Problema no 1º boot do dia

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
jota-pe
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 17:59

Problema no 1º boot do dia

Mensagem por jota-pe »

Estranho não é?! Mas é verdade. Quando o meu pc está mais do que 1 hora sem estar ligado, e só nessa situação, ele reinicia sózinho a meio do carregamento do windows (sem dar qualquer tipo de erro)... depois disso tem um comportamento perfeitamente normal...

Agradeço a quem me possa ajudar a resolver esta situação caricata...

Windows XP Pro

Hardware:
fonte alim. 450w
processador AMD Athlon XP 3200+
board MSI KT6 Delta FISR
gráfica MSI Gforce FX 5900XT VTD128
disco Seagate SATA Barracuda 7200rpm 160Gb
memória 4bit pc400 512Mb (x2)
Última edição por jota-pe em sexta-feira, 17 dezembro 2004 18:28, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu apostava num problema ao nível da motherboard ou da fonte de alimentação.

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

Será???!!!
Ambas são practicamente novas...
Última edição por jota-pe em sexta-feira, 17 dezembro 2004 18:29, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Podem ter vindo com defeito. Pelo estilo do problema, é quase de certeza de hardware (o facto de só ocorrer após estar desligado uma hora aponta para isso). E os únicos componentes que estou a ver que possam causar esse problema nessa situação são estes dois... por isso é quase de certeza um deles. É uma questão de experimentares outra fonte ou outra board e ver qual deles resolve a situação (se são praticamente novos, ainda estão na garantia... pelo que podes sempre queixar-te na loja).

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

Da fonte não é porque eu já tentei outra e o problema manteve-se... Poderá ser da board...

Mas queria ter a certeza antes de ir com ela para a loja... Queria tentar resolver de outra forma (se é que ela existe). Se alguém tiver alguma ideia...
Tipo alguma configuração incorrecta que eu não tenha reparado... Sei lá!...

Muito obrigado pelas respostas Pedro :D
Se não conseguir resolver de outra forma vou tentar convencer o vendedor a trocar-me a board...

andre_aac_12
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Também acho a board suspeita mas ao mesmo tempo :? :?

tipo vais a loja onde compras-te e dizes o problema e dizes pa eles porem outra board pa ver s o problema persiste

se persistir ja sabes........................... exige outra :!: :!:

vou tentar convencer o vendedor a trocar-me a board...
Lembra-te que se o problema for da motherboard, tens a lei do teu lado :!: :!:

Vai dando noticias

Cumps

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

Obrigado andre_aac_12...

Eu só não percebo porque é que só reinicia automáticamente quando o pc está parado à muito tempo...
terá a ver com a temperatura?! :?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Electrónica não é o meu ponto forte, mas provavelmente deve ser um condensador que está nas últimas.

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

pra mim é um problema nas velas... :? :? :? :lol:

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

nao levem a mal o facto de eu ter brincado com a situação mas às vezes dá vontade de rir :oops:

chorar nao adianta não é?!... :D

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eis um texto que encontrei numa pesquisa rápida dizendo como identificar falhas num condensador de uma motherboard. De referir que este texto refere-se a um artigo sobre vários problemas registados em condensadores que possuem um defeito de origem e que equipam motherboards das seguintes marcas: Abit, A-Open, ECS e MSI (entre outros).
When these capacitors fail, the signs are generally quite obvious. The top of the case may be split open or "bulged" upward and/or the can may be dislodged from its base (the rubber seal). There may also be an unpleasant smell and signs of electrolyte leakage nearby.

Even more obvious is the muffled explosion followed by the blank screen. Thankfully, we've heard that this failure mode is quite rare!

However, before catastrophic failure eventuates, all kinds of annoying symptoms can occur. These can range from intermittent boot failures to lock-ups in Windows. Eventually, the affected PC will refuse to boot at all, perhaps even before the culprits have showed themselves!
Deixo-te também um link para um artigo onde mencionam este problema e que possui imagens que te podem ajudar a detectá-lo: http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleID=195

jota-pe
Estreante
Estreante

Mensagem por jota-pe »

Obrigado mais uma vez, por perderes tempo com minha causa. quando chegar a casa vou olhar com mais atenção para a board e tentar descobrir condensadores a verter...

Entretanto aceito mais sugestões.

tb estou a pesquisar, mas não é fácil enquanto se trabalha... :roll:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem, apesar do XP tb ter as suas manias, e eu ja vi delas mt estranhas, apoio tb a teoria da motherboard, visto k ja experimentaste com outra fonte... axo k n tens outra hipotese senão testar outra motherboard...

Oka_Game
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Eu sinceramente acho que o problema está entre a cadeira e o computador... :twisted:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Oka_Game Escreveu:Eu sinceramente acho que o problema está entre a cadeira e o computador... :twisted:

:D :D :D