Universidade aplica regime de prescrições
-
NiGhT
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48
Não são assim tantos os alunos quanto parecem. Se forem a ver, são quase sempre os meninos e meninas bem. Há quem se aplique. E dentro dos que se aplicam, há os que não conseguem às vezes conciliar sempre a vida com os estudos. Ou mesmo aqueles que têm tantos projectos que simplesmente não há tempo para estudar. Isto acontece no meu departamento (Engenharia Informática). E sim, o que o Pedro sugere é deveras aceitável. A qualidade pedagógica de muitos dos docentes é simplesmente deplorável. A um professor pede-se duas coisas: que saiba a matéria, e que saiba como a leccionar. E na componente lectiva/pedagógica são englobados muitos factores, tal como atender os alunos, esclarecer dúvidas, saber tratar caso a caso. Quando um professor é denotado pelo seu sarcasmo, cinismo, e total indiferença pelos problemas do (ou dos) aluno(s), aí não temos um professor. Perdoem-me a expressão, temos sim uma BESTA!
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Acabaste de descrever na perfeição o Ernesto Costa. Acho que é dos melhores exemplos da falta que faz uma avaliação pedagógica. Não percebo como é que chegou a professor catedrático.NiGhT Escreveu:Quando um professor é denotado pelo seu sarcasmo, cinismo, e total indiferença pelos problemas do (ou dos) aluno(s), aí não temos um professor.
-
NiGhT
- Experiente

-
Pedro
- Administrador

Uma coisa é ser bom investigador, outra coisa é ser bom professor. Ser bom investigador não devia ser o único requisito para se chegar a professor catedrático... é por isso que a universidade está como está. Nos exemplos que deste nota-se muito isso (especialmente o Henrique Madeira e o António Dourado... mas podias acrescentar também o Luís Silva, por exemplo).
O DEI é um caso ainda mais particular... às vezes fico com a sensação que a preparação que nos dão é especialmente centrada nas empresas dos professores. Dá a impressão que usam o curso como "formação gratuita" para futuros funcionários. E isso faz-nos perder muita coisa... ES2, por exemplo, parece um curso de formação nos métodos de trabalho da Critical Software, que funcionam para eles mas têm demasiada burocracia para ser usados em 90% das outras empresas.
O DEI é um caso ainda mais particular... às vezes fico com a sensação que a preparação que nos dão é especialmente centrada nas empresas dos professores. Dá a impressão que usam o curso como "formação gratuita" para futuros funcionários. E isso faz-nos perder muita coisa... ES2, por exemplo, parece um curso de formação nos métodos de trabalho da Critical Software, que funcionam para eles mas têm demasiada burocracia para ser usados em 90% das outras empresas.
-
NiGhT
- Experiente

-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Posso-te garantir que a esposa dele, é totalmente o opostoPedro Escreveu:Acabaste de descrever na perfeição o Ernesto Costa. Acho que é dos melhores exemplos da falta que faz uma avaliação pedagógica. Não percebo como é que chegou a professor catedrático.NiGhT Escreveu:Quando um professor é denotado pelo seu sarcasmo, cinismo, e total indiferença pelos problemas do (ou dos) aluno(s), aí não temos um professor.
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Ando na ESEC e já apanhei cada cromo qu enão percebe nada do curso ou da disciplina, depois dá coisas completamentes diferentes que não interessam a ninguém... a minha prof de Informática (eu estudo Animação Socioeducativa, área da Pedagogia Social) ensina como se transforma Bits em Bytes e etc em vez de ensinar alguns que nunc amexeram num pc a usar o Word e isso... 
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
Lino Escreveu:Ando na ESEC e já apanhei cada cromo qu enão percebe nada do curso ou da disciplina, depois dá coisas completamentes diferentes que não interessam a ninguém... a minha prof de Informática (eu estudo Animação Socioeducativa, área da Pedagogia Social) ensina como se transforma Bits em Bytes e etc em vez de ensinar alguns que nunc amexeram num pc a usar o Word e isso...
n m venham ca com coisas a disser que a culpa é so dos alunos. o pedro e o night ja disseram tudo. o ensino superior é o professor quiser fazer dele e ninguem o ira disciplinar se o que ele faz é correcto ou nao.
ainda bem que referiam o exemplo do DEEC que assim ja n tenho de escrever muito.
e acho ridiculo essa cena das pescrições. se isso estivesse a funcionar metade do meu curso ja nao estava matriculado.
-
Dracula
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
-
Pedro
- Administrador

Só se fores tu que gastas 880 euros por ano assim... essa "desculpa" para manter as propinas já está gasta e baseia-se numa imagem dada aos estudantes que está muito longe da realidade (pelo menos da realidade que eu conheço).Dracula Escreveu:O que eu acho engraçado é que queixam-se e queixam-se das propinas, mas para as noites e os copos já tem dinheiro
-
Dracula
- Experiente

Não da realidade que eu conheço
O engraçado, é que os que se veem a reclamar mais são sempre os caros dirigentes (das associações de estudantes e afins) e toda a corja que vem atrás deles (vice presisidentes do nucleo de assar batatas e afins..) apoiados por mais um conjunto de ignorantes que não sabe os beneficios que esta corja tem, como por exemplo a hipotese de pedir exames mês sim, mês não (as chamadas épocas especiais) e mesmo assim, andam lá anos a fio para acabar o curso...E depois vem sempre por a culpa nos professores 
-
Pedro
- Administrador

É o que eu digo... estás a julgar milhares de estudantes com base num pequeno grupo que não é minimamente representativo. Sabes, há mais alunos além desses... há aqueles que trabalham para tirar o curso, há aqueles que estudam, há aqueles que se preocupam... e esses são a maioria. Se preferes basear a tua opinião dos estudantes tendo como base de análise os 0.1% que andam a passear, é problema. E sim, grande parte da culpa é dos professores. Esta conversa do "os alunos não estudam e eles é que são culpados" já irrita e é a principal responsável pelo estado da educação. Ninguém se atreve a olhar para os verdadeiros culpados da má qualidade de ensino.
-
NiGhT
- Experiente

-
Dracula
- Experiente

Assim como há muito professor que não é o que afirmam por aqui. O mal é que chegam ao ensino superior a pensar que vão ter a papinha toda feita, como no secundário. Depois é cada queixa mais ridicula que ouço: desde o facto de a bibliografia ser em inglês (aprendam inglês. já não são nenhumas criancinhas), à matéria é muita, etc...
que raios, como dizia uma pessoa que conheço: desenmerdem-se...cada vez querem mais a papinha feita. Depois chegam ao fim do curso e dizem que o curso não os preparou para a vida de trabalho..pudera: quizeram a papinha toda feita
que raios, como dizia uma pessoa que conheço: desenmerdem-se...cada vez querem mais a papinha feita. Depois chegam ao fim do curso e dizem que o curso não os preparou para a vida de trabalho..pudera: quizeram a papinha toda feita