Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
cristttiana
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sábado, 31 março 2012 20:40

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por cristttiana »

Olá!

Se eu quiser participar na praxe, mas não quiser fazer determinadas coisas que me pedirem, vou ser considerada anti-praxe?

Obrigado! :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Pedro »

Poderás recusar apenas se te for pedido algo que infrinja o Código da Praxe. A praxe é considerada como um todo, não podendo ser aceite apenas uma parte.

Stone
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 03 abril 2012 20:39

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Stone »

Boas!

Eu tenho uma dúvida. Fiz uma licenciatura de 4 anos no Porto que terminei em Julho do ano passado. Em Setembro/Outubro comecei um Mestrado cá em Coimbra. Em termos de praxe, sou considerado o quê? Posso traçar a capa sem qualquer problema?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Pedro »

Penso que se aplicam as seguintes categorias:
VI – NOVATO - Pertence à categoria de Novato:
O estudante que se matricula pela primeira vez no 2º ciclo e não tenha nenhuma matrícula no 1º ciclo na Universidade de Coimbra, durante o primeiro período de praxe.
XIII – BOLOGNEZ – pertencem à categoria de Bolognez:
Os que estão matriculados pela primeira vez no 2º ciclo, ressalvando a condição de Novato.
Como já passou o primeiro período de praxe, parece-me que serás Bolognez (pelo menos é essa a interpretação que faço... no entanto, como ainda sou do "código antigo", é melhor esperar por uma confirmação).

Stone
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 03 abril 2012 20:39

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Stone »

Pedro Escreveu:Penso que se aplicam as seguintes categorias:
VI – NOVATO - Pertence à categoria de Novato:
O estudante que se matricula pela primeira vez no 2º ciclo e não tenha nenhuma matrícula no 1º ciclo na Universidade de Coimbra, durante o primeiro período de praxe.
XIII – BOLOGNEZ – pertencem à categoria de Bolognez:
Os que estão matriculados pela primeira vez no 2º ciclo, ressalvando a condição de Novato.
Como já passou o primeiro período de praxe, parece-me que serás Bolognez (pelo menos é essa a interpretação que faço... no entanto, como ainda sou do "código antigo", é melhor esperar por uma confirmação).
Hm. A categoria de Bolonhez em termos práticos, significa que posso trajar, traçar à vontade e, se não me engano, ter caloiros?
Obrigado desde já ;)

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por sergiofp »

Mas para isso, acho que, tens que nacionalizar as matrículas.

Avatar do Utilizador
Ricardo jma
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: quinta-feira, 14 janeiro 2010 13:39

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Ricardo jma »

Tenho uma dúvida, no cortejo da Queima das Fitas, só podem ir no carro quem tenha usado Insígnias Pessoais? Ou seja, quem esteja em condições de terminar o curso nesse ano?

No Código da Praxe não encontrei resposta...

Asic
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 09 maio 2012 23:11

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Asic »

tenho uma dúvida, fui a algumas praxes mas não fui batizado! posso usar trage?
Obrigado desde já
cumprimentos

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Carol »

Todos os alunos da universidade de coimbra podem usar o traje.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

yahaia
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: segunda-feira, 30 abril 2012 21:11

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por yahaia »

Tenho duas dúvidas.
Já há adaptação do código da praxe ao processo de bolonha?
Quais sao os graus de parentesco na praxe? Tipo, avô, padrinho, afilhado. Há mais?
Obrigado

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Byssa »

yahaia Escreveu:Tenho duas dúvidas.
Já há adaptação do código da praxe ao processo de bolonha?
Quais sao os graus de parentesco na praxe? Tipo, avô, padrinho, afilhado. Há mais?
Obrigado
O código de Praxe está "adaptado" a bolonha desde 2007. Porém, não existe graus de parentesco em Praxe.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Chong Li »

Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros

Conselho de Veteranos proíbe também a mobilização dos novatos dentro do horário letivo

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atualizou o código de praxe e passou a proibir expressamente a realização de qualquer pintura sobre caloiros ou novatos e a mobilização destes dentro do horário letivo.

«Esta atualização teve como objetivo a introdução de alterações e adendas a determinados artigos, de modo a que a praxe sirva o seu propósito primordial, que é a integração de todos os estudantes num espírito e vivência únicos no mundo», explica o Magnum Concillium Veteranorum - Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.

Além daquelas duas proibições, o Conselho de Veteranos impede ainda «qualquer forma de extorsão ou usurpação exercida sobre bens cuja propriedade seja do caloiro ou do novato, mobilizado ou gozado».

Fica ainda proibido o «desenvolvimento de atividades que lesem física ou psicologicamente outrem».

Os veteranos impedem ainda a perturbação do normal funcionamento das atividades da Universidade de Coimbra, de eventos ou cerimónias daquela instituição ou ainda de eventos inseridos na tradição e atividade da Academia de Coimbra.

Além destas atualizações, o Conselho de Veteranos proíbe também atividades que lesem bens de terceiros.

«Estas adendas, muitas delas esclarecedoras de situações que poderiam ter uma interpretação dúbia das tradições e costumes dos estudantes da Universidade de Coimbra, foram feitas, essencialmente, em duas vertentes. Uma, no sentido de regulamentar e limitar a chamada praxe de gozo do Caloiro, outra, reestruturando o modo de funcionamento do Senatus Praxis, de modo a possibilitar uma maior e efetiva fiscalização do exercício da Praxe», explicam.

Todas as alterações estão numa adenda que está disponível na sala do Conselho de Veteranos na Associação Académica de Coimbra. Para obter esse documento, basta passar pelo local, apresentando o livro do Código da Praxe.

TVI - 24 2013-03-01

Pode ser que seja, finalmente, o princípio do fim da praxe.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Pedro »

É uma mudança grandinha, mas penso que as alterações sugeridas fazem todo o sentido.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por gunky »

Chong Li Escreveu:
Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros

Conselho de Veteranos proíbe também a mobilização dos novatos dentro do horário letivo

Fica ainda proibido o «desenvolvimento de atividades que lesem física ou psicologicamente outrem».

Epa acabem com a praxe de uma vez por todas e acabou...

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por LIC »

Chong Li Escreveu:
Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros

Conselho de Veteranos proíbe também a mobilização dos novatos dentro do horário letivo

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atualizou o código de praxe e passou a proibir expressamente a realização de qualquer pintura sobre caloiros ou novatos e a mobilização destes dentro do horário letivo.


Além destas atualizações, o Conselho de Veteranos proíbe também atividades que lesem bens de terceiros..
É bem!
Houve uma vez nas químicas uns artolas de Português/Francês nem me deixaram comer em condições porque os Doutores obrigaram a caloirada a comer o arroz doce já não sei como. Só que como abanavam as cadeiras bastante... Ora cadeiras contra cadeiras num espaço pequeno e claro INCOMODARAM-ME a sério.
Até à hora em que me passei e disse que aquilo já não era praxe na medida em que claramente estavam a incomodar terceiros.
Ainda por cima o raça dos caloiros ainda ficaram lixados comigo porque lhes estava a estragar a brincadeira...

Eu gosto da praxe e gosto de ver; mas quando são brincadeiras inofensivas, não é por idiotices dos mais velhos que vão incomodar as outras pessoas que estão fora.

Quanto às pinturas SEMPRE foi proibido, não sei porque raio é que a caloirada se deixa pintar...
Que eu me lembre nunca numa praxe da UC vi caloiros pintados
Se eles se deixam pintar é porque também não valem a sopa que comem...
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Responder