Economia na FEUC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
jojoja
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 17 junho 2014 17:11

Economia na FEUC

Mensagem por jojoja »

estou neste momento prestes a acabar o 12º ano e estou seriamente a pensar em candidatar-me a economia na feuc, porque posso tirar depois no terceiro ano um menor em relaçoes internacionais, que é a area em que eu estou verdadeiramente interessada, mas por precauçao (e por notas) vou para economia. No entanto, gostava de perguntar a alguem que frequente ou ja frequentou o curso de economia em coimbra como é o curso, se é muito dificil, se tem muita saida e como funcionam exatamente os menores ?
Muito obrigada e bom verão a todos :)

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

Então em que ponto de situação isso ficou?

Cumps

jojoja
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 17 junho 2014 17:11

Re: Economia na FEUC

Mensagem por jojoja »

Sim, candidatei-me para economia em coimbra como primeira opçao, agora é esperar pelos resultados que saem já no domingo a noite, espero mesmo entrar, por isso, fingers crossed :) além das duvidas que eu pus em cima queria também saber como eram as praxes, se são muito violentas ou se é mais calminho
obrigada :)

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

Boa sorte então.

Relativamente ao curso de economia acho que é excelente. Dificuldade não é nenhuma, claro que há sempre aqueles que dizem que ela cadeira é difícil de fazer bla bla bla, mas isso há em todo o lado. Acompanhando as cadeiras com estudo em vez de deixar a matéria acumular, faz-se tudo facilmente e a matéria é bastante interessante (dou por mim às vezes a aprender coisas que nunca pensei na minha vida que seriam assim e fico de queixo caído...). O curso é mesmo muito bom, as saídas são imensas, e no terceiro ano tens imensas cadeiras opcionais em várias áreas (gestão, direito, economia, relações internacionais, etc...)

Relativamente ao curso de Relações Internacionais, não sei se tem tanta saída quanto as pessoas pensam. Já foi em tempos um curso muito bom, nomeadamente no início dos anos 90 com a entrada de Portugal para a União Europeia por exemplo (em 1986), mas acho é um dos cursos que não tem grandes saídas nem aplicação. Quiçá durante o curso possas mudar de ideias :)

Relativamente à praxe, não sou a pessoa ideal para falar pois estudei Engenharia Informática na FCTUC e mudei para a FEUC no início do ano lectivo passado. Mas segundo do que vi e sei, a praxe não é nada violenta (caso contrário eu cairia em cima daqueles que a praticam). Costuma ser mais nas duas primeiras duas semanas, praxe quase todos os dias ou dia sim ou dia não (mas julgo não ser obrigatório e claro que cada um tem as suas escolhas). Resumo ao básico que é: pôr os caloiros todos a cantar os típicos cânticos, os despiques de "insultos" entre homens e mulheres, e jantares de curso, muitos jantares de curso...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

Esqueci-me de falar nos menores. Os menores tanto quanto sei é como se fosse uma licenciatura mas em vez de ser de 3 anos é em 2. Claro que quando chegares ao final do curso logo escolhes se preferes tirar um Mestrado na área que pretenderes ou um menor também na área que pretenderes. No entanto se quisesses seguir Relações Internacionais, mais valia tirar o mestrado que (dependendo dos mestrados) tem uma duração de dois anos.

Cumprimentos

jojoja
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 17 junho 2014 17:11

Re: Economia na FEUC

Mensagem por jojoja »

ah ok, obrigada :D mas tambem estas a tirar economia ?

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

sim e estou super contente c o curso. ter mudado foi a melhor coisa que fiz

Faisao
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quinta-feira, 19 junho 2014 1:11

Re: Economia na FEUC

Mensagem por Faisao »

Entre gestão e economia, qual tem mais saídas profissionais e quais são as diferenças entre ambos?

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

sinceramente, acho que vai dar tudo ao mesmo. há quem diga que gestão é mais prático e economia é mais teórico, mas na minha opinião vai dar tudo ao mesmo. Têm algumas cadeiras diferentes mas a maioria é tudo igual.´

Em termos de saídas também acho que vai dar tudo ao mesmo, porque uma licenciatura só hoje em dia, é "pouco" mesmo que tires uma licenciatura em economia podes sempre tirar um mestrado em gestão ou vice versa.

Coincidência ou não, a maioria das pessoas que eu conheço que tirou economia e seguiu mestrado de economia (e outros não) estão hoje em dia a trabalhar em bancos (caixa geral de depósitos, etc...). Não sei se isso quer dizer alguma coisa.

Não se esqueçam dos menores que são sempre uma mais valia a acrescentar ao currículo.

Faisao
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quinta-feira, 19 junho 2014 1:11

Re: Economia na FEUC

Mensagem por Faisao »

Estive para ir para direito, mas acabei por mudar de ideias.

Entrei em gestão num politécnico, se bem que fica um bocado longe de mim. Se ao fim do 1 ano pedir transferencia para Economia ou Gestão na FEUC, e ela for aceite, somente serão creditadas as cadeiras em comum ou será dada equivalencia ao 1 ano/número de créditos que eu tiver?
Caso só sejam creditadas as cadeiras em comum, entro outra vez para o 1 ano ou vou para o 2 e tenho que me "desenrascar" em fazer as cadeiras diferentes que o curso onde estou não tem?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por Pedro »

Penso que não tens equivalência quando é a partir de um Politécnico. Pelo menos há uns anos era assim.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Economia na FEUC

Mensagem por bluestrattos »

MUDANÇA DE CURSO


Entende-se por mudança de curso o ato pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, na mesma ou noutra instituição de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior.

A mudança de curso é requerida ao órgão legal e estatutariamente competente da instituição de ensino superior em que o estudante se pretende matricular e ou inscrever.


_ Condições

Podem requerer a mudança de curso:

_ Os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num curso superior numa instituição de ensino superior nacional e não o tenham concluído;

_ Os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados em instituição de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, quer o tenham concluído ou não.

As condições a satisfazer para a mudança de curso são fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente de cada instituição de ensino superior.

A mudança para cursos para os quais sejam exigidos pré-requisitos ou aptidões vocacionais específicas, está condicionada à satisfação dos mesmos.


_ Apresentação do Requerimento

A mudança de curso é requerida ao órgão legal e estatutariamente competente da instituição de ensino superior em que o estudante se pretende matricular e ou inscrever.


_ Vagas

A mudança de curso está sujeita a limitações quantitativas.

O número de vagas é fixado pelo órgão legal e estatutariamente competente de cada instituição de ensino superior.


_ Calendário


_ Legislação
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estuda ... ancaCurso/

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

Faisao Escreveu:Estive para ir para direito, mas acabei por mudar de ideias.

Entrei em gestão num politécnico, se bem que fica um bocado longe de mim. Se ao fim do 1 ano pedir transferencia para Economia ou Gestão na FEUC, e ela for aceite, somente serão creditadas as cadeiras em comum ou será dada equivalencia ao 1 ano/número de créditos que eu tiver?
Caso só sejam creditadas as cadeiras em comum, entro outra vez para o 1 ano ou vou para o 2 e tenho que me "desenrascar" em fazer as cadeiras diferentes que o curso onde estou não tem?
Relativamente às equivalências, em primeiro lugar é preciso saber se te dão equivalências uma vez que estás num politécnico e pretendes mudar para a FEUC que pertence à UC. Não tenho a certeza mas sim acho que te dão equivalências. O que é necessário é o programa de estudos do teu curso, para quando eles forem "ver" a tua candidatura à FEUC, através das descrição das cadeiras, vêrem quais são as cadeiras que te dão equivalência.

Agora isso de te darem equivalência ao 1º ano, nunca aconteceria. Só mesmo cadeira a cadeira.

Eu estava em Eng. Informática na FCTUC, mudei de curso para a FEUC, pedi equivalência a todas as cadeiras que tinha feito (15) e quando me aceitaram a candidatura à FEUC, deram-me 8 equivalências. Esperava com menos fiquei mais do que contente.

Espero ter ajudado.

Cumps

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Economia na FEUC

Mensagem por yELLOW »

Boa sorte à caloirada toda ;)

Responder