Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Quando li a primeira linha, pensei que estivessem a falar em transformar a ponte num daqueles casos de "um sentido de cada vez", como acontece em situações de obras. Em todo o caso, a distribuição definida na segunda linha da notícia parece-me uma ideia interessante. Deve causar alguns problemas no início ou a quem não conhece bem a zona, mas para os "regulares" (que representa a maioria de quem usa aquele "atalho"), os sentidos indicados poderão ser uma boa escolha.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Hal9000 Escreveu:De manhã num sentido, de tarde noutro...e de noite? Tudo ao monte e fé em Deus? :lol:
"A proposta é de que o semáforo estará verde no sentido margem esquerda/direita entre as 00H00 e as 12H00. Das 12H00 às 24H00, o sinal passará a estar verde no sentido inverso, ou seja, da margem direita para a margem esquerda." Diário As Beiras

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Eu não via grandes problemas em aquilo ter dois sentidos de forma permanente, o que congestionava o trânsito era mesmo ter que esperar pelo transito que circulava na Av. Cidade Aeminium na direcção do Choupal e vice-versa.
Por isso, a não ser que coloquem sinais também nessa avenida com sensores de presença o transito vai continuar a não fluir.

Já nem quero pensar nos possíveis chicos-espertos, que caso não haja traçado, tentem criar duas filas...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Acidente corta IC2 em Coimbra e causa um ferido

Imagem

O trânsito no IC2 está cortado desde as 11h05 no sentido norte-sul, em Coimbra, devido a um acidente com camião que causou um ferido ligeiro.

A circulação foi suspensa para permitir a remoção do veículo pesado com auxílio de uma grua, devendo os condutores optar nesta zona da cidade pela antiga estrada nacional 1.

O ferido é o motorista do camião sinistrado, acrescentou a fonte.

O acidente ocorreu pouco antes das 07h00, quando o camião se atravessou na faixa de rodagem, numa curva de um viaduto do IC2, junto à estação ferroviária de Coimbra B (Estação Velha), ao quilómetro 191.

Durante quatro horas, o trânsito esteve condicionado no local, no sentido norte-sul, mas foi cortado às 11h05, a fim de ser realizada a desobstrução da via.

Fonte: Diário de Coimbra
A esta hora o problema já deve estar resolvido. Apesar de ter ficado ferido, eu diria que o motorista teve sorte... se o acidente tivesse sido mais à frente, poderia ter sido bem pior.

jjmaia
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48

Mensagem por jjmaia »

Não é bem em Coimbra mas nas próximidades.
Apaixonado que sou pela zona da Estrela, fiz em Agosto um passeio de mota com um amigo, e aproveitie para filmar os cenários da zona.

Uma viagem que aconselhos a todos, seja de mota ou de carro :D

http://www.jjmaia.com/2012/09/01/passei ... a-estrela/

Vídeo resumo: http://www.youtube.com/watch?v=lnTNCUt4PJo

O meu favorito, a descida da torre e o vale Glaciar: http://www.youtube.com/watch?v=KePMhU4Pr3E

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Automóvel despistou-se contra montra na Rua do Brasil

Ficou ligeiramente ferida a condutora de um automóvel que ontem, pouco depois das 18h00, se despistou na rotunda que liga a Rua Monsenhor Nunes Pereira com a Rua do Brasil.

Ficou ligeiramente ferida a condutora de um automóvel que ontem, pouco depois das 18h00, se despistou na rotunda que liga a Rua Monsenhor Nunes Pereira com a Rua do Brasil, em Coimbra.

Tratou-se de um acidente invulgar e que suscitou grande curiosidade em quem àquela hora ali passou. Segundo apurámos, um Ford Fiesta vinha da zona da Solum, fez a rotunda para entrar na Rua do Brasil mas a condutora, uma jovem com idade a rondar os 25 anos.

Fonte: Diário de Coimbra
A descrição é tremendamente curta na edição on-line mas, tendo em conta o "resultado final", não ficaria surpreendido se fosse motivado por excesso de velocidade.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

O mais impressionante é o facto do carro ter avançado neste passeio enorme e ainda arrastar uma banco de pedra antes de embater na montra.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

DaniFR Escreveu:O mais impressionante é o facto do carro ter avançado neste passeio enorme e ainda arrastar uma banco de pedra antes de embater na montra.
eu não estou surpreendido, o artigo é muito esclarecedor:
[...]mas a condutora, uma jovem com idade a rondar os 25 anos[...]
:mrgreen: :mrgreen:

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

DaniFR Escreveu:O mais impressionante é o facto do carro ter avançado neste passeio enorme e ainda arrastar uma banco de pedra antes de embater na montra.

Lá confundiu o travão com o acelerador...
Já foi uma sorte não apanhar nenhum transeunte.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Dois acidentes na manhã de quinta-feira na entrada sul de Coimbra

Foto

Dois acidentes ocorridos nas entradas sul de Coimbra congestionaram durante mais de uma hora o fluxo de trânsito em direção à cidade desde cerca das 8H30. Um dos desastres ocorreu no IC2, em Cruz de Morouços, no sentido Cernache/rotunda do Almegue e o outro, pouco depois das 09H00, ocorreu na via rápida de Taveiro, junto a Bencanta, no sentido Taveiro/Ponte Açude.

Neste último caso registou-se um aparatoso despiste levando a viatura a embater numa paragem de autocarro, o que provocou dois feridos. Um deles é a condutora, que sofreu apenas escoriações, e outro é um homem ques estava à espera do autocarro, que sofreu lesões mais graves. O socorro foi prestado pelo INEM, enquanto a PSP tomou conta da ocorrência.

Fonte: As Beiras
Desta vez não houve a sorte mencionada pelo Chong Li. No caso anterior, não me parece haver grandes dúvidas quanto ao excesso de velocidade. Neste, no entanto, não estou a ver bem qual é a zona e é algo difícil avaliar os danos na paragem (não são poucos, mas como é uma estrutura relativamente frágil...)

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Uma pessoa não pode dizer que está bem... descansado na paragem do autocarro, leva com um carro em cima. "#!%#$%$

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Pedro Escreveu:Neste, no entanto, não estou a ver bem qual é a zona e é algo difícil avaliar os danos na paragem (não são poucos, mas como é uma estrutura relativamente frágil...)
Apesar da notícia referir que o acidente foi junto a Bencanta, pela foto parece ser a saída para Fala, no sentido Taveiro-Coimbra. É um bocado estranho um despiste nesse local, tendo em conta que a paragem está logo a seguir a uma via de desaceleração.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

É mesmo esse o local. Se formos ao Live Maps, dá para ver bem a casa amarela que surge no fundo da fotografia.

Tendo em conta o local, eu diria que há três hipóteses:
- perda de controlo na curva por excesso de velocidade: parece-me improvável, aqui penso que os danos na paragem seriam maiores;
- perda de controlo na curva por piso molhado ou algo semelhante: parece-me a hipótese mais lógica, porque os danos na paragem parecem reduzidos... no entanto, não estou a ver como é que isso iria causar ferimentos graves a quem estava na paragem (a menos que estivesse do lado de fora);
- ia na via da direita e mudou de ideias à última da hora, tendo perdido o controlo por embater no passeio ou algo do género: é a hipótese mais estranha, mas lembrei-me disso porque o carro da imagem parece ter danos no lado direito (a menos que seja apenas um reflexo, não se percebe bem), o que não encaixa nas outras duas hipóteses.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pela foto publicada hoje no Diário de Coimbra, os danos são no lado esquerdo do carro. Assim, parece-me que o mais provável é a segunda hipótese.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Trânsito completamente congestionado na IC2, no sentido Coimbra-Condeixa, km 185.
Provavelmente a rotunda do Almegue e a Ponte Açude devem estar uns caos.
A polícia está a desviar o trânsito para a estrada velha de Condeixa. Não sei se terá havido algum acidente.
É provável que a fila já se estenda por mais de 2 kms.