
PS - Pedro depois ajeita as fotos, p.f. que agora não tenho tempo.







O de Ceira lembra-me um que aconteceu em Santa Apolónia há uns anos, e que deixou um prédio sem acesso às garagens durante bastante tempo. A noite de hoje também não foi muito simpática, não me surpreendia se surgissem mais problemas. Entretanto, apesar de ainda estar a vigorar um aviso amarelo, o tempo parece estar a melhorar ligeiramente... ou, pelo menos, é a impressão que se tem olhando pela janela.Desabamento de terras fez prejuízos em vários locais do concelho de Coimbra (com fotos)
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A chuva deu tréguas durante a tarde de ontem mas, como consequência do mau tempo que se fez sentir nos dias anteriores, foram diversas as situações de desabamento de terras que ocorreram no concelho de Coimbra.
As situações mais preocupantes registadas ao longo do dia de ontem foram a queda de um piso de um stand de automóveis, na Estrada de Eiras, e a queda de um muro de uma casa, em Ceira. As restantes ocorrências são relativas a inundações e corte de estradas.
Fonte: As Beiras

Quem passar regularmente na rua Adriano Lucas há-de reparar numa outra situação que para mim está a pedir para acontecer. Não tenho fotos mas talvez consigam perceber onde é pela explicação. Subindo a rua onde cairam as carrinhas do Morais e Morais chega-se à rotunda e segue-se para Eiras. Imediatamente a seguir à rotunda, à esquerda, onde antigamente estava a Miderâmica, está um espaço aterrado tapado por placas metálicas. Olhem para o cimo do morro e vejam os edifícios praticamente em cima da escarpa. Está lá um muro que deve ter as sapatas (se é que as tem) a centímetros dela. Vejo frequentemente carros estacionados junto a esse muro. Quando alguém lá passar, olhe, e escreva aqui a sua opinião sobre se aquilo é um perigo ou não.DaniFR Escreveu:Coimbra: Desabamento na Estrada de Eiras [com fotos]
Cerca das 12h10 de hoje desabou um muro junto à empresa concessionária de veículos Nissan, Subaru e Suzuki, na rua de Adriano Lucas, na Estrada de Eiras, em Coimbra, arrastando terras e três camiões.
O trânsito está condicionado entre a rotunda do bairro de S. Miguel e a rotunda de acesso ao IC2, com a intervenção dos bombeiros.
No momento da derrocada não se registaram acidentes pessoais, por, felizmente, ninguém circular no passeio, nem na via sobre a qual caiu o muro de suporte de terras.
fonte

Parece que a situação no Parque Verde iniciada nas cheias deste dia se mantém problemática.Inundação no Parque Verde deixa comerciantes apreensivos
O espaço de restauração do Parque Verde do Mondego está a “sofrer um grande revés” com a continuação das cheias, ao fim de três dias, principalmente na zona das esplanadas. Uma situação de fica a dever-se ao aumento do caudal do rio, embora não tenha chovido durante o dia de ontem, domingo.
Fonte da administração do Parque Verde mostra-se “preocupadíssima” face aos estragos registados e ao desgaste que esta situação está a provocar em toda a estrutura”.
Fonte: As Beiras

Parece que o mau tempo deste dia ainda continua a causar problemas.Garagens inundadas na Quinta da Várzea
Moradores “cansados” de cenário “recorrente” vão criar comissão para tentar solucionar problema.
Os moradores na Urbanização Quinta da Várzea, em Santa Clara, estão há cinco dias sem conseguir chegar às garagens dos seus prédios, transformadas desde a noite de quinta-feira em autênticos lagos, com água que ultrapassa os 30 centímetros de altura.
A inundação aconteceu na noite de quinta para sexta-feira, altura em que o caudal do rio aumentou, alagando as duas margens do Mondego. E só não está a causar avultados prejuízos porque este é um cenário recorrente naquele conjunto de prédios, mesmo em frente à Escola Secundária D. Duarte, onde moram mais de uma centena de famílias.
Fonte: Diário de Coimbra