Dungeon & Dragons
-
DaF
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 16:07
Dungeon & Dragons
Há alguém a jogar cá por Coimbra?
-
jota
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 17 novembro 2005 18:49
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
{mineirinha}
- Lendário

-
usaralho
- Lendário

- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
-
jota
- Estreante

hein? confesso que fiquei perdido agora, usaralho... mas será possível convencer-te a jogar outra vez? se já não jogas há algum tempo talvez fiques surpreendido, aquilo está bem melhor que em segunda e terceira edições...usaralho Escreveu: Já joguei, agora não. A m$ faz jogos mais bem feitos que os so'smais coisa menos coisa
quanto à mineirinha, claro que te podes juntar a nós... com um grupo tão reduzido... as regras é q são um pouco complicadas, mas apenas no início. depois entras no espírito do jogo (que não sei se sabes qual é, mas que é realmente muito giro) e aprendes cada vez mais rápido... portanto, se se juntarem 5 ou 6 pessoas (6 seria o ideal), e combinarmos umas sessões, pode ser que dê para fazer qualquer coisa...
era muito porreiro, que eu estou c imensas saudades de jogar...
-
{mineirinha}
- Lendário

-
DaF
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 16:07
-
jota
- Estreante

É mesmo questão de combinarmos, desde que arranjemos, no mínimo 4 pessoas no total... por agora estamos eu, o DaF e a mineirinha, portanto é preciso arranjar mais alguém com vontade... seria melhor arranjar 5, mas pronto, tb se joga com 4.
Quanto às regras, para aqueles que n souberem, também são fáceis de explicar, e eu faço-o sem o menor problema...
O maior problema é mesmo encontrar mais alguém para jogar. Entretanto, se se quiserem encontrar para tomarmos um café e eu explicar algumas coisas para ir adiantando trabalho, é só dizerem!
Quanto às regras, para aqueles que n souberem, também são fáceis de explicar, e eu faço-o sem o menor problema...
O maior problema é mesmo encontrar mais alguém para jogar. Entretanto, se se quiserem encontrar para tomarmos um café e eu explicar algumas coisas para ir adiantando trabalho, é só dizerem!
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
O jogo é basicamente um RPG (tipo jogo de computador) mas jogado num tabuleiro onde, do que sei (e sei pc) cada um escolhe uma personagem com certas habilidades e vai andando pelo tabuleiro onde um 'game master' vai colocando entraves aos objectivos (monstros etc) que são derrotados recorrendo a feitiços e lançamento de dados (para ver o dano causado e afins).
É parecido com aqueles livros que se saltava de um lado para o outro, mas do que sei (e mais uma vez digo que é pc) parece-me mais interessante.
(os fãs de D&D desculpem qlqr baboseira que posso ter dito
)
Se formos a ver Magic e Warhammer são "evoluções" da filosofia do D&D (segue a ideia geral, é como se fosse uma extensão do tipo de jogo )
É parecido com aqueles livros que se saltava de um lado para o outro, mas do que sei (e mais uma vez digo que é pc) parece-me mais interessante.
(os fãs de D&D desculpem qlqr baboseira que posso ter dito
Se formos a ver Magic e Warhammer são "evoluções" da filosofia do D&D (segue a ideia geral, é como se fosse uma extensão do tipo de jogo )
-
usaralho
- Lendário

Agora não tenho pc que aguente o jogo, sorry. Penso que em breve já poderei jogar, depois digo qualquer coisa.jota Escreveu:hein? confesso que fiquei perdido agora, usaralho... mas será possível convencer-te a jogar outra vez?usaralho Escreveu: Já joguei, agora não. A m$ faz jogos mais bem feitos que os so'smais coisa menos coisa
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
usaralho
- Lendário

-
jota
- Estreante

Se calhar foi por isso mm q não percebi, usaralho...
mas não há problema, também não estávamos a especificar, não era?
Ora bem, acho queo corsario-negro resumiu mais ou menos o jogo, só há algumas (pequenas) correcções que eu gostaria de fazer quanto ao que o jogo é. Muito do que vou escrever é em parte opinativo, portanto estará sempre limitado à forma como eu vejo o jogo, mas vou tentar tornar objectivo.
Calculo que muitos de vocês "jogaram" com uns livros de uma série chamada Aventuras Fantásticas, do Ian Livingstone e do Steve Jackson, em que "vestíamos" a pele de um personagem ao longo de uma história... basicamente sempre imaginei isto como se nós fossemos um actor dentro de um filme criado pelos autores, mas com o guião um pouco mais aberto, deixando aos protagonistas da história uma liberdade limitada.
Ora, AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) é mais ou menos isso, mas muito mais. Não o considero um jogo de tabuleiro, porque é, também, muito mais; o que acho que é melhor no AD&D é que, qualquer coisa que se imagine pode ser feita. É essa a beleza, e não estamos limitados a um tabuleiro apenas: o limite é a imaginação de cada um.
De cada vez que me perguntam o que é o AD&D eu respondo da seguinte maneira. Imaginem que estão reunidas à volta de uma mesa 5 pessoas. Uma delas está a contar uma história passada num mundo muito diferente do nosso, onde existe imensa magia, intrigas fantásticas, monstros imbatíveis que ameaçam a humanidade (não é tão cliché, mas enfim, é para vocês perceberem)... até dragões (daí o nome). As outras pessoas estão a participar activamente na história que a primeira (o Dungeon Master) está a contar, e podem ser aquilo que quiserem: desde uma pessoa completamente normal, até um grande feiticeiro, um ninja assassino, um paladino, um padre fervoroso, um ladrão furtivo, um comando, um bardo que conta histórias e canta, etc... qualquer coisa. E, de acordo com os cenários que o DM (Dungeon Master) descreve, assim as pessoas DECIDEM por si o que querem fazer...
Como vêm não é preciso qualquer computador
ou qualquer coisa extra para além de dois livros de regras (que ensinam como jogar), papel, lápis, alguns dados (com 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados)... e MUITA imaginação... para além de nos fazer puxar pela cabeça, é também imensamente divertido!... principalmente se as pessoas que estiverem a jogar levarem a coisa para a brincadeira... depois tudo depende de como se interpreta a personagem que se criou e que se é...
Como já disse as hipóteses são imensas... daí que não seja fácil explicar de uma forma curta e simples o que o jogo é...
Espero que isto tudo ajude, e que consiga convencer alguns a experimentarem... e se experimentarem como deve ser, acreditem, vão adorar!...
[EDIT]: é verdade que magic, warhammer e IMENSOS outros jogos fantásticos vieram retirar ideias ao AD&D... mas o próprio AD&D, há que dizê-lo, retira MUITA coisa do mestre do fantástico: Tolkien... foi com ele que tudo começou...
Ora bem, acho queo corsario-negro resumiu mais ou menos o jogo, só há algumas (pequenas) correcções que eu gostaria de fazer quanto ao que o jogo é. Muito do que vou escrever é em parte opinativo, portanto estará sempre limitado à forma como eu vejo o jogo, mas vou tentar tornar objectivo.
Calculo que muitos de vocês "jogaram" com uns livros de uma série chamada Aventuras Fantásticas, do Ian Livingstone e do Steve Jackson, em que "vestíamos" a pele de um personagem ao longo de uma história... basicamente sempre imaginei isto como se nós fossemos um actor dentro de um filme criado pelos autores, mas com o guião um pouco mais aberto, deixando aos protagonistas da história uma liberdade limitada.
Ora, AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) é mais ou menos isso, mas muito mais. Não o considero um jogo de tabuleiro, porque é, também, muito mais; o que acho que é melhor no AD&D é que, qualquer coisa que se imagine pode ser feita. É essa a beleza, e não estamos limitados a um tabuleiro apenas: o limite é a imaginação de cada um.
De cada vez que me perguntam o que é o AD&D eu respondo da seguinte maneira. Imaginem que estão reunidas à volta de uma mesa 5 pessoas. Uma delas está a contar uma história passada num mundo muito diferente do nosso, onde existe imensa magia, intrigas fantásticas, monstros imbatíveis que ameaçam a humanidade (não é tão cliché, mas enfim, é para vocês perceberem)... até dragões (daí o nome). As outras pessoas estão a participar activamente na história que a primeira (o Dungeon Master) está a contar, e podem ser aquilo que quiserem: desde uma pessoa completamente normal, até um grande feiticeiro, um ninja assassino, um paladino, um padre fervoroso, um ladrão furtivo, um comando, um bardo que conta histórias e canta, etc... qualquer coisa. E, de acordo com os cenários que o DM (Dungeon Master) descreve, assim as pessoas DECIDEM por si o que querem fazer...
Como vêm não é preciso qualquer computador
Como já disse as hipóteses são imensas... daí que não seja fácil explicar de uma forma curta e simples o que o jogo é...
Espero que isto tudo ajude, e que consiga convencer alguns a experimentarem... e se experimentarem como deve ser, acreditem, vão adorar!...
[EDIT]: é verdade que magic, warhammer e IMENSOS outros jogos fantásticos vieram retirar ideias ao AD&D... mas o próprio AD&D, há que dizê-lo, retira MUITA coisa do mestre do fantástico: Tolkien... foi com ele que tudo começou...