880.11€ de propina!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois, deve estar aí o motivo para a divergência de opiniões. :)

No meu caso, o que não usar nos próximos tempos muito provavelmente nunca irei usar.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Nas universidades temos professores com elevado QI, mas baixissimo QE (quociente emocional). No tempo que dedicam ao estudo e a investigação esquecem-se da vida social, tornam-se pessoas com dificuldades em ter uma conversa simples. As pessoas com mais capacidades empreendedoras envolvem-se em projectos inovadores, coisas mais estimulantes.

Eu ando agora numa acção de formaçao em que o formador mais parece um professor universitario (na formação é suposto haver uma ligação muito maior no grupo e assuntos mais práticos). Aquele homem é uma pessoa com uma carreira incrivel, mas nem nos 10 minutos de intervalo conseguimos falar com ele de algo que nao seja economia, politica, altas tecnologias, americanos.... não desliga...

Isto não vem muito a propósito... mas acho que o que se passa com os professores é semelhante ao que se passa na política.
O país precisava de bons gestores, com ideias criativas (porque as soluções tradicionais que se aprendem nos livros ja esta visto que nao dao resultado, porque a realidade mudou, e os livros não) mas esses estão nas grandes empresas, em multinacionais, não estão para se meter na politica a ganhar muito menos, sujeitar-se a ter a vida escancarada em praça publica... Quem está na politica, é quem deseja ter notoriedade, não pelo reconhecimento do trabalho, mas duma maneira fácil... A politica é tipo bigbrother, que fabrica "famosos" instantaneamente.
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Em parte sou obrigado a concordar contigo mas também acredito que existam políticos que têm como objectivo tornar a nossa vida melhor. Muitos destes são os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Pequenas Câmaras Municipais que não ocupam o cargo para se vangloriarem mas para servirem as pessoas de onde vieram.
"My body lie, but still I roam..."

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Sim, também concordo contigo. Esses politicos não são tão mediáticos, e a esse nivel conta muito mais a pessoa, do que o partido, ao contrario dos politicos "topo de gama" que muitas vezes são fantoches da máquina partidária que está por detrás deles.

As Câmaras Municipais precisam de uma pessoa dinâmica e lutadora, que vá a Lisboa lembrar que os pequenos também precisam de ajuda.
Quem conhecer o meu concelho: Cantanhede poderá dizer a mudança que houve (para melhor) quando mudou o presidente de há 10 anos.
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

JulesS Escreveu:Sim, também concordo contigo. Esses politicos não são tão mediáticos, e a esse nivel conta muito mais a pessoa, do que o partido, ao contrario dos politicos "topo de gama" que muitas vezes são fantoches da máquina partidária que está por detrás deles.

As Câmaras Municipais precisam de uma pessoa dinâmica e lutadora, que vá a Lisboa lembrar que os pequenos também precisam de ajuda.
Quem conhecer o meu concelho: Cantanhede poderá dizer a mudança que houve (para melhor) quando mudou o presidente de há 10 anos.
do 8 pro 80! embora muitos nao o reconheçam ou nao queiram admitir. até tentam criar novos concelhos dentro do concelho :s

penso que o mesmo se vai passar com montemor agora que a gestao mudou e o que deveria ter sido feito À 10 anos se está a fazer agora!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hoje fui aos serviços académicos fazer o pedido para a certidão de final de curso e diploma. Enquanto esperava, tive tempo para ler todos os editais que lá estavam afixados. Fiquei a saber que as propinas passaram a barreira dos 900 euros. Se eu já achava os 880 euros abusivos, então mais um aumento... é ridículo. Continuem a dificultar o acesso ao ensino superior e depois quero ver como é que nos tornamos competitivos... o governo deve estar à espera que seja por magia. :?

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois e eu la tive de pagar mais um xekezinho de 312 euros ....enfim propinas....

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Estão a pagar a marca.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Giro é que muitos dos que defendem estas propinas são os mesmos que andaram a pagar ninharias (mesmo para a época deles). Deviam-nos era obrigar a pagar a diferença desta propina para as propinas deles (já com as conversões feitas tendo em conta desenvolvimento economico desde então etc...).


Enfim... gastam-se milhões de euros em estádios de clubes (entidades privadas que de utilidade pública não são nada), aeroportos, TGVs... obras que ficam pelo triplo e não são apuradas responsabilidades... mas nas Universidades, no conhecimento, no VERDADEIRO futuro deste país desinveste-se... ainda por cima para depois os alunos andarem com horários de m3rda (pelas propinas que se anda a pagar deviam era deixar os alunos ter o horário que ele quisesse!).


Epá... no meu primeiro ano de Universidade (estou na 4ª matricula) paguei uns 70 contos (300 e tal euros) ... agora já vai qs no triplo... por favor... os meus pais não são ricos... aguenta-se com isto mas praticamente passando férias em casa, etc...


O Zé aperta o cinto... os bancos e empresas públicas que aumentam os preços dos seus produtos todos os anos (ou qs todos os meses diga-se nalguns casos) têm SALDOS POSITIVOS de milhões e milhões de euros... resumindo: ANDAMOS A SER CHULADOS POR F***** DA P*** CAPITALISTAS.


Honestamente... haviam de ser todos... eu bem sei o que haviam... anormais que ao fim de 5 anos num Banco de Portugal e CGD (fruto de cunhas pq competência vê-se que abunda pois o país continua na lama) têm reformas logo que os nossos pais nem com 50 anos de serviço irão ter.... e nem venham que no privado são melhor pagos e por isso é que não há competencia no Estado porque isso é mentira e foi demonstrado na televisão e jornais ainda há bem pouco tempo que os gestores públicos são pagos a peso de ouro!


Eles que continuem a esticar muito a corda... isto vira Argentina e é se as Forças Armadas não limparem primeiro o sarampo a estes politicos corruptos e vergonhosos que mancham a nossa Democracia e ameaçam a nossa Liberdade.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

corsario, falaste bem até chegares à parte das forças armadas! Forças quem?? Forças alcoólicas!? Não contemos com a ajuda desses desta vez :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

E como é das prestações de propinas? Alguém me sabe dizer qual a divisão anual do pagamento ?

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Divide por 3. A primeira prestação penso ser ligeiramente inferior, mas são 3 vezes.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Acho um abuso a quantia exurbitante que pedem para pagarmos para andar a frequentar o ensino superior! Em muitos países por esse mundo fora, os alunos nao gastam nem metade do que nos gastamos cá em Portugal com o ensino! é um abuso! Se ao menos inda pasgassemos para termos as infra-estruturas decentes e todos os equipamentos necessários necessários para dar-se uma aula de jeito...nao! Muitas vezes tá tudo a cair de "podre".
Tenho amigos meus a estudar na UA a dizer k vou ser burra a ir para Coimbra porque tá tudo a cair aos bocados...não é coisa de se admirar mas tem que se ver bem que a Ua é uma universidade " recente" e agora tao a construir um departamento para futuro curso de Medicina!....
E a propina lá é um abuso:x 900€
Com estas propinas tão elevas, com os salarios tao baixos que a populaçao recebe, é natural que Portugal esteja na lista dos paises com menos educaçao....!

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Cá também supostamente estão a construir edificios novos junto dos HUC com residências estudantis e instalações para onde a FMUC se irá mudar.

:P

Quanto a cair aos bocados... alguns edificios estão, outros não...

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

900€ para ir ter aulas num forno (UPC) é demais... é que é uma cena nova e constroiem de qualquer maneira!

Responder