Como está a ser o teu dia-a-dia?

Para discussões e informação relacionadas com o Coronavírus COVID-19.
Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

A máscara ok, tem de ser enquanto não houver vacina ou tratamento eficaz. Eu tenho a aplicação instalada e encorajo toda a gente a usar (senão não serve de nada), já isso da polícia fiscalizar telemóveis, não acredito...Imagina se eu deixo mexer no tm :no:
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Pelo que aparece em alguns jornais, como neste link, a proposta contempla dar às polícias autoridade para revistas e para ver o telemóvel, podendo prender quem se recusar. Isto parece algo tirado daqueles filmes distópicos e tem uns toques de autoritarismo preocupantes...

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

:shock: Não consigo acreditar que isso seja alguma vez implementado! A minha avó tem (por opção) um daqueles tm básicos, duvido que dê para instalar a App - vão prende-la? Ou oferecem-lhe um tm novo? :lol: Mas uma coisa é certa: a aplicação é inútil se a generalidade das pessoas não usarem. Também é verdade que houve um relaxamento chocante, isto é para assustar qb, só para o pessoal atinar e cumprir as regras sanitárias com rigor.
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Entretanto parece que já recuaram na ideia da obrigatoriedade da app, e vão manter apenas a questão das máscaras.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

Pois, máscaras e distância - as 2 coisas em simultâneo, não esquecer. Estou sempre a recuar, a afastar-me das pessoas, que parece que não entendem, continuam a aproximar-se :roll: (e não é receio por mim, o risco sou eu, que estou diariamente exposta)
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Ontem passei novamente na Universidade e notei algumas diferenças em relação às semanas anteriores. A principal é que deixei de ser praticamente a única pessoa de máscara - embora ainda visse aqui e ali uma ou outra pessoa sem máscara, a maioria estava a usar.

As ruas e os cafés estavam um pouco mais vazios que o normal, mas era uma diferença muito ligeira. O trânsito também me pareceu mais reduzido que o normal. Continuo a ver os mesmos ajuntamentos, mas pelo menos as pessoas agora estão a usar máscara.

A nível de medidas de segurança, parece-me tudo semelhante. Continua a haver controlo de temperatura para entrar na faculdade, com acessos controlados por cartão. À hora a que fui estava quase tudo vazio no interior, mas como estou a frequentar aulas depois das 18h, não sei como a situação é durante o dia.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

O que o nosso dia a dia mudou, nunca poderia imaginar! Não visito família nem amigos, n/ vou a festas, nem a restaurantes, bares, ginásios, nada. Reuniões só por videoconf. No trabalho é máscara 100% do tempo (já era, mas agora só retiro p/ beber, se n/ estiver ninguém perto). Equipas em espelho, horários desfasados, e máscaras FP2 ou 2 cirúrgicas (mudadas cada 4h). Passo frio, ninguém liga ar condicionado, usamos radiadores a óleo. Desinfetamos tudo, mãos, cadeiras, mesas, telefones, fotocopiadoras, maq. café, telecomandos, constantemente - basta outra pessoa usar, estamos todos já “programados”. Wc são desinfetados como um laboratório. O mobiliário de apoio tá horrível, manchado de saba. Toda a gente almoça sozinha, temos uma escala de horários p/ n/ nos cruzarmos. Se o Ubereats atrasa, fica-se para o fim, tipo às 15h. A comida ou se traz de casa, ou se encomenda - nada de comer em restaurante. Usamos sapatos práticos, fáceis de desinfetar e como desapareceram todos os tapetes normalmente solas de borracha, p/ fazer menos barulho nas escadas e soalhos (nunca pensei prescindir dos meus tacões!).Deixei de usar anéis e brincos compridos p/ não atrapalhar. Maquilhagem ficou esquecida, já é uma raridade ( :shock: ). As roupas tb são básicas e confortáveis - parecemos empregados de armazém sem farda :| Quando usamos as máscaras de atar na nuca (porque não há orelhas que aguentem, temos de ir alternado), cabelos são presos c/ elástico. Há colegas que cortaram o cabelo bem curto, p/ não se chatearem com isso. Evito tudo o que sejam locais com pessoas, só supermercado e em horário escolhido. Uma seca total - quero a m/ vida de volta, quero viajar:cry:
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

A esmagadora maioria das alterações tem sido negativa, mas há uma ou outra mudança que tem sido positiva. Muitas empresas finalmente aderiram ao trabalho remoto. É certo que uma boa parte das que andavam com posts de Linkedin a dizer "olhem para nós tão remotos" também foram das primeiras a dizer aos funcionários para voltar sem necessidade nenhuma, mas no geral acho que está a ser uma mudança positiva. A médio e longo prazo pode contribuir para resolver alguma da "pressão" que as principais cidades estavam a sentir. Infelizmente, os benefícios que esta transição poderia ter a nível da distribuição de emprego provavelmente vão ser negados pelo aumento do desemprego.

Suponho que este também vá ser um ano muito mais contido que o normal a nível de surtos de gripe, embora aí se esteja a trocar uma doença por outra.

Pelo que se viu, bastou abrandar um pouco as medidas para as pessoas voltarem rapidamente ao "quase normal", mas tenho alguma curiosidade para ver quais as coisas que se irão manter quando esta situação finalmente passar.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

O teletrabalho também tem probls. Noto mais “sensibilidades” na distrib de tarefas, há pessoas que já n/ querem (receio de “aparecer menos”), há quem se desleixe nos horários, o que antes nao acontecia, enfim...
Receio que as “outras doenças” n/ diagnosticadas a tempo ou tardiamente sejam um flagelo tão grd como sars-cov-2. Gripe haverá menos, as máscaras p/ isso são 90% eficazes.
As medidas restritivas não chegam, os portug. sao mto criativos na hora de aldrabar - tem de haver 1 campanha de consciencialização permanente.
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Depois de dois fins-de-semana com confinamento a partir das 13h, Coimbra volta ao "normal". Passámos para a nova lista de risco elevado que, apesar do nome, tem medidas mais ligeiras.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Bem, no seguimento das recomendações da DGS, quero apenas desejar a todos uma boa compota de Natal virtual, e não se esqueçam de trocar a ceia de Natal pelo almoço (porque, obviamente, o vírus só ataca após as 13h).

A conferência de imprensa hoje foi... hmm... eu nem sei se "surreal" descreve o que se passou.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Uns meses depois, eis que estamos a caminho de novo desconfinamento. Para ser honesto, não senti que este tivesse o impacto do primeiro, as ruas nunca me pareceram desertas. Parece-me é que, assim que regressarem as aulas presenciais para toda a gente, vamos começar a pensar em novo confinamento.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Hoje tive de ir fazer as compras da semana e deu para ver que as pessoas já "desligaram". Imensa gente na rua apenas a passear, e muitas sem usar máscara.

Entretanto, da Universidade já surgiu a indicação de voltar a aulas presenciais. Conheço o caso de uma turma em que alunos e professor queriam continuar com aulas à distância, porque alguns alunos estavam fora de Coimbra e assim evitavam ter metade da turma presencial e metade remota (o que nunca resulta bem), e a resposta da Universidade foi negativa. Basicamente, um "nós avisámos atempadamente que as aulas presenciais iam começar dia 19, por isso todos os que não estiveram num dos regimes de excepção têm de estar presentes".

Acho que daqui a um mês estamos de novo a entrar em confinamento.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Com Agosto quase a terminar, e as medidas a desaparecer, parece que já toda a gente desligou. Com excepção das máscaras nos supermercados, já pouca diferença tenho notado para o dia-a-dia.

Isto lembra-me um pouco o Verão do ano passado, em que também se começou a desligar e depois a situação piorou... vamos ver como corre desta vez.

Responder