Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Byssa »

Nesse caso acho que o lenço é branco e não preto porque tem de ter qualquer coisa lá escrito em latim que agora não me recordo.

Pirilampo
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 28 agosto 2011 1:09

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pirilampo »

Citando o Código da Praxe da Universidade de Coimbra:

"As trupes de fitados terão de anunciar a sua saída com uma mortalha colada na Porta Férrea e só ai se podem constituir, sob
pena de se considerarem trupes ordinárias Vulgares. Na mortalha utilizada deverá escrever-se:
a) “TRUPE FITADUS FORMATA EST”, caso se trate de trupe masculina
b) “TRUPE FITADAS FORMATA EST”, caso se trate de trupe feminina"

e

"As trupes de veteranos terão que anunciar a sua saída com uma fita branca colocada na PORTA FÉRREA e só aí se podem
constituir, sob pena de se considerarem trupes ordinárias.
Na fita branca utilizada deverá escrever-se:
a) TRUPE VETERANORUM FORMATA EST, caso se trate de trupe masculina
b) TRUPE VETERANARUM FORMATA EST, caso se trate de trupe feminina"

Espero ter respondido à questão dos "lenços" :)

Barreto
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 19 setembro 2011 11:04

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Barreto »

Obrigado, está esclarecido :)

Hair FTW
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 02 outubro 2011 15:58

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Hair FTW »

Alguém me podia ajudar com umas dúvidas sobre trupes que tenho?

Na próxima quarta-feira é feriado, isso quer dizer que não há trupes da noite de terça para quarta (a partir das 0:00 horas de quarta até às 24:00) ou não há trupes na noite de quarta para quinta?

Um estudante que ande com uma telha e a ponha em cima da cabeça quando vir uma trupe conta como proteção de telha?

Para a proteção do instrumento o estudante tem de tocar alguma coisa específico (fado por exemplo) ou desde que arranhe uns acordes está safo?

Por fim, em que situações é que estas duas proteções que eu mencionei não são válidas?

Obrigado

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Jimmy »

Hair FTW Escreveu:Alguém me podia ajudar com umas dúvidas sobre trupes que tenho?

Na próxima quarta-feira é feriado, isso quer dizer que não há trupes da noite de terça para quarta (a partir das 0:00 horas de quarta até às 24:00) ou não há trupes na noite de quarta para quinta?

Um estudante que ande com uma telha e a ponha em cima da cabeça quando vir uma trupe conta como proteção de telha?

Para a proteção do instrumento o estudante tem de tocar alguma coisa específico (fado por exemplo) ou desde que arranhe uns acordes está safo?

Por fim, em que situações é que estas duas proteções que eu mencionei não são válidas?

Obrigado

1 - Na noite de Terça para Quarta não pode haver trupes.

2 - Um estudante que ande com uma telha e a ponha em cima da cabeça prova duas coisas, que é caloiro e que é palerma.

3 - Tens de saber tocar tudo o que o chefe da trupe te pedir, pelo menos é assim que comigo funciona.

4 - Se não estou em erro e assim de cabeça:

Todas as protecções cessam três dias antes e depois do inicio da Queima das Fitas (e julgo eu, da Latada também) bem como nos primeiros e últimos 3 dias de cada periodo da praxe (peço que alguém confirme isto por favor). Durante estes dias a única protecção que prevalece é a de sangue.

Perante trupes de Fitados ou de Veteranos nenhuma protecção é permitida.


E uma opinião pessoa: Se és caloiro, deixa mas é de te preocupar em como te proteger das trupes, se fores esperto nunca vais andar sozinho por exemplo na Alta ou na Baixa e irás certamente correr. Só se tem de preocupar com protecções quem não sabe fugir e para mim, quem não sabe fugir, merece ser rapado.
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Um apelo que deixo aqui neste tópico a todos os estudantes, e principalmente a caloiros:
Não acabem com as tradições da nossa cidade! A praxe não faz mal a ninguém, aliás, é uma excelente maneira de todos se integrarem, de ganharem confiança com outros caloiros e de se aproximarem dos outros estudantes.
Por norma, todos os que trajam já foram praxados, e não estão vivos? Na praxe ninguém faz mal a ninguém, e se fizer, o lesado está no direito de recorrer a alguém de maneira a resolver a situação.

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Oh está bem, mas os que trajam poderão não ter sido submetidos às praxes que nós, caloiros, poderemos vir a ser. Entendes?
Imagina que os Estudantes viram um caloiro a ser praxado de uma certa maneira e, depois, podem adoptar essa maneira de praxar e praxar outros caloiros mesmo que a maneira que adoptaram fosse "má", como rapar o cabelo. Quem é o cromo que quer rapar o cabelo de graça? Só se for um careca! E não acredito que os que estão fardados neste momento, pelo menos 90%, tenham passado por essa praxe.

É a minha opinião..

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Amigo, isso de rapar o cabelo e etc são coisas que apenas as trupes fazem, e é uma coisa que está no código de praxe, que nem sempre acontece, apenas acontece a quem "merece" vá.
O melhor da praxe é saber levá-la na descontra. Na minha opinião é das melhores fases da vida académica, e muito sinceramente, para mim quem não concorda não é estudante, apenas tem a sorte de estudar em Coimbra.

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Como assim? "a quem merece"?
O código de praxe é só dirigido aos caloiros? (estou a perguntar porque não sei)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

O código da praxe é dirigido a todos os que estão na PRAXE, não só a caloiros, mas também a doutores e a quem queira entrar na praxe (todos os que não forem anti-praxe).

Parece-me que estás a fazer um bicho de sete cabeças da praxe e das trupes sem necessidade alguma. Essa ideia de que os doutores podem ter visto uma ideia e gostado e por isso não experimentaram a praxe que vão fazer é ridícula... Praxe é praxe, e desde que não seja ofensiva da integridade física deve ser levada na descontracção. Não penses tanto no assunto, deixa as coisas acontecerem e deixa-te levar por elas.

Se vires uma trupe, corre. A maioria não se dá ao trabalho de ir atrás, e mesmo que vá têm mais peças a atrapalhar que tu. Se te apanharem desprevenido faz o que te pedem sem ondas e se te quiseres rapar podes sempre com muito jeitinho para não o fazerem :p
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Ahahah vou tentar lembrar-me das tuas palavras quando a Máquina Zero estiver ligada e a percorrer a minha linda cabeça. :shock:
Por mim tenho de estar atento à forma como praxam já que entrei na Agrária.. todos têm direitos, eu não quero ser anti-praxe mas também não quero apanhar doutores daqueles que usam a praxe de modo a divertirem-se a ver os caloiros a "magoarem-se", por assim dizer. Já vi isso e, confesso, que estou um bocado assustado.
Porém também sei que há Doutores que são porreiros e toda a Coimbra menciona o 1º ano, como caloiro, o melhor da Universidade pelo facto de conhecermos muitas pessoas. Assim, tento agarrar-me a essa ideia e não pensar muito em praxes. ahah x)

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Eu não percebo a tua cena, entraste para o ensino superior, vais ser praxado, não vais para nenhuma missão no Iraque nem nada do género!

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Jimmy »

Carol Escreveu:
Se vires uma trupe, corre. A maioria não se dá ao trabalho de ir atrás, e mesmo que vá têm mais peças a atrapalhar que tu. Se te apanharem desprevenido faz o que te pedem sem ondas e se te quiseres rapar podes sempre com muito jeitinho para não o fazerem :p
Fia-te na virgem :lol: Os que fogem são os que dão mais piada à coisa, eu farto-me de dizer que na maioria das vezes que faço trupe nem é para os rapar, é pelo gozo de os apanhar.
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

Mas olha que deves ser dos poucos que o faz :p

Eu confesso que não me dou muito ao trabalho da perseguição, prefiro apanhá-las desprevenidas e à má fé x)
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

RenatoNeves Escreveu:Eu não percebo a tua cena, entraste para o ensino superior, vais ser praxado, não vais para nenhuma missão no Iraque nem nada do género!
Os da Escola Superior Agrária podem ser praxados pelas trupes é? Eu também não percebo a tua cena. Se gostas tanto disso porque não te tornas outra vez caloiro? Assim podes reviver aqueles momentos de alegria.
Nem todas as pessoas têm que gostar ao que são submetidas. No teu caso, as tuas respostas estão a mostrar egoísmo porque só estás a ver o teu lado da História e não tentas posicionar-te no lado dos caloiros recém chegados. Na tua altura as trupes podiam ser aquilo que não são hoje. Se fazes parte delas? Óptimo. O meu irmão anda em Medicina e nunca mostrou interesse nas trupes apesar de poder fazer parte. São opiniões.
Se conseguisses ver os 2 lados das histórias perceberias que nem todos os caloiros são obrigados a seguir as tuas passadas. Se virem uma trupe? Fujam ou deixem-se ficar. Quem for esperto saberá fugir contudo quem não souber ou neste caso, "for burro", irá submeter-se. O que isto trará? Para o ano serão os outros caloiros a caírem e possivelmente os deste ano, para o ano, não irão ser mais brandos.

Estou na Agrária e já fui praxado. Cheguei a casa miseravelmente e estou com o espírito de que para o Ano serei eu e não serei tão brando. É essa a mentalidade dos caloiros e porque estão a transmitir isso. Agora, estou naquela de 1 dia de cada vez e para o Ano farei o que terei a fazer para representar a minha escola. Serei brando? Não sei. Serei Bruto? Também não sei. Há que depois ter maturidade para enfrentar as coisas e declararem-se anti-praxe é uma opção. Embora não seja a mais viável, os caloiros têm essa opção. Para concluir, já vi caloiros a perguntarem-me pelas trupes e não sei o que dizer. Vocês dizem uma coisa, o meu irmão diz outra, a minha prima diz outra, o amigo do outro amigo diz outra. As trupes estão sempre a mudar e quem te garante que haverá sempre aquele espírito académico? É a vida. Eu ainda não fui submetido e não sei se posso ser. Com certeza absoluta que irei fugir quando os vir mas outro coitado poderá ter o azar.

Responder