Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Foram anunciadas as vagas para os cursos do Ensino Superior. Foi também disponibilizado um ficheiro Excel com as vagas deste ano, vagas do ano passado e média do último classificado. Dado ser um tema relevante, estamos a disponibilizar este ficheiro no servidor do fórum, tendo acrescentado uma coluna com a variação das vagas. Podem obtê-lo em www.forumcoimbra.com/VagasEnsinoSuperior_2012_fase1.xls.

Nos cursos da Universidade de Coimbra, comparando com os valores do ano passado, houve poucas alterações. Engenharia Informática tem mais 5 vagas, Engenharia Mecânica tem mais 6 vagas, Ciências Bioanalíticas e Farmácia Biomédica têm mais 12 vagas cada. Por outro lado, Ciências da Educação tem menos 15 vagas e Psicologia tem menos 20 vagas.

No IPC, por outro lado, houve bastantes alterações, sendo os maiores destaques os aumentos de 30 vagas em Engenharia Informática e 20 em Engenharia Biomédica. A principal diminuição é Engenharia Civil, que perde 25 vagas (é 1/3 das vagas disponibilizadas no ano passado, pelo que a média deverá ter uma subida considerável).

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por tomasfrancisco »

Fico com cada vez mais esperança na minha colocação em Engª Informática na FCTUC :D
Obrigado pela informação ;)

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por |zype| »

no geral houve diminuição do numero de vagas desde o ano passado, mas tambem houve muitas por preencher e acredito que este ano ainda irá haver mais.

tambem me lembro quando entrei o ano passado, este ano haveria muitos cursos em que os exames de "entrada" (deu-me uma branca com o nome correto) , seriam diferentes e mais, dificultando entrada em muitos cursos.
ESEC

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Ensino Superior com menos candidatos

Lisboa e Porto lideram candidaturas ao Ensino Superior, respectivamente com 25 e 20%. Coimbra anda pelos 5,5%

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que terminou às zero horas de ontem, registou 45.383 candidatos, menos 1.295 do que no ano passado, segundo dados disponíveis na Internet.

Nesta primeira fase, que começou a 16 de Julho e durou menos dois dias do que no ano passado, apresentaram-se menos candidatos do que em 2011, quan­do o número de candidatos foi dos mais baixos dos últimos anos.

Fonte: Diário de Coimbra
Como esperado, diminuiu o número de candidatos. Embora esperasse uma diminuição ainda maior, penso que, em conjunto com a baixa nas médias dos exames, provavelmente irá causar uma baixa nas médias de alguns cursos.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por Pedro »

O Público divulgou uma imagem da edição de hoje com algumas estatísticas sobre as colocações, que pode ser vista neste link. Parece-me interessante destacar que este foi o ano com menos alunos a entrar no ensino superior desde 2006, confirmando a quebra esperada. Também é curioso ver a lista de cursos com mais vagas sobrantes, não esperava ver Engenharia Civil com tantos representantes nesta lista - incluindo o caso da UBI, onde não houve um único aluno interessado nas 60 vagas do curso.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Engenharia Civil com tantos representantes nesta lista - incluindo o caso da UBI, onde não houve um único aluno interessado nas 60 vagas do curso.

Não foi só na UBI... no ISEC também não entrou nenhum! Assim como nos Açores! E no Politécnico de Beja e da Guarda.
Em Évora entrou 1. Assim como na UTAD! E na UAlg.

Há muito Politécnicno que não percebo como ainda não fechou.

PS - "Gosto" da designação do curso na Madeira - Eng Civil+Eng Electrónica e Telecomunicações... Mas o que é isto?? Qualquer dia são cursos de Eng Civil+Eng Electrónica e Telecomunicações+Eng. Mecânica+Eng. Informática+.....

PS1 - Este ano descobri um curso fantástico de que nunca tinha ouvido falar: Enfermagem Veterinária.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por gunky »

Pedro Escreveu:O Público divulgou uma imagem da edição de hoje com algumas estatísticas sobre as colocações, que pode ser vista neste link. Parece-me interessante destacar que este foi o ano com menos alunos a entrar no ensino superior desde 2006, confirmando a quebra esperada. Também é curioso ver a lista de cursos com mais vagas sobrantes, não esperava ver Engenharia Civil com tantos representantes nesta lista - incluindo o caso da UBI, onde não houve um único aluno interessado nas 60 vagas do curso.
Curioso é o pessoal ter olhos na cara para perceber que eng civil esta estagnado em termos de trabalho no pais e assim vai ficar durante muito tempo mas por outro lado olhas para enfermagem e foram todas preenchidas. Acho incrível ainda haver aquela mentalidade medicina é que é!!! Os avozinhos adoravam ver o seu netinho/netinha ser médico um dia mas as médias são muito altas então pelo meio esta radiologia e enfermagem puma escolhe-se uma dessas. Mesmo numa crise de mercado de trabalho como estamos a passar agora enfermagem, direito e arquitectura continuam a ter elevadas vagas e pior ainda ficam sempre todas preenchidas. Olhando para trás uns 10 anos a única diferença que reparo é no valor da média que desceu. Depois vêm esta malta protestar para a rua a dizer que não encontram emprego na área... :doh:

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por Byssa »

gunky Escreveu: Curioso é o pessoal ter olhos na cara para perceber que eng civil esta estagnado em termos de trabalho no pais e assim vai ficar durante muito tempo mas por outro lado olhas para enfermagem e foram todas preenchidas. Acho incrível ainda haver aquela mentalidade medicina é que é!!! Os avozinhos adoravam ver o seu netinho/netinha ser médico um dia mas as médias são muito altas então pelo meio esta radiologia e enfermagem puma escolhe-se uma dessas. Mesmo numa crise de mercado de trabalho como estamos a passar agora enfermagem, direito e arquitectura continuam a ter elevadas vagas e pior ainda ficam sempre todas preenchidas. Olhando para trás uns 10 anos a única diferença que reparo é no valor da média que desceu. Depois vêm esta malta protestar para a rua a dizer que não encontram emprego na área... :doh:
O que é que nao esta "estagnado" neste país? O melhor é fechar o ensino superior por uns anos e esperar que isto melhor, é isso? Por acaso um eng. civil digno desse titulo tem trabalho la fora com muita facilidade. Quem se quiser aventurar à grande tem trabalho garantido em paises como Angola e a ganhar muito bem (obviamente que é outro tipo de vida).
As pessoas nao "ganharam olhos", simplesmente o ensino superior tornou-se uma banalidade ha uns anos, toda a gente vai lá parar. O que aconteceu este ano é que ha cada vez mais familias sem posses para ter os filhos a estudar, a concorrencia baixou e as vagas mantiveram-se. Nada de novo. Btw, sobre os infelizes que nao conseguem entrar em medicina, garanto-te que a segunda opcção raramente é enfermagem ou radiologia, lol.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas ao Ensino Superior - 2012/2013

Mensagem por tomasfrancisco »

As pessoas têm de chegar rapidamente a uma conclusão, o país em que vivemos não oferece nada a ninguém, e para além de não ajudar os seus cidadãos ainda lhes retira (a alguns) o pouco da digna vida que têm.
A educação em Portugal tomou um rumo muito mau, os jovens/crianças de hoje em dia tomam a educação como um meio para (contra mim falo)... Mas a verdade é que a educação que recebemos é mesmo esta, não estimulando os jovens a desenvolverem as suas capacidades como devem ser. A nossa sociedade torna impotentes os jovens de hoje em dia, incutindo a ideia de que um canudo faz tudo...

NÃO!!! e faço questão de dizer que este ano entrei no curso de Engª Informática, mas será que é mesmo necessário o canudo? Digo, que vou gastar dinheiro e tempo de vida com um curso... mas sim pelo conhecimento que me vai trazer, e espero (QUERO) usar esse conhecimento... e não o CANUDO!!!!!

As pessoas habituaram-se à ideia que o canudo faz tudo por nós. NÃO!! Esqueçam a ideia de que por terem um curso superior, por melhor que ele seja, por mais estudos de empregabilidade 100% fiáveis e essas coisas todas vão ter aquilo que querem sem esforço algum, quem faz a pessoa é o seu conhecimento, e não o seu currículo (sim, é algo que comprova aquilo que sabes… Ás vezes!!!!)
Se querem fazer o que sonham em Portugal e ficam à espera que o emprego caia do céu, esperem sentados, deitados, e com o dinheiro dos papás na carteira... Ainda vão ter de esperar muito tempo (é triste!!).
As pessoas têm de aprender que a vida não está fácil para ninguém, e que só os bons, os realmente esforçados, trabalhadores e sonhadores conseguem algo na vida.
Que deixem de estar sentados "à sombra da bananeira" se realmente querem fazer alguma coisa que os deixem orgulhosos e realizados.

O ensino, todos os graus de ensino tornaram-se banais. Costumo ouvir os meus pais dizerem: "Só os ricos antigamente estudavam".
Não digo que só os ricos estudem, mas não deveria haver mesmo alguns limites para as pessoas que estudam (ou não)? Qualquer um entra num curso numa universidade... (já repararam?!)
A mim mete-me raiva ver 9,5's (ou pouco mais) em notas de candidaturas de alguns cursos! É uma completa vergonha! Desculpem-me mas parece que estas pessoas vão para lá só mesmo para ter um canudo. Acredito que muitas dessas pessoas, tenham o objectivo de obter mais conhecimentos e fazer algo da vida felizmente, mas não será banalizar o ensino superior? Desta forma deixa-se entrar tudo quanto é alunos no ensino superior… Para quê? Para nos estudos dizerem que temos X% de alunos formados nas universidades portuguesas?!
PAREM de ligar a estatísticas, façam aquilo que realmente gostam e querem… Com luta!!!
O ensino em Portugal devia sofrer uma reformulação completa, tudo está errado, nada tem a ver com a nação que dizem ser lutadora, trabalhadora, revolucionária, expansionista de novos horizontes. Por favor, façam o favor de trabalhar, e quem realmente quer ser bom naquilo que quer fazer no futuro não deve ser um curso numa universidade que o vai impedir.
A educação em Portugal necessita de uma grande mudança, estamos a perder valores, e os valores dos jovens de hoje são os valores que a geração anterior incutiu em nós. Mas há que arregaçar as mangas e lutar por aquilo que realmente é importante para nós, não sejamos os impotentes que querem que sejamos! Chega de facilitismo, para tudo é preciso trabalho, e só os realmente esforçados devem conquistar os seus sonhos!

Responder