionar?? Isso é algo em que muita gente não pensa....
Claro que isto é benéfico para as empresas andarem sp a rodar de pessoal (aproveitarem beneficios fiscais possiveis para pessoas do 1º emprego). Mas se forem elas a terem que pagar a formação, se calhar já pensam duas vezes antes de andar a despedir e dps contratar novas pessoas não por incompetencia dos despedidos mas por esquemas meio duvidosos.
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54