Como está a ser o teu dia-a-dia?

Para discussões e informação relacionadas com o Coronavírus COVID-19.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Estão a ser dias diferentes para todos. Como é que estão a correr do vosso lado? Que adaptações tiveram de fazer?

Eu já estava a trabalhar remotamente há uns meses, pelo que não tive impactos nessa área. Suponho que esteja a ser mais complicado para quem tenha tido necessidade de fazer essa troca de um dia para o outro - principalmente em empresas que não estavam ainda preparadas para tal.

Comecei a frequentar um curso do Centro de Línguas da UC este semestre. Aí foi uma alteração maior, as aulas passaram a ser remotas. Está a correr bem, tanto a professora como os alunos adaptaram-se bem às novas circunstâncias, mas perde-se algo em relação às aulas presenciais.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

Estou em casa há 2 semanas, tenho muito trabalho (ainda mais no atual enquadramento) - talvez por essa razão adaptei-me bem, os dias são preenchidos. Assegurar boa comunicação com os colegas, motivação da equipa e desempenho adequado, é o maior desafio (há que n/ entenda que teletrabalho não significa 24h de disponibilidade 😥ou quem ache que está “em semi-férias”🙄). No m/ caso, mantenho horários de trabalho bem definidos, separando da rotina doméstica - até para dar exemplo aos mais novos, que se mantêm com aulas online. Sinto falta do ginásio, estou a tentar organizar-me para seguir algumas aulas nas plataformas, cuidar mais a alimentação e beber mais água (e menos café). E comprei (online) uma cadeira melhor. Outro projeto urg. é lidar com a manutenção da casa, já que agora não há ajuda externa, repartir tarefas (e garantir o cumprimento das mesmas) é essencial.
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por micromys »

Bom, a rotina de trabalho não se alterou, continua a ser casa-trabalho e trabalho-casa. E supermercado e posto de abastecimento quando é preciso. Apenas tenho de andar muito mais protegido, pois é no nosso laboratório que passam as amostras da maior parte dos doentes que são testados. Lidamos com a presença de amostras positivas todos os dias, e neste momento temos 5 baixas no serviço. Não é fácil estar a trabalhar sem saber se o colega do lado está infectado (ou até nós próprios) e sem poder fazer quarentena. Mas, no fundo, são ossos do ofício :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Numa conversa ontem, fiquei a saber que a Universidade está a preparar-se para (e a contar que) que esta situação se mantenha pelo menos até final do semestre. Já há testes a decorrer usando o InforEstudante (e eu devo ter um daqui a duas ou três semanas).

A questão que mencionaram do teletrabalho sobre haver quem não entenda que não significa 24h de disponibilidade é interessante. É algo que eu tinha mencionado num artigo que escrevi com algumas dicas há uns meses e que costuma ser visto em situações em que há a tal troca gradual... suponho que esteja a ser bem pior numa altura em que a maioria das empresas foi forçada a fazer a troca de um momento para o outro. Também deve ser uma situação que deve estar a custar ao pessoal fanático por micromanagement. :p

Aproveito e deixo aqui os links dos artigos que tinha escrito, podem ser úteis para mais alguém:
7 tips for working from home
6 tips to help you keep your sanity while working from home

Deve ser particularmente complicado estar a trabalhar presencialmente nesta altura, micromys. Se o que se vê quando se vai às compras é a norma, suponho que qualquer tosse ou espirro faça toda a gente olhar em volta.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Confirma-se entretanto que não haverá mais aulas presenciais na Universidade de Coimbra este ano lectivo.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

Mais uma desgraça - nos cursos com uma vertente prática importante (medicina por ex) a formação será mto prejudicada, os simuladores não servem para tudo...) :dis: A somar às doenças graves não diagnosticadas neste período (ninguém fala nisto?) e claro, ás vidas que se perdem em resultado das complicações da covid-19...
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Pelo aspecto, as pessoas já começam a desligar do "modo quarentena". Vai haver diferenças estranhas durante uns tempos - como o uso generalizado de máscaras - mas fica a ideia que a maioria já está a voltar a como as coisas eram anteriormente. Resta saber quais vão ser os impactos disso daqui a duas ou três semanas.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por micromys »

Pedro Escreveu: segunda-feira, 04 maio 2020 21:02 Pelo aspecto, as pessoas já começam a desligar do "modo quarentena". Vai haver diferenças estranhas durante uns tempos - como o uso generalizado de máscaras - mas fica a ideia que a maioria já está a voltar a como as coisas eram anteriormente. Resta saber quais vão ser os impactos disso daqui a duas ou três semanas.
Já na semana passada notei um pronunciado aumento no trânsito.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Quase a chegar a Junho, e fica a ideia que a situação está a voltar ao normal. Tirando a utilização de máscaras, noto que as pessoas já começam a desligar o "modo quarentena" e a regressar ao normal. Resta saber qual será o impacto daqui a outro mês...

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

Bem, uma parte da população sim - principalmente os que trabalham por conta própria. Já os outros, não estão assim tão ansiosos por sair de casa - seja porque têm crianças a cargo, porque se habituaram ao teletrabalho, por a entidade patronal manter Regime de lay off - agora vai ser difícil convence-los a regressar - vamos ver o que acontece em junho, dependerá também das medidas do governo (Com a habitual pouca clareza das mesmas...). Certo é que há diversas empresas a querer retomar um regime presencial por marcação, com equipas rotativas e os trabalhadores a apresentarem queixa na ACT e Sindicatos, para poderem permanecer em teletrabalho...
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Um mês depois do meu último post, tenho ficado com a ideia que as pessoas já "desligaram". Embora haja ainda a excepção das máscaras e se continue a ver muitas pessoas em tele-trabalho, o que me parece é que muitos já esqueceram a quarentena. Comportamentos que há dois meses atrás teriam originado uma daquelas típicas ondas exageradas de manifestações no Facebook/Twitter/whatever agora são normais.

Também tenho reparado, principalmente no LinkedIn, que são muitas as empresas a anunciar entusiasticamente o regresso aos escritórios - curiosamente, muitas também anunciavam entusiasticamente que tinham todos em tele-trabalho há três meses.

Embora ainda estejamos numa situação em teoria pouco diferente do início, e com os números a piorarem ligeiramente (já deixámos de ser apelidados de "milagre Europeu" e estamos a ficar na cauda da Europa novamente), fico com a ideia que estamos quase em pré-Covid - falta só abrir as fronteiras para completar o regresso à "normalidade".

Uma coisa que está a preocupar é ver também o crescimento das aplicações de tracking de pessoas. Algo que seria impensável há 6 meses ser pedido por um governo, agora são as próprias pessoas a querer - e, sinceramente, duvido que venham a ser benéficas para o uso pretendido. Também tenho estado a notar que o Covid tem sido a desculpa perfeita para muita coisa, principalmente por parte de empresas.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

Concordo, as pessoas já “desligaram” - andam por todo o lado sem máscaras, mal desinfetam as mãos e absolutamente ninguém usa a proteção nos sapatos ou desinfeta nos tapetes próprios...
Mas de quem é a culpa? Certamente não dos jovens que ficaram 3 meses em casa para proteger os mais velhos. Nem dos empresários que fecharam portas, com grande sacrifício pessoal e financeiro. O que fazer se o governo não sabe transmitir regras claras sobre o desconfinamento, que aliás, é a parte mais difícil do processo. As autoridades de saúde, começando na Ministra são uma lástima e o governo que permitiu o 25 de abril, o 1º de maio, as Champions, a festa do Avante, a websummit sei lá que mais...Não reforça transportes, anda tudo apinhado em autocarros e comboios. Não legisla de forma firme sobre a manutenção de equipas em teletrabalho. E neste espírito de euforia, depois não querem que os mais novos façam festas?
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

Fui ontem à Universidade. Confirma-se o controlo da entrada por cartões, que são activados após controlo de temperatura, e cuja activação é válida por 24 horas. É obrigatório o uso de máscara dentro dos edifícios, e definiram também alguns circuitos (circular pela nossa direita, escadas dedicadas a subida ou descida, etc). Dentro das salas, apenas metade dos lugares pode ser utilizado.

No entanto, fora dos edifícios, a situação parece quase normal. A zona da Universidade estava mais vazia que o habitual, mas quase ninguém usava máscara. Na Praça da República, as esplanadas estavam praticamente cheias, com grupos de 4 ou 5 pessoas, sem máscaras e distanciamento quase inexistente. Acho que qualquer medida de controlo que a Universidade tome é praticamente inutilizada logo a seguir, porque basta andar um pouco e voltamos logo a uma situação "normal".

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por athena »

:dis: Não é só em Coimbra... Em Lisboa está igual - no IST há muito controle dentro do campus, mas depois cá fora...(a começar nos transportes, que estão CHEIOS). O governo atira a culpa para cidadãos, médicos, etc - mas não reforçou a rede de transportes, pelo contrário até suprimiu (por ex vários comboios Alfa). A prevenção possível são os 3M - máscara + metros (2) + mãos (lavar). Se está comprometida a distância de segurança, as máscaras cirúrgicas e até comunitárias que a maior parte das pessoas usam não são suficientes. As FP2 são mais caras e o povo n/ está propriamente a nadar em dinheiro...
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Como está a ser o teu dia-a-dia?

Mensagem por Pedro »

O governo acabou de enviar para o Parlamento uma proposta para obrigar à utilização da máscara na rua e à utilização da aplicação StayawayCOVID, dando a todas as polícias poder para fiscalizar os telemóveis das pessoas.

Eu concordo com a utilização da máscara, e surpreende-me que só agora esteja a ser discutida. A obrigação de ter a aplicação instalada, por outro lado, parece-me abrir precedentes demasiado graves. Duvido que vá em frente mas, se for, prevejo uma corrida a telemóveis obsoletos.

2020 continua a tendência de ficar cada vez mais estranho.

Responder