Museus do Centro alargam horário de funcionamento

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Museus do Centro alargam horário de funcionamento

Mensagem por Pedro »

Museus do Centro alargam horário de funcionamento

As estruturas museológicas que integram a Rede de Museus do Centro vão alargar o seu horário de funcionamento a partir de 01 de abril (segunda-feira), passando a estar abertos à hora de almoço e até às 19H00.

O alargamento do período de funcionamento dos sete museus que integram a Rede de Museus do Centro/Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) visa, essencialmente, conquistar mais visitantes, disse à agência Lusa a diretora da DRCC, Celeste Amaro.

Os museus de Aveiro e Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, já estão abertos à hora de almoço e desde que adotaram esta prática registaram aumento de visitantes, particularmente o de Castelo Branco, sublinhou aquela responsável.

O funcionamento dos museus, ininterruptamente, entre as 10H00 e as 19H00, entre terça-feira e domingo, só é possível “graças à adesão fantástica dos funcionários”, que passarão a cumprir horários desfasados, salientou Celeste Amaro.

A rede de Museus do Centro/DRCC é integrada pelos museus de Aveiro, da Guarda, de José Malhoa e da Cerâmica (nas Caldas da Rainha), Joaquim Manso (Nazaré), Francisco Tavares Proença e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Na “sexta-feira santa, no sábado e no domingo de Páscoa” (dias 29, 30 e 31 de março), a DRCC vai vender, nos seus museus, “edições de qualidade, livros de cultura e de arte, música e CD”, em troca de “um contributo solidário”.

A iniciativa, “em prol dos mais carenciados”, além de tornar acessível ao público “obras de qualidade”, editadas pela DRCC e pelas sete instituições que, na região Centro, integram a Rede Portuguesa de Museus, pretende assumir-se também como “uma forma de contribuir para a sociedade civil, em tempos de crise”, disse Celeste Amaro.

As receitas reverterão “integralmente a favor da Cáritas Diocesana” da região em que se integra cada um dos museus, tendo cada um cerca de um milhar de edições à venda.

Fonte: As Beiras
Parece-me interessante esta medida estar a ser aplicada com sucesso por museus. A abertura à hora de almoço é algo que eu penso poder ajudar imenso o comércio, mas não pensei que fosse beneficiar os museus... afinal, está a ter um efeito bastante positivo. O que, por outro lado, faz pensar que poderá ser algo para os comerciantes também ponderarem.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Museus do Centro alargam horário de funcionamento

Mensagem por Pedro »

Museus do Centro criam bilhete famílias numerosas

Criada no âmbito das novas atribuições de tutela da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), a Rede de Museus do Centro – a integrar os museus de Aveiro, da Guarda, José Malhoa e Cerâmica (Caldas da Rainha), Joaquim Manso (Nazaré), Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra) – destina-se sobretudo a potenciar recursos e sinergias, promovendo ainda a uniformização de critérios de acesso, o que já foi concretizado com o alargamento do horário de funcionamento e irá acontecer com as novas categorias e valores de ingresso, a partir de 1 de julho.

De acordo com um despacho do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, publicado em Diário da República, com a data de 23 de maio último, a “reestruturação das condições de acesso” agora concretizada no âmbito da Rede de Museus do Centro, teve em conta “o princípio fundamental do acesso universal à cultura, garantindo condições de acesso livre a visitantes em situação de fragilidade socioeconómica e promovendo simultaneamente a visita familiar, criando pela primeira vez um bilhete destinado às famílias numerosas”.

Fonte: As Beiras
Dependendo da definição de "família numerosa", pode ser uma medida que irá atrair mais visitantes (embora duvide que tenha um impacto assinalável, mas é um começo).