Decidi registar-me neste forum porque em principio entro na UC no proximo ano lectivo (à qual dediquei 5 das 6 opções, tendo média para todas) e o assunto da praxe é algo que me preocupa. Já fui praxado noutro estabelecimento, e foi uma experiência da qual, pessoalmente, não gostei. E então após ler o vosso código de praxe a ideia de fazer praxe na UC foi ainda mais posta em questão. Sem querer ofender ninguém e dando apenas a minha opinião honesta, o vosso código de praxe tem muita coisa que não se entende. Desde "jogar à pancada" a levar com qualquer tipo de objecto nas unhas, a ser agarrado por desconhecidos nas ruas, entre outras.
Em principio no próximo ano não vou completar a praxe. Sou capaz de lá aparecer para ver se gosto, mas a partir do momento que não gosto, saio. Não dou justificações a ninguém, nem vou assinar papel nenhum. Simplesmente sigo a minha vida sem chatear nem importunar mais ninguém. E a partir do momento em que, após tomar a decisão de sair da praxe, sou abordado por alguém com agressividade ou com ameaças para me "obrigar" a assinar um papel, mudo de atitude e passo a considerar a situação como situação de ameaça à minha integridade fisica e moral.
Excusado será dizer que também não vou limitar a minha liberdade e respeitar o recolher obrigatório estipulado no código da praxe.
Dito isso, como é que é estudar na UC, em termos de condições, docentes, e material disponivel para os estudantes? Pela vossa experiência, acham que a Universidade tenta contribuir ao máximo para o sucesso académico dos alunos, ou o foco está mais no estudo em casa? E em relação a "office hours", qual costuma ser a disponibilidade dos professores?
Agradeço desde já todo o tipo de opiniões e contribuições!