Os Partidos, as Eleições e os Outros (Nós)

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
pauloms
Veterano
Veterano
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Os Partidos, as Eleições e os Outros (Nós)

Mensagem por pauloms »

Na passada segunda-feira enviei a todas as listas que se candidataram à Câmara de Coimbra um e-mail com algumas questões que considero muito pertinentes e para quais nada foi falado durante a campanha eleitoral.

"Exmos. Senhores,

Sou cidadão residente e eleitor na cidade de Coimbra. Encontro-me no processo de decisão em quem votar nas próximas eleições autárquicas. Como tal, requeiro da parte de V. Exas. alguns esclarecimentos sobre a vossa posição em assuntos que são do meu interesse e do de muitos outros que, como eu, têm visto a sua qualidade de vida reduzida e maltratada pelas acções e inacções dos órgãos autárquicos eleitos nos últimos anos em Coimbra.

Qual a vossa posição sobre o licenciamento de concertos e outro tipo de “espectáculos” na Praça da Canção, tais como os que ocorreram em Julho passado ou os da própria Queima das Fitas? São fontes de ruído, com amplitudes elevadíssimas a baixas e altas frequências, até altas horas da madrugada, com consequências severas para a saúde de todos os residentes na encosta Sudoeste da Alta e da encosta de Santa Clara, entre outros, bem como para o seu próprio património, pois não são apenas as pedras do Convento de Santa Clara a Velha a serem afectadas por estes autênticos ataques terroristas com licença camarária. Vão continuar a vender a saúde dos residentes trabalhadores em favor do benefício económico de uns poucos?

Qual a vossa posição sobre a contínua transformação das ruas da Alta e da Baixa em um autêntico “Playground” para as “crianças”, supostos estudantes do ensino superior conimbricense, sem horário de fecho e sem guardas ou tutores? Vamos continuar a assistir, obrigados, às aulas deste “curso superior” versado em álcool, obscenidades lexicais e de desrespeito por todos os outros que necessitam e merecem o descanso que a suposta Constituição do país defende?

Relembro também que os edifícios da zona elevada a Património da Humanidade não têm as comodidades de isolamento acústico que outras, mais modernas ou sem as limitações que o IGESPAR impõe nas fachadas e respectivas caixilharias, dispõem.

Pretendo respostas claras e objectivas.

Com os melhores cumprimentos"

pauloms
Veterano
Veterano

Re: Os Partidos, as Eleições e os Outros (Nós)

Mensagem por pauloms »

Até ao momento, apenas recebi resposta por parte da candidatura da CDU e do Movimento dos Cidadãos de Coimbra.

Da parte do PS, enviaram-me o programa de campanha como tendo em si as respostas para as minhas perguntas, o que não é assim. Demonstra que o escreveram mas, com certeza, não o leram.

Da parte do PSD e do CDS, nada! Silêncio absoluto!

Concluo, pois não estou à espera de entretanto receber mais alguma novidade, que os partidos mais tarimbados no poder sabem que o importante são as arruadas, o porco no espeto e as visitas e os abraços aos amigos e companheiros de contratos e adjudicações. O cidadão individual, como eu, é só um voto, entre muitos, e conta pouco, independentemente de leis e Constituições.

E, claro, quando as perguntas são sensíveis, pois mexem com muitos interesses, entre os quais a "poderosa" AAC (pela força do número de votos e euros que movimenta), a melhor politica é mesmo estar calado para não me comprometer agora e no futuro....

pauloms
Veterano
Veterano

Mensagem por pauloms »

Eis a resposta da CDU:

"Exmº Sr., As nossas desculpas por somente agora lhe respondermos. A CDU entende que a cidade tem, acima de tudo, de ser um espaço de todos/as e para todos/as. Portanto, uma cidade de liberdade e respeito mútuo, na qual os interesses de todos/as sejam tidos em conta: o lazer, o trabalho e o justo descanso, a economia e o emprego decorrente. Assim, não temos uma postura proibitiva em nenhuma das questões que refere, muito embora concordemos perfeitamente que as formas em que tais actividades têm decorrido, o têm sido de forma muitas vezes descontrolada, embora de formas distintas. Deste modo, no caso da Praça da Canção, consideramos que é justo que a Associação Académica e os estudantes tenham as suas festas, ou que outras festas hajam que tragam benefícios económicos para a cidade, mas parece-nos evidente que estas podem ser concebidas, realizadas e controladas de modo a que não prejudiquem a população em geral, e os habitantes mais próximos em particular. A CDU compromete-se a por isso combater, regulando o modo em como tais actividades são licenciadas. Já no que toca às actividades na Alta e Baixa de Coimbra, são algo mais complicado, mas que a CDU entende poder ter solução semelhante. É um facto que muitas vezes o merecido descanso dos moradores dessas zonas é absolutamente impossibilitado, mas é igualmente um facto que tal decorre de actividades de lazer que giram em torno de espaços - bares e cafés - que são espaços geradores de economia, de riqueza e de emprego para a cidade, que tanto dele carece. Não esquecendo, claro está, que nem só estudantes os frequentam. E recordando, naturalmente, que a CDU não defende o crescimento do emprego em Coimbra assente nesse sector, mas com base na reindustrialização perdida. Retornando ao assunto, para a CDU a questão da Alta e da Baixa prende-se, em primeiro lugar, com um rigoroso licenciamento dos estabelecimentos e seus horários, por um lado. Outra matéria é o que se passa após o encerramento dos estabelecimentos, o que exige uma actuação das entidades competentes. Por último, no que toca às pessoas que, não se fixando em estabelecimentos nem nas suas redondezas, antes circundam pela Alta e Baixa, a solução residirá também na intervenção das entidades competentes. A este respeito, é necessário o seu reforço, para o qual a CDU exige mais meios, sendo claro que os actuais são claramente insuficientes. Concluindo, para a CDU é fundamental chegar a uma solução de equilíbrio, que nem retire a uns o seu direito ao lazer, a outros o seu direito ao negócio, e muito menos a outros o seu direito ao descanso. Para nós, tal é possível mediante um adequado - e eficiente - licenciamento e fiscalização do mesmo, no que toca ao funcionamento dos espaços e eventos, e intervenção no espaço público. Esperamos ter sido claros na nossa resposta. Com os nossos melhores cumprimentos, CDU Coimbra"

pauloms
Veterano
Veterano

Mensagem por pauloms »

E a resposta do Movimento de Cidadãos por Coimbra:

"Caro Cidadão

Muito grato por ter dirigido as pertinentes questões que entendeu colocar ao Movimento Cidadãos Por Coimbra.

Absolutamente sensíveis às questões que nos coloca, subscritas por tantas e tantos cidadãos, temos no nosso Manifesto:

. a criação do Pelouro da Participação Cidadã, com vereador a ele dedicado (novo)

. a criação do Provedor da Cidadania, figura autónoma do Poder Executivo e do Poder Deliberativo (novo)

. a implementação de um Orçamento Participativo (novo)

. a instalação de uma Câmara Consultiva (Conselho Municipal)(novo)

Onde todo este caudal de queixas e sugestões terão acolhimento e acompanhamento, com respostas de progresso aos que a ele se dirijam e envolvendo-os nas soluções a encontrar

Trata-se das chamadas incivilidades que hoje estão a diminuir o bem-estar de tantos, diminuindo a qualidade de vida dos Cidadãos. Sob pena de virmos a perder a recente classificação Patrimonial da UNESCO atacaremos de imediato as questões que coloca, priorizando as áreas de impacte definidas na classificação.

Em nome de Cidadãos Por Coimbra é o que se me oferece transmitir-lhe.

Bem Haja pela sua atenção

Cidadão José Dias"

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu diria que a resposta da CDU se destaca, nota-se que leram a mensagem e deram uma resposta personalizada. A do CPC parece-me algo genérica, deve ser uma espécie de "resposta padrão" (embora não tão má quanto a do PS). Quanto ao PSD e CDS, limitaram-se a "copiar" a atitude dos seus colegas no governo... eu vou ficar espantado é quando alguém de um desses partidos se der ao trabalho de responder de forma decente a um cidadão (que não seja dono de um banco, anyway).