Novo tarifário Sapo ADSL

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem este assunto não se enquandra bem aqui...mas era para não abrir um topico desnecessário, mas a mais alguém apareceu uma Taxa Municipal de Direitos de Passagem na factura da ADSL deste mês?! tou a ficar f*d*d* com isto... inventam mil e uma coisas para um gajo pagar... bolas!

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Também tenho Sapo ADSL.
A minha data prevista de migração é "Disponível Brevemente" :cry:

Quem já migrou de 512 para 2M o que diz? Vale a pena eu chorar por ainda não ter? Ou, pelo contrário, não trouxe grande alteração...?

Avatar do Utilizador
|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Mensagens: 741
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55
Localização: algures por cbr

Mensagem por |Johnnywalker| »

eu ja "migrei" a cerca de 2meses e sinceramente ñ notei grandes alterações :whistle:
TRUST ME, I KNOW WHAT I'M DOING...

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Nem de propósito, ontem bateu-me à porta um vendedor da Clix ADSL.
Pelos vistos já está disponível na minha zona e o facto de não ter de pagar a assinatura mensal à PT deixa-me a pensar mudar...

Só que fui dar um salto à página da CLIX e li o seguinte em "letras pequenas", que passo a transcrever:

"De ter em atenção que a velocidade contratada não é directamente proporcional à velocidade de transferência de dados (downloads):

» Uma velocidade de 2 Megas significa que poderá fazer downloads até 256Kbps
» Uma velocidade de 4 Megas significa que poderá fazer downloads até 512Kbps
» Uma velocidade de 8 Megas significa que poderá fazer downloads até 1024Kbps
» Uma velocidade de 16 Megas significa que poderá fazer downloads até 2048Kbps "

(tirei isto de http://acesso.clix.pt/internet/adsl_2megas_faq.html#ate)

Fiquei logo desiludido. Se estivesse a pensar mudar do meu Sapo ADSL de 512kbps para 2 Megas da Clix, a velocidade de download na prática era 256kbps - andava para trás!!!!!

Não me parecem nada correcto estes estratagemas em que chamam 2 Megas a uma velocidade máxima de download de 256kbps!

A única vantagem era mesmo não pagar a assinatura da PT...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Não é um estratagema, é a aplicação de diferentes unidades. Os megas estão em megabit. Como cada byte é equivalente a 8 bits, um megabit = 128 kbytes. Logo, com uma ligação de 4 megabits, fazes downloads a 512 kbytes/sec (na realidade é a um valor menor, devido a outra informação que se tem de transmitir). Isso acontece com todos, não é só com o Clix.

Agora, eles têm é aí uma coisa errada, que é escrevem kbps em vez de kB/sec ou kbytes/sec... mas presumo que isso seja um erro de descrita do que um valor real, porque senão era mesmo muito mau. :?
Última edição por Pedro em quarta-feira, 13 julho 2005 12:56, editado 3 vezes no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Mas isso não é novidade nenhuma. Quando tinhamos 56k também não se faziam downloads a 56kbps.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Pedro Escreveu:Os megas estão em megabit. Como cada bit é equivalente a 8 bytes, um megabit = 256 kbytes. ...
Um pequena correcção:

1 MBit -> 128 kB

E a Clix não foi lá muito inteligente. Mais valia deixar o pessoal aderir e posteriormente explicar como funciona as medidas caso o cliente solicitasse essa explicação. Assim quem não está dentro do assunto, pode nem chegar a aderir à ADSL Clix. Ou então explicava o assunto como deve ser.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Gold Escreveu: Um pequena correcção:

1 MBit -> 128 kB
Ooops, distraí-me. Já editei. :oops:

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Pedro Escreveu:Como cada bit é equivalente a 8 bytes
Já agora só mais uma pequena correcção: 1 byte é que tem 8 bits

Eu não aderirei de certeza ao Clix ADSL. Para ter o equivalente ao que tenho agora (até 512 kbps da Sapo - medi agora mesmo 420 kbps neste medidor: http://www.speakeasy.net/speedtest/) teria de assinar o serviço que eles chamam 4 Megas, que ficaria +/- pelo preço que pago agora.
A unica vantagem seria não pagar a assinatura da linha telefónica.
Mas como não gosto de artimanhas comerciais (que para mim é o que isto é), não mudarei para já.

Isto levanta-me a questão dos novos plafonds da Sapo:
será que as migrações dos serviços já existentes são mesmo um aumento real de velocidade? Ou apenas passaram a chamar nomes diferentes aos plafonds de tráfego para lidar com a concorrência?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

mario Escreveu: Já agora só mais uma pequena correcção: 1 byte é que tem 8 bits
É o que dá acordar às 9 da manhã... :?

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

"De ter em atenção que a velocidade contratada não é directamente proporcional à velocidade de transferência de dados (downloads):

» Uma velocidade de 2 Megas significa que poderá fazer downloads até 256Kbps
» Uma velocidade de 4 Megas significa que poderá fazer downloads até 512Kbps
» Uma velocidade de 8 Megas significa que poderá fazer downloads até 1024Kbps
» Uma velocidade de 16 Megas significa que poderá fazer downloads até 2048Kbps "
se for em kBytes bate certo...


eu com netrabo 256 Às vezes sako a 70 e com batrakio 512 sako a 64 kBs

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

mario Escreveu:Fiquei logo desiludido. Se estivesse a pensar mudar do meu Sapo ADSL de 512kbps para 2 Megas da Clix, a velocidade de download na prática era 256kbps - andava para trás!!!!!

Não me parecem nada correcto estes estratagemas em que chamam 2 Megas a uma velocidade máxima de download de 256kbps!

A única vantagem era mesmo não pagar a assinatura da PT...
No meu caso, que apenas pretendo ter um acesso à Internet que me permita fazer basicamente pesquisa e não downloads, aconselhas-me o Clix ADSL 2Mb ou há soluções melhores?

Já agora, a linha telefónica de casa está a ser usada numa ligação ADSL pelo meu irmão, caso queria ter uma ligação para mim posso usar a mesma linha (número) ou terei de pedir que me instalem uma nova?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

azuKi Escreveu:
mario Escreveu:Fiquei logo desiludido. Se estivesse a pensar mudar do meu Sapo ADSL de 512kbps para 2 Megas da Clix, a velocidade de download na prática era 256kbps - andava para trás!!!!!

Não me parecem nada correcto estes estratagemas em que chamam 2 Megas a uma velocidade máxima de download de 256kbps!

A única vantagem era mesmo não pagar a assinatura da PT...
No meu caso, que apenas pretendo ter um acesso à Internet que me permita fazer basicamente pesquisa e não downloads, aconselhas-me o Clix ADSL 2Mb ou há soluções melhores?

Já agora, a linha telefónica de casa está a ser usada numa ligação ADSL pelo meu irmão, caso queria ter uma ligação para mim posso usar a mesma linha (número) ou terei de pedir que me instalem uma nova?
Cada linha telefónica só pode ter um serviço de ADSL! Tens que instalar uma nova. Não percebo é porque não podem partilhar a mesma linha ? se o problema é a velocidade, contratem os 4MB da CLIX em vez do serviço de 2MB, de certeza ficará mais barato que a vossa situação actual. Tens é de ver a situação do teu irmão, se ele usa a ligação somente para uso "normal" (e-mail e navegar na rede) ou é um "massive downloader".

Caso seja a primeira hipótese, uma solução barata tipo router/switch/modem e ligação de 2MB da CLIX, servirá perfeitamente, senão é melhor colocar a ligação de 4MB.

PS: bem-vindo ao fórum Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Estes gajos do sapo deviam mudar o slogan de "Sapo vive a assapar" para "Sapo vive a chular!" acho que ficava mais coerente com o serviço/preço que prestam... supostamente devia estar ligado a 2mb e tou ligado à velocidade extra ultra hiper rapida de 96kb...enfim :roll: já n suporto a porcaria dos mails de resposta que ele têm pre-definidos :evil:

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

duffy Escreveu:Estes gajos do sapo deviam mudar o slogan de "Sapo vive a assapar" para "Sapo vive a chular!" acho que ficava mais coerente com o serviço/preço que prestam... supostamente devia estar ligado a 2mb e tou ligado à velocidade extra ultra hiper rapida de 96kb...enfim :roll: já n suporto a porcaria dos mails de resposta que ele têm pre-definidos :evil:
és tu e eu! mas ca para mim acho que a culpa tb cai em cima da 500 md :roll:

Responder