Licenciaturas em 3 anos?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
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Pedro
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Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:No entanto os próprios cursos serão remodelados... em principio e falando do caso que conheço (Eng. Informática) as aulas estritamente teóricas vão desaparecer em maior parte das disciplinas.
Isto é um erro... sem a componente teórica, na maior parte das vezes estamos limitados à prática existente na altura. E, na informática, limitarmo-nos ao que existe na altura é quase o mesmo que nada aprender.
Corsario-Negro Escreveu:A avaliação vai ter uma componente contínua cada vez maior com mais aulas de acompanhamento (as práticas ou teorico-práticas) e os professores vão supostamente CORRIGIR (mostrar os erros, mostrar como devia fazer) dos trabalhos que enviam para fazer.
Pois... isso é o que era suposto terem feito na última remodelação, que foi feita quando eu entrei para o terceiro ano. Os resultados foram precisamente os opostos, o curso piorou e muito. Vamos ver se não fazem a mesma asneira desta vez... :?

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Isto é um erro... sem a componente teórica, na maior parte das vezes estamos limitados à prática existente na altura. E, na informática, limitarmo-nos ao que existe na altura é quase o mesmo que nada aprender.
Por componente teórica digo as aulas em que é o professor a debitar informação.

Ao invés serão aulas teorico-práticas, com explicação da teoria e imediata aplicação da mesma de forma a cimentar melhor o conhecimento. Isto é, a teoria estará sempre presente, é fundamental, no entanto aulas PURAMENTE teóricas são algo que em muitas disciplinas são praticamente inúteis (equivalem a estudar em casa...).


Desta forma não ser terão horas e horas semanais onde o professor praticamente debita a matéria e os alunos ficam a brincar com os dedos durante a aula, sem poderem ter algo concreto e aplicarem eles próprios.

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Ao invés serão aulas teorico-práticas, com explicação da teoria e imediata aplicação da mesma de forma a cimentar melhor o conhecimento. Isto é, a teoria estará sempre presente, é fundamental, no entanto aulas PURAMENTE teóricas são algo que em muitas disciplinas são praticamente inúteis (equivalem a estudar em casa...).
Isto não é válido para todas. O principal problema são os maus professores... aqueles que só debitam a matéria, sem se preocuparem em explicá-la de forma eficaz. Em vez de resolver este problema, cortam-se as aulas teóricas... não me parece uma boa solução. Tal como um professor do DEI com quem conversei há uns tempos sobre isto me disse, "isto está a ficar só prática, qualquer dia parecemos um politécnico". Num curso de engenharia deve-se saber a teoria por trás das coisas e não apenas fazer as tarefas com as ferramentas disponíveis naquele momento, porque estas estão sempre a mudar.

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Mas lá está.

Com bolonha o 1º ciclo é para preparar para uma vida profissional e a Ordem não irá dar o grau de engenheiro a quem acabe este ciclo.

O mestrado será mais virado para aprofundamento teórico (será portanto mais teórico) e só com o novo mestrado uma pessoa poderá ser Engenheira (caso o curso seja creditado pela Ordem ou faça os exames de admissão).


Quanto a ser parecido com politécnicos... um dos medos é precisamente que as Universidades passem a ocupar o espaço dos Politécnicos...


Concordo plenamente contigo que a teoria é importante e qlqr engenheiro deve ter sp em conta a teoriae há professores no DEI que sabem dar aulas teóricas de forma bastante apelativa e cativante. No entanto também há outras cadeiras em que estar lá ou ler os acetatos é o mesmo. (a unica vantagem em estar lá é que lês mais uma vez).

Apesar de tudo... como disse, serão aulas teórico-práticas.
A teoria é dada na mesma, mas numa turma mais pequena e de ver que não se trata de abolir as aulas teoricas, trata-se de não haver nenhuma aula meramente teórica, mais horas de teórico-práticas.
Aliás, em algumas práticas era isso que acontecia... o professor dava a teoria, exemplo prático e dps aplicavamos a casos especificos.
Ficas com a teoria na mesma... nada é apenas prático.

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

Bem, vamos ver como corre. Ainda me lembro das promessas que foram feitas quando Engenharia Informática foi reformulada e do péssimo resultado que essa remodelação teve... espero que aproveitem estas mudanças para melhorar a situação e não para a piorar ainda mais.

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