Em época de eleições autárquicas, parece-me interessante lançar um desafio para discussão: quais seriam as três principais medidas que iriam tomar se fossem eleitos? Ou, se pretenderem uma alternativa, quais são os principais problemas de Coimbra que tentariam resolver?
Para efeitos da discussão, e embora seja preferível medidas exequíveis e realistas, penso que pode ser útil ter alguma liberdade a nível das propostas.
No meu caso, vejo três áreas onde seria importante actuar:
- Melhorias no sistema de transportes públicos, para os tornar mais atraentes para quem mora nas zonas suburbanas (criação de novos percursos, aumento da frequência dos actuais, redução de preços dos bilhetes)
- Revitalização da Baixa, passando por aumentar a disponibilidade de estacionamento, melhorar as condições de segurança e tentar incentivar a entrada de novos moradores (algo que, reconheço, é mais fácil dizer que fazer)
- Modernização da estação de Coimbra-B
Não são os únicos problemas da cidade, mas parecem-me três sítios bons para começar.
Três principais medidas para Coimbra
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
LIC
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Re: Três principais medidas para Coimbra
Tenho uma. Também difícil, mas possível através do próximo Quadro Comunitário:
Apoiar as industrias ainda existentes e tentar chamar mais para Coimbra através de parcerias entre a CMC e a UC com a implementação de programas de incentivo à inovação tecnológica.
Pois o sector industrial em Coimbra está decadente e um objectivo central da UE é a inovação tecnológica. Daí a minha ideia.
É que não sei bem qual o impacto do IPN e da CS no tecido empresarial de Coimbra.
Além de que a investigação deve ser feita também em parceria com os agentes privados
Apoiar as industrias ainda existentes e tentar chamar mais para Coimbra através de parcerias entre a CMC e a UC com a implementação de programas de incentivo à inovação tecnológica.
Pois o sector industrial em Coimbra está decadente e um objectivo central da UE é a inovação tecnológica. Daí a minha ideia.
É que não sei bem qual o impacto do IPN e da CS no tecido empresarial de Coimbra.
Além de que a investigação deve ser feita também em parceria com os agentes privados
-
Tide
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40
Re: Três principais medidas para Coimbra
Primeiro, tal como o candidato LIC, iria promover e desenvolver a indústria de Coimbra. Temos um pólo de conhecimento reconhecido internacionalmente, temos de capitalizar esse bem. Temos conhecimento, bons acessos, pessoas qualificadas e com vontade de trabalhar, necessitamos de criar condições atractivas para a fixação de empresas e criação de emprego.
Segundo, conforme a disponibilidade financeira da câmara, iria promover a renovação da cidade através da implementação de mais espaços verdes e mais árvores pela cidade. Uma forma de implementar esta medida é através do PDM: sempre que houvesse um qualquer empreendimento habitacional seria obrigatória a criação de espaços verdes abertos ao público na envolvente.
Sou da opinião que uma cidade para crescer deve ter espaços de lazer que incentivem os seus habitantes à prática de desporto, a saírem das casas e a sentirem a cidade como sua.
Terceiro, acho que é necessário haver uma divulgação maior da Cultura em Coimbra. Pode parecer estranho mas eu acho que é necessário haver um plano de actividades bem divulgado das diversas actividades em Coimbra. Uma presença efectiva da cidade nos roteiros culturais permitirá captar a atenção de mais gente e torná-la uma cidade mais atractiva para viver, visitar e trabalhar.
Como adenda ou quarto ponto, creio ser importante aproximar a cidade aos cidadãos pelo que fomentaria a participação cívica dos habitantes nos assuntos municipais.
Estas são as minhas ideias.
Tide, quero Coimbra Melhor e Maior.
Segundo, conforme a disponibilidade financeira da câmara, iria promover a renovação da cidade através da implementação de mais espaços verdes e mais árvores pela cidade. Uma forma de implementar esta medida é através do PDM: sempre que houvesse um qualquer empreendimento habitacional seria obrigatória a criação de espaços verdes abertos ao público na envolvente.
Sou da opinião que uma cidade para crescer deve ter espaços de lazer que incentivem os seus habitantes à prática de desporto, a saírem das casas e a sentirem a cidade como sua.
Terceiro, acho que é necessário haver uma divulgação maior da Cultura em Coimbra. Pode parecer estranho mas eu acho que é necessário haver um plano de actividades bem divulgado das diversas actividades em Coimbra. Uma presença efectiva da cidade nos roteiros culturais permitirá captar a atenção de mais gente e torná-la uma cidade mais atractiva para viver, visitar e trabalhar.
Como adenda ou quarto ponto, creio ser importante aproximar a cidade aos cidadãos pelo que fomentaria a participação cívica dos habitantes nos assuntos municipais.
Estas são as minhas ideias.
Tide, quero Coimbra Melhor e Maior.