Com tanta taxa nova para roubar cada vez mais nos impostos, estava a estranhar a demora em aproveitarem-se do aumento das vendas das 125cc para irem buscar mais algum dinheiro... mas parece que já se lembraram disso. A seguir devem ser as 50cc, depois as bicicletas... e qualquer dia ainda vão tentar aproveitar o facto de agora até os bebés terem número de contribuinte para taxar os triciclos.Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação
As motas com 125 centímetros cúbicos de cilindrada perderam este ano a isenção de IUC (Imposto Único de Circulação) de que gozaram até aqui.
A mudança está a apanhar desprevenidos muitos motociclistas que apenas se apercebem da falha quando são avisados pelo fisco que de que o imposto está em falta. E nesse momento já estão sujeitos a uma multa que pode ser até seis vezes o valor do "selo".
Fonte: Diário de Notícias
Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Re: Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação
Acerca dos triciclos não sei, duvido até. Mas quanto aos carrinhos de bebés... E estou mesmo em crer que até vai haver taxas diferentes caso se trate de um carrinho de bebés simples ou de um para gémeos.
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Eu estava a ser sarcástico, mas... sinceramente, com tanta idiotice vinda do governo que se ouve todos os dias, já não me espantava. Pode ser algo disfarçado de "taxa de segurança", como a que pretendem aplicar aos hipermercados e supermercados.
-
Mrboss81
- Regular

- Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43
Acho bem. Anda aí muito azelha de 125, que só por ter na carta permissão, andam sem saber andar. E os outros que maior cilindrada, vao ser taxados com mais uma obrigação anual de IPO... Portanto, não me preocupo em que as 125 tenham encargos. A poupança que dão, mal se nota no imposto anual.
-
banjix
- Lendário

Eu sei que estavas. Eu também.Pedro Escreveu:Eu estava a ser sarcástico, mas... sinceramente, com tanta idiotice vinda do governo que se ouve todos os dias, já não me espantava. Pode ser algo disfarçado de "taxa de segurança", como a que pretendem aplicar aos hipermercados e supermercados.
-
banjix
- Lendário

Eu até concordo com a tua opinião. Daí ter referido atrás que até os veículos de 50 cm3 (em particular os "papa-reformas") deviam ser alvo de IPO.Mrboss81 Escreveu:Acho bem. Anda aí muito azelha de 125, que só por ter na carta permissão, andam sem saber andar. E os outros que maior cilindrada, vao ser taxados com mais uma obrigação anual de IPO... Portanto, não me preocupo em que as 125 tenham encargos. A poupança que dão, mal se nota no imposto anual.
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Mrboss81 Escreveu:Acho bem. Anda aí muito azelha de 125, que só por ter na carta permissão, andam sem saber andar. E os outros que maior cilindrada, vao ser taxados com mais uma obrigação anual de IPO... Portanto, não me preocupo em que as 125 tenham encargos. A poupança que dão, mal se nota no imposto anual.
Nao percebo o teu ponto de vista. Achas que com este imposto agora ja conseguem andar porque dantes "andam sem saber andar"?
-
Mrboss81
- Regular

gunky Escreveu:Mrboss81 Escreveu:Acho bem. Anda aí muito azelha de 125, que só por ter na carta permissão, andam sem saber andar. E os outros que maior cilindrada, vao ser taxados com mais uma obrigação anual de IPO... Portanto, não me preocupo em que as 125 tenham encargos. A poupança que dão, mal se nota no imposto anual.
Nao percebo o teu ponto de vista. Achas que com este imposto agora ja conseguem andar porque dantes "andam sem saber andar"?
o que eu queria dizer é, que por estar na carta autorização para ter uma mota ate 125, há muita gente que nem de bicicleta sabe andar, e pega assim numa mota sem mais nem menos. e com mais encargos, pode ser que só pega numa, sabendo que vai ter de pagar quase as mesmas coisas que como se num carro fosse. ao menos o que se poupa, decididamente, compensa os custos anuais de obrigações de impostos, selos, seguros e manutenção comparando a um carro.
Enumero o que uma 125 não paga, comparando com uma tipica 600cc com 15 anos de idade:
-imposto selo - +/- 60 euros anuais (mais recentes com menos de 2 anos, nunca abaixo de 120 euros)
- Seguro - praticamente o mesmo que um carro anualmente (para perto de 8 meses de bom tempo)
- IPO - Em breve, acima de 250cc, vai ser mais uma despesa anual se calhar, do mesmo valor que de um carro +/- 25 euros
mas pronto, há muita gente que não sabe andar, e compra uma 125 assim do nada.
-
Mrboss81
- Regular

Quando digo não paga, o imposto, e a disparidade de diferenças de valores para uma mota de maior cilindrada nas outras obrigaçoes
-
Mrboss81
- Regular

Já nem queria pegar nos papa reformas. São um estorvo autentico, andam aí alguns presos por arames, com rodas todas tortas que nem sabemos como aquilo nao se desmancha. Então e os putos das DT's, e aceleras que andam aí parecem moscardos, fazem mais barulho que o que realmente andam (nada!), sem condiçoes nenhumas, e muitas delas, completamente fora da lei?banjix Escreveu:Eu até concordo com a tua opinião. Daí ter referido atrás que até os veículos de 50 cm3 (em particular os "papa-reformas") deviam ser alvo de IPO.Mrboss81 Escreveu:Acho bem. Anda aí muito azelha de 125, que só por ter na carta permissão, andam sem saber andar. E os outros que maior cilindrada, vao ser taxados com mais uma obrigação anual de IPO... Portanto, não me preocupo em que as 125 tenham encargos. A poupança que dão, mal se nota no imposto anual.
Eu acho bem taxarem as 125, e até por mim, abaixo disso. Chulisse por chulisse, que seja para todos. Pago o meu anualmente para 600cc, doi pagar, só porque supostamente é artigo de luxo. um luxo do caraças andar ao relento.... com uma coisa que é maior, e com 15 anos de idade...
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
se para ti o problema está em o pessoal andar de 125 sem nem sequer saber andar de bicicleta entao esta medida nao vai impedir que esse pessoal passe a ter mais cuidado com a condução. Mudem a legislação e que façam uns testes pratico de meio dia para verificar se o condutor tem aptidões.
A diferença de 1 moto 125 para uma 600 é bastante. Mais barulhentas, consumos maiores, maior velocidade de ponta, acelaração, manutençao, etc, etc... Acho normal 1 veiculo destes pagar mais impostos que uma 125. Atenção que não quero dizer que os impostos para 1 moto de 600 cm3 sejam elevados ou altos, concordo é que sejam superiores aos de uma 125. Concordo contigo que existam coisas injustas nas motos como o taxamento nas autoestradas seja igual a um carro.
Estou a ver que tu defendes impostos para tudo o que anda na via pública com motor como se isso te fosse dar alguma vantagem ou te fizesse baixar os impostos que tu pagas pela tua moto. Queria-te ver tambem a dizer ao Sr. Manuel que vive em trás os montes para la do sol posto que ele tem que ir com a famel 50 á inspecção que fica a 80 km da aldeia. Queixaste que é um luxo do caraças andar ao relento com a tua moto. Acho que isso era algo que já te devias ter preocupado quando a compraste.
As 125 são uma boa solução de mobilidade pois possuem consumos baixos, a maioria um bom conforto, faceis de estacionar e manutençã0o relativamente barata. Permite poupar bastante dinheiro em transportes e já não falo em diminuição de poluiçao e de trânsito. Para mim este tipo de impostos e por as coisas a andar para tras....
Epa tenhamos olhos na cara. Com a conjuntura actual o estado procura taxar tudo o que for possivel. Verificou que podia obrigar a fazer inspecções nas motos para sacar mais algum dinheiro e assim fez. A venda das 125 tambem foi bastante alta e então ainda conseguia arranjar mais uns euros aplicando imposto de circulação e assim fez...
A diferença de 1 moto 125 para uma 600 é bastante. Mais barulhentas, consumos maiores, maior velocidade de ponta, acelaração, manutençao, etc, etc... Acho normal 1 veiculo destes pagar mais impostos que uma 125. Atenção que não quero dizer que os impostos para 1 moto de 600 cm3 sejam elevados ou altos, concordo é que sejam superiores aos de uma 125. Concordo contigo que existam coisas injustas nas motos como o taxamento nas autoestradas seja igual a um carro.
Estou a ver que tu defendes impostos para tudo o que anda na via pública com motor como se isso te fosse dar alguma vantagem ou te fizesse baixar os impostos que tu pagas pela tua moto. Queria-te ver tambem a dizer ao Sr. Manuel que vive em trás os montes para la do sol posto que ele tem que ir com a famel 50 á inspecção que fica a 80 km da aldeia. Queixaste que é um luxo do caraças andar ao relento com a tua moto. Acho que isso era algo que já te devias ter preocupado quando a compraste.
As 125 são uma boa solução de mobilidade pois possuem consumos baixos, a maioria um bom conforto, faceis de estacionar e manutençã0o relativamente barata. Permite poupar bastante dinheiro em transportes e já não falo em diminuição de poluiçao e de trânsito. Para mim este tipo de impostos e por as coisas a andar para tras....
Epa tenhamos olhos na cara. Com a conjuntura actual o estado procura taxar tudo o que for possivel. Verificou que podia obrigar a fazer inspecções nas motos para sacar mais algum dinheiro e assim fez. A venda das 125 tambem foi bastante alta e então ainda conseguia arranjar mais uns euros aplicando imposto de circulação e assim fez...
-
Mrboss81
- Regular

Eu não me estou a queixar de andar ao relento, mas sim, o estado considerar artigo de luxo.
O sr manuel de tras os montes para la do sol posto, não teria problemas, se eles se firmassem nos veiculos até datas X e Y estarem isentos. Como nos carros antigos, estão isentos, já tendo aquela idade desde a construção.
O sr manuel de tras os montes para la do sol posto, não teria problemas, se eles se firmassem nos veiculos até datas X e Y estarem isentos. Como nos carros antigos, estão isentos, já tendo aquela idade desde a construção.