Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por sphiren »

scsj6 Escreveu:
Byssa Escreveu: No Código da Praxe, mas precisamente no Artigo 157º, página 70, diz o seguinte:

"1. A protecção dada pelos Futricas está sujeita às condições seguintes:
a) Ser o protector pai, mãe, avô, irmão ou irmã do "Animal";
(...)
Então e... se estiver com um irmão que seja igualmente caloiro ou não caloiro?

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Byssa »

É caloiro da universidade de coimbra? Então o código aplica-se tanto a ti como a ele. Não é caloiro da universidade de coimbra? Então é irmão.

BeGone
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 26 agosto 2013 23:23

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por BeGone »

Boa noite, tenho uma duvida e gostava de alguém que a pudesse esclarecer.
Gostava de saber se os alunos inscritos em disciplinas isoladas( estando inscrito em todas as disciplinas do curso) têm direito à praxe?

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por sphiren »

Não vejo porque não. . .

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro »

BeGone Escreveu:Boa noite, tenho uma duvida e gostava de alguém que a pudesse esclarecer.
Gostava de saber se os alunos inscritos em disciplinas isoladas( estando inscrito em todas as disciplinas do curso) têm direito à praxe?
Estás na mesma matriculado na Universidade de Coimbra e inscrito num curso, correcto?

BeGone
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 26 agosto 2013 23:23

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por BeGone »

Não me encontro inscrito em qualquer curso, pois este é o meu primeiro ano, mas como não tenho media para Coimbra e por certos problemas pessoais não me posso afastar muito de casa, por isso queria fazer as cadeiras como isoladas.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro »

Honestamente, nem sabia que havia essa possibilidade. Fui espreitar agora o Código e a legislação das disciplinas isoladas e a ideia com que fiquei é que essa hipótese não está prevista no Código.

O Código aplica-se a todos os estudantes matriculados na Universidade de Coimbra, mas não encontrei menção específica à inscrição num curso. No entanto, a inscrição das disciplinas isoladas não me parece constituir uma matrícula na Universidade. Na minha opinião, a frequência destas disciplinas não vincula o inscrito à praxe. Ou seja, não é caloiro nem contam como matrícula, pois o inscrito não é estudante universitário e a sua conclusão com sucesso só tem valor se houver uma posterior matrícula no curso. Em resumo, não estarias na praxe.

Em todo o caso, é a interpretação que eu faço desta situação, pode haver outras. É uma situação muito particular, mas esta parece-me a explicação mais provável... caso contrário, um aluno com 16 anos (idade mínima das disciplinas isoladas) que se inscreva a uma só disciplina passaria a ser considerado caloiro e teria uma matrícula na Universidade.

BeGone
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 26 agosto 2013 23:23

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por BeGone »

Fiquei esclarecido. Muito obrigado.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Byssa »

Acho que o que ele está a falar é o chamado "ano zero". Se sim, julgo que isso não existe na universidade de coimbra. Por isso o código nem sequer se aplica.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro »

Não, é mesmo a frequência de disciplinas isoladas: http://www.uc.pt/academicos/regalias/di ... s_isoladas

Também não sabia que existia a possibilidade. Aparentemente pode-se frequentar e, se passarmos e entrarmos posteriormente no curso, é dada equivalência.

praxistamor
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sexta-feira, 07 junho 2013 15:50

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por praxistamor »

Pena o Sr. Jarod se agarrar tanto ao código e explicar tão pouco as coisas ea sua razão de ser.

Para saber como funcionam as trupes basta ler o código.
Mas para saber o que são (de onde vêm e como evoluíram) e assim perceber o que são, isso já não faz o que é pena.

O que vale é que há quem o faça: http://notasemelodias.blogspot.pt/2014/ ... s-e_2.html

Responder