Inscrições de todas as equipas aceites
A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu esta sexta-feira aceitar a inscrição de todos os clubes nas competições profissionais, embora 16 equipas estejam impedidas de inscrever jogadores.
As 33 equipas inscritas nas competições profissionais -- 16 na I Liga e 17 na II Liga, mais cinco equipas B -- foram admitidas pela Comissão Executiva, com base no parecer da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria. Contudo, de acordo com comunicado da LPFP, Vitória de Setúbal, Belenenses, Olhanense, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Académica, da I Liga, estão impedidos de "registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como de utilizar jogadores com contratos já registados em épocas anteriores, até que os fundamentos de impedimento sejam sanados".
Na II Liga, Leixões, Atlético, Desportivo das Aves, Desportivo de Chaves, Farense, Beira-Mar, Feirense, Sporting da Covilhã, Santa Clara e Oliveirense estão na mesma situação.
Fonte: Record
A época este ano começa com algumas complicações. Será que vamos ter mais algum clube a desistir?Liga e FPF assinaram protocolo sobre alargamento
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol assinaram este sábado o protocolo sobre o alargamento dos campeonatos profissionais, obrigando a que o Boavista participe para que sejam 18 os clubes na 1.ª Liga.
Fonte oficial da LPFP disse à agência Lusa que o aumento de 16 para 18 clubes no principal campeonato na época 2014/2015 permanece condicionado à integração dos axadrezados, uma situação que não se mantém quanto à 2.ª Liga.
O alargamento da segunda competição nacional, de 22 para 24 emblemas na época 2014/1015, que foi aprovado na quinta-feira em Assembleia Geral da LPFP, vai ocorrer independentemente de o Boavista integrar a 1.ª Liga ou não.
Desta forma, após a época 2013/2014, a 2.ª Liga vai ser dividida por série norte, com os emblemas dos Açores, e sul, com os representantes da Madeira, com os 12 clubes de cada uma das zonas a defrontarem-se em duas voltas.
Os primeiros seis classificados seguem para a disputa da subida ao primeiro escalão, com o primeiro a sagrar-se campeão da 2.ª Liga, e os clubes colocados entre o sétimo e o 12.º posto jogam pela manutenção, sendo despromovidos os três últimos, numa fase em que os emblemas defrontam os adversários duas vezes, como visitado e como visitante.
Para cumprir este alargamento, na época de 2013/2014, apenas o último classificado da 2.ª Liga vai descer ao campeonato nacional de seniores.
Em declarações à Lusa, o presidente da LPFP, Mário Figueiredo, destacou que "o acordo é fruto da cooperação positiva entre os presidentes das duas instituições, a bem do futebol português".
Fonte: Record
Em relação ao alargamento, o novo modelo não me parece o melhor, mas pode ser que resulte. Também será interessante ver como é que o Boavista irá passar o campeonato, sabendo que nada tem a ganhar ou a perder, pois irá subir na próxima época.