Festas de Coimbra e da Rainha Santa Isabel - 2012

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Responder
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Festas de Coimbra e da Rainha Santa Isabel - 2012

Mensagem por DaniFR »

Festas de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2012

24 de Junho a 8 de Julho

Imagem

Programa completo - Turismo de Coimbra
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Festas de Coimbra e da Rainha Santa Isabel - 2012

Mensagem por DaniFR »

Coimbra recupera tradição interrompida em 1936

A imagem da Rainha Santa Isabel vai regressar, na procissão deste ano, em 5 de julho, à Igreja de Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, onde não entrava, nem ficava exposta, desde 1936.

A recuperação da tradição foi sublinhada hoje, durante uma conferência de imprensa, pelo presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel (CRSI), António Rebelo, durante a apresentação do programa das Festas de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, que decorrem entre 24 de junho e 8 de julho.

Do programa religioso, entre 1 e 9 de julho, sobressaem as duas procissões da padroeira da cidade. A primeira sairá do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, na margem esquerda do Mondego, na noite de 5 de julho, para a Igreja de Santa Cruz/Panteão Nacional, onde permanecerá até 8 de julho, dia em que, à tarde, regressará ao Mosteiro.

A Procissão Penitencial chegará ao Largo da Portagem (antiga entrada da cidade) às 22h, momento em que, após a saudação à Rainha Santa, haverá um espetáculo de fogo-de-artifício.

Na tarde de domingo, 8 de julho, realizar-se-á a Procissão Solene de Regresso (depois das cerimónias que terão início, na Igreja de Santa Cruz, às 16h), que terminará às 21h, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Procissões desde 1556

As procissões da Rainha Santa Isabel realizam-se desde 1556 e, de acordo com a tradição, desfilando de Santa Clara-a-Nova para um templo da cidade, que começou por ser a Igreja de Santa Cruz e, mais tarde, por dificuldade de acesso a este monumento, para as igrejas do Carmo, primeiro, e da Graça, depois, ambas na Rua da Sofia, recordou, António Rebelo.

A requalificação, nos anos 90 do século passado, das ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, que passaram a ser apenas pedonais, e da Praça 8 de maio, onde se situa a Igreja de Santa Cruz, permitem que a imagem regresse a este templo, que já existia no tempo da Rainha Santa e, como admite António Rebelo, terá sido frequentado por ela.

Serenata com "fados dedicados à Rainha Santa Isabel"


A CRSI promove na noite de 30 de junho, à margem das comemorações religiosas propriamente ditas, uma serenata, junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, apenas com "fados dedicados à Rainha Santa Isabel", alguns dos quais inéditos e que fazem parte de um CD, a lançar nessa altura, cujas receitas revertem para "as obras de preservação e requalificação" daquele mosteiro, particularmente nos claustros, que ameaçam ruir, referiu António Rebelo.

Do programa das Festas da Cidade, João Matos, da empresa municipal Turismo de Coimbra, destaca, designadamente, o concerto de Madonna, na noite de 24 de junho, no Estádio Cidade de Coimbra, e o espetáculo 'Tanto Mar, Tanta Música', com Ivan Lins, Carlos do Carmo e Antigos Orfeonistas, no Pátio das Escolas, na Universidade, na noite de 3 de julho, véspera do feriado municipal da cidade.

Uma 'Serenata Monumental', no Largo da Sé Velha (4 de julho), um espetáculo de José Cid e Big Band (6 de julho) e um concerto de André Sardet (7 de julho), ambos na Praça da Canção, são outros dos momentos das Festas de Coimbra de 2012, salientados por aquele responsável.

A Turismo de Coimbra investe, este ano, cerca de cem mil euros nas Festas da Cidade (que se realizam de dois em dois anos), montante inferior às edições anteriores, mas, segundo João Matos, "apesar da contenção orçamental, as festas manterão a sua dignidade e terão o brio possível".

Expresso
Imagem

Responder