Eleições autárquicas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:Eu odeio oficialmente Vitor Baptista (ou lá como se escreve o nome dele). Desde as 9h da manhã de hoje (Domingo) que está um carro de campanha deles parado à minha porta, a repetir "Vota no partido socialista <música rasca> Vota Vitor Baptista <música rasca>". Eu não sei que raio é que a campanha do PS pretende conseguir com isto, mas o meu voto não deve ser. :roll:
LOL então também não vou votar no candidato do PSD aqui de montemor porque também estive a gramar com o carro da campanha dele à minha porta... e isto ao domingo de manha é muito mau depois de uma noitada :x

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Devia haver regras contra fazer campanha política dessa maneira aos domingos de manhã. Que distribuam panfletos tudo bem, agora estar sempre a repetir a mesma coisa, durante horas? Mas este pessoal das campanhas não tem imaginação? :?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Damn, parece que escolheram o Domingo para fazer campanha aqui. Há bocado passou o carro do PSD e agora o da CDU.

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »


Deixando-se cavalgar pela direita com prazer

É um artigo demolidor para o comunista Gouveia Monteiro, grande aliado da direita nestes últimos quatro anos.
Ele e Boaventura Sousa Santos calaram-se durante 1.460 dias, um silêncio pesado demais.
À verborreia de contornos epileptiformes sucedeu-se um silêncio cúmplice. As foices e os martelos são agora de plástico, pelo menos em Coimbra. Os amanhãs radiosos de antanho cantam hoje a finados.
A denúncia dos peixinhos da horta e dos gatos que ladram, pela pena de João Silva (Campeão das Províncias, 29 de Setembro de 2005).



Diz o candidato da CDU que o Dr. Carlos Encarnação chegou ao poder em 2001 cavalgando várias lutas de esquerda e que a oposição ao Dr. Machado desenvolvida pelo Congresso da Cidade bem como por movimentações de moradores não era protagonizada por gente de direita.
Esqueceu-se de acrescentar que essa gente, que não era de direita e que se deixou cavalgar nas suas lutas pelo candidato da direita, também se deixou conduzir silenciosamente durante estes quatros anos pelo Dr. Carlos Encarnação.
Mas o candidato da CDU sabe do que fala. Há quatro anos a sua grande luta foi contra o PS e o Dr. Manuel Machado. Não estava nada preocupado que o Dr. Carlos Encarnação e da direita cavalgassem as ditas lutas de esquerda, que a CDU ia desenvolvendo e instrumentalizando, pelo contrário a imagem é a de que se deixou cavalgar com prazer. Se esta atitude política do Dr. Gouveia Monteiro e da CDU não é de estranhar, porque é público e notório que para eles, em Coimbra, o aliado preferencial sempre foi a direita, não se pode deixar de reflectir sobre a contestação que há quatro anos outros protagonistas faziam ao PS e ao Dr. Manuel Machado e que de depois das eleições se sumiram.
Onde têm estado aqueles que tanto falavam na qualidade da democracia em Coimbra e que como irados profetas erguiam as tábuas da lei da democracia participativa, fazendo criticas cegas e injustas e contundentes julgamentos da gestão PS, declarando-se, com cândida postura, de independência partidária e de empenhada participação cívica? Onde estão e onde estiveram este quatro anos? Porque fugiram de continuar a dar a sua participação cívica a Coimbra?
Das obras mais significativas, idealizadas e realizadas pelo Dr. Carlos Encarnação, como foram: a construção do Estádio Municipal de Taveiro; o processo Eurostadium; o separador mutante da Av. Gouveia Monteiro; as graníticas rotundas na cidade; e o lançamento do Fórum em St.ª Clara, digam, por favor, eméritos defensores da discussão e do debate público, em que momento foram chamados à discussão destes projectos? Expliquem aos cidadãos de Coimbra qual foi o vosso contributo nestes processos e porque estiveram calados!
Digam, ainda, aos cidadãos de Coimbra qual foi o nível de discussão e de participação que tiveram nos orçamentos da Câmara, nestes quatro anos. Quem tanto apelava à elaboração de orçamentos participativos, que, inclusivamente, trouxe um prefeito de uma cidade brasileira, para explicar a técnica, e que ouviram o Dr. Carlos Encarnação elogiar esse método e comprometer-se mesmo com ele, como é que justificam que pela primeira vez na Câmara de Coimbra os orçamentos não tivessem sido discutidos com ninguém. Nem a oposição municipal foi ouvida!
Afinal onde têm estado esses heróis defensores da cidade e criadores do Conselho da Cidade. Onde esteve a Pró-Urbe durante estes anos em que, objectivamente, a qualidade da democracia em Coimbra desceu ao mais baixo nível? Não acredito que se tenham simplesmente rendido ao sorriso do Dr. Carlos Encarnação. O seu silêncio só se compreende por um acordo ou por um negócio político, escolham a versão que quiserem.
No fundo as afirmações do candidato da CDU trouxeram duas ideias. A primeira foi a de que na actividade política local há uma espécie de peixinhos da horta, gente que não é de direita mas que serve silenciosamente a direita, que não é carne nem peixe mas uns vegetais disfarçados a fingir o que não são. A segunda, baseada numa análise concreta da realidade política local, é a de que há aqui uma espécie de gatos que ladram. São aqueles que renegando a sua própria natureza, fazem uma enorme contestação à esquerda e depois acomodam-se a ronronar no colo da direita.
Para perceber melhor tudo isto basta pensar no que diriam o Dr. Gouveia Monteiro e o Professor Boaventura de Sousa Santos se fosse o Dr. Manuel Machado, numa gestão PS, que tivesse nomeado o presidente da Académica director Municipal do Urbanismo da Câmara. Como foi o Dr. Carlos Encarnação, numa gestão de direita, os dois estão calados e um até é conivente com esta nomeação.

João Silva
Campeão das Províncias, 29 de Setembro de 2005

Ora nem mais...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Há sempre muito a criticar... mas é pena que só se critique e não se veja o que de bom foi feito.
Da parte do Gouveia Monteiro e com a liberdade que tinha acho que fez um bom trabalho (exemplos disso são a recente noticia de haver uma tentativa de remodelar o parque habitacional histórico, as actividades desenvolvidas para transformar o bairro do ingote num local menos problemático, etc).

Mas se calhar é preferivel falar do derrapanço económico da Ponte Europa/Rainha Santa no tempo do Manuel Machado e que até agora ninguém foi responsabilizado e punido...

Mas realmente as rotundas... Manuel Machado construiu ('o caga rotundas'), Carlos Encarnação efectuou o modding (granito). :x

Tb não percebo mt bem aquilo de Santa Clara que já provocou a morte a mais um rapaz atropelado em frente à escola secundária.. já para não falar que essa rua não tem placas a indicar em qual das 3 filas temos que estar para ir para Santa Clara (e qd chegamos à cortada já só há traços continuos).



De qualquer das maneiras... acho que é preferivel o Encarnação a alguém como o Machado... mas também prefiro o Gouveia Monteiro ao Encarnação, até prova que ele não seja melhor.

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

A melhor opção é n votar em nenhum deles...votar em branco ou n ir votar...pelos vistos todos fizeram as suas asneiras, algumas grandes outras pequenas...enfim. O nível dos candidatos q temos hoje em Coimbra reflecte a perda de importância da própria cidade. Seja quem for q ganhe n me parece q venha conseguir tirar Coimbra da pasmaceira em q vive. Enfim...Vamos mudar Coimbra...falta saber é para onde :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Interessante, só na segunda feira antes das eleições é que a Câmara começa a construir o campo de jogos no Monte Formoso?? É mesmo só para tentar ganhar mais uns votos! :roll: Vá lá, temos o campo, aleluia!!
E no bairro estamos sempre a levar com o carro da CDU. Eles querem mais 4 anos em Eiras, é só por isso... e porque o Monteiro faz muito pelo Ingote quando o concelho tem mais que isso...

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

bem quando hoje á tarde vi o "bus" de 2 andares da campanha socialista na rotunda da Casa do Sal..com dezenas de ignóbeis da JS..apeteceu-me vomitar! de tanta estupidez acumulada!!
Onde é que estão esses sábios jovens..quando a cidade mais precisa deles?!
Onde estavam essas vergonhas quando a cidade teve de lutar contra a co-incineração?????!!!

Nunca tinha visto um trilho eléctrico daqueles..que palhaçada, as pessoas que passavam..riam-se da tristeza que viam..enfim..na certa que não veremso tal circo nos próximos 4 anos...graças a Deus...

Mal empregado dinheiro..dos nossos impostos!! E ainda gozam com o camião americano do Isaltino de Oeiras...aqui em Coimbra..temos um Bus londrino... :evil:

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

bem quando hoje á tarde vi o "bus" de 2 andares da campanha socialista na rotunda da Casa do Sal..com dezenas de ignóbeis da JS..apeteceu-me vomitar! de tanta estupidez acumulada!!
Onde é que estão esses sábios jovens..quando a cidade mais precisa deles?!
Onde estavam essas vergonhas quando a cidade teve de lutar contra a co-incineração?????!!!
Se calhar houve alguns assuntos como a própria derrapagem financeira da ponte europa, que foram levados à assembleia da republica (com um mínimo obrigatório de 4000 assinaturas para que se veja discutido o que se apresenta), devido à actuação no terreno da JS ...

Aliás, o problema é mesmo esse: na altura esse grupo de pessoas não era JS porque estavam na oposição a uma JS que nada fazia. Agora, alguma coisa mudou ...

E se calhar a JS até lutou mais contra a co-incineração do que os senhores do PSD ...

Isto só para que fique claro, pois não sou de uns nem de outros. Sou apenas um cidadão atento ...

harpsi

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

MIG-L Escreveu:Onde estavam essas vergonhas quando a cidade teve de lutar contra a co-incineração?????!!!
A co-incineração foi sugerida pelo governo do PS... pelo que provavelmente estavam a apoiar a ideia...
harpsi Escreveu:Se calhar houve alguns assuntos como a própria derrapagem financeira da ponte europa, que foram levados à assembleia da republica (com um mínimo obrigatório de 4000 assinaturas para que se veja discutido o que se apresenta), devido à actuação no terreno da JS ...
A derrapagem que ocorreu devido à anterior gestão socialista da câmara? :?

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

A derrapagem que ocorreu devido à anterior gestão socialista da câmara?
Dizes tu ...

Foi de ambos. Afinal, até o Encarnação até poderia ter reduzido os custos de tão grandiosa obra. No final, até sobrava dinheiro, veja-se ... só que como já estava no orçamento, tinha de se gastar, isto dito por engenheiros que trabalharam na própria obra ...

Conclusão: ambos têm culpas no cartório.

harpsi

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

harpsi Escreveu:Conclusão: ambos têm culpas no cartório.
A obra foi completamente tratada pelo anterior executivo (que escolheram o projecto mais caro e grandioso, em vez de uma solução muito mais simples, porque queriam uma obra grande para as eleições). A única coisa que o actual executivo fez foi corrigir todos os problemas da obra (alguns dos quais eram técnicos e eram tão graves que quase levaram ao cancelamento da construção). Dizer que a culpa é dos dois não me parece fazer muito sentido, quando o projecto foi decidido e orçamentado pelo anterior executivo, sendo que o actual ainda teve que resolver os vários problemas de um projecto feito à pressa para as eleições... :?

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

A obra foi completamente tratada pelo anterior executivo (que escolheram o projecto mais caro e grandioso, em vez de uma solução muito mais simples, porque queriam uma obra grande para as eleições). A única coisa que o actual executivo fez foi corrigir todos os problemas da obra (alguns dos quais eram técnicos e eram tão graves que quase levaram ao cancelamento da construção). Dizer que a culpa é dos dois não me parece fazer muito sentido, quando o projecto foi decidido e orçamentado pelo anterior executivo, sendo que o actual ainda teve que resolver os vários problemas de um projecto feito à pressa para as eleições...
Só conhecendo a história toda por dentro é que se chegam a certas conclusões. Mas daí a ser obra para as eleições ... É que a ponte esteve pronta muitíssimo depois das eleições ...

harpsi

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Mas começou antes das eleições... por isso é que foi tudo decidido à pressa, o objectivo era anunciar o lançamento da obra antes das eleições, usando isso como trunfo durante a campanha. Também foi por isso que se optou por um projecto sem grande sentido e cheio de problemas técnicos, quando havia uma alternativa muito mais eficaz e barata (mas, curiosamente, o factor "custo" foi eliminado dos factores a avaliar no concurso). A culpa do "desastre" da Ponte Europa foi totalmente do Machado... o "salvamento" foi responsabilidade do Encarnação (infelizmente, também a mudança de nome foi).

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Bom, o Machado terá as suas culpas no cartório em relação a determinados projectos ou assuntos, como o Encarnação as terá noutras situações.

No fundo não se melhorou grande coisa, até porque o dolce vita e afins não são da responsabilidade da câmara. Continuo a demorar 30 ou 40 minutos da solum aos HUC de autocarro, num trajecto que se faz em 3 minutos de carro, isto só para dar um exemplo.

Eu pelo menos, por mim falo: a minha qualidade de vida não aumentou por aí além, no que toca a situações que são da responsabilidade do executivo camarário. Bom, quanto mais não seja porque compras no dolce vita são só mesmo para alguns ... :lol: :lol: :lol:

harpsi