Mais uma vez Coimbra submissa..........................
http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 26156.html
O facto de ainda não ter entrado em obra, facilita a suspensão do troço do IC3, entre Condeixa e Coimbra.
O próximo corte de investimento no programa de novas concessões rodoviárias lançado pelo último governo de José Sócrates deverá levar à suspensão da construção do IC3, entre Condeixa e Coimbra, incluída na concessão do Pinhal Interior. Esta concessão foi adjudicada a 10 de Janeiro de 2010 ao consórcio da Ascendi, liderado pela Mota-Engil e pelo Banco Espírito Santo (BES).
A concessão da Pinhal Interior, juntamente com a Auto-estradas do Centro (que já tinha sido suspensa pelo ex-ministro das Obras Públicas, António Mendonça, a 10 de Fevereiro de 2010), constituía a polémica "terceira auto-estrada Lisboa-Porto".
O Diário Económico apurou que este é o corte mais significativo de um conjunto de investimentos nas novas concessões rodoviárias que poderão ser alvo de cancelamento, de acordo com um levantamento que está a ser efectuado pela Estradas de Portugal. A decisão final ainda não foi tomada, porque o Governo quer discuti-la com os autarcas da região, mas é dada como "muito provável".
O troço do IC3 em causa tem uma extensão prevista de 25,6 quilómetros e o investimento global seria de 570 milhões de euros, não só em construção, mas também na componente de exploração e manutenção, e nos custos de financiamento, ao longo dos 40 anos da concessão.
Governo vai travar terceira auto-estrada entre Lisboa e Port
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jayniga
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jayniga
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Re: Governo vai travar terceira auto-estrada entre Lisboa e
Roubei um comentário a esta notícia com o qual concordo e mostra o abandono político a que esta cidade chegou:
A 3ª AE Lisboa-Porto, para os curiosos:
- LISBOA(Ponte VG) - Almeirim: A12/A13 (já existente);
- Almeirim - Entroncamento(A23): Concessão Ribatejo (prevista mas não lançada);
- Entroncamento(A23) - Condeixa: Concessão Pinhal Interior (Lançada e adjudicada, em construção, deve abrir daqui a uns tempos);
- Condeixa - Coimbra: Concessão Pinhal Interior (Lançada e adjudicada, aparentemente vai ser cancelado este troço);
- Coimbra - Oliveira de Azemeis: Concessão AE Centro (prevista, chegou a ser lançado o concurso, mas foi cancelada);
- Oliveira de Azemeis - PORTO: Concessão Douro Litoral (lançada e adjudicada, em construção, parte já em funcionamento, o resto abrirá ainda este ano);
A sul e norte de Coimbra o tuga fica servido, a " Capital do Conhecimento" que se lixe.....................
A 3ª AE Lisboa-Porto, para os curiosos:
- LISBOA(Ponte VG) - Almeirim: A12/A13 (já existente);
- Almeirim - Entroncamento(A23): Concessão Ribatejo (prevista mas não lançada);
- Entroncamento(A23) - Condeixa: Concessão Pinhal Interior (Lançada e adjudicada, em construção, deve abrir daqui a uns tempos);
- Condeixa - Coimbra: Concessão Pinhal Interior (Lançada e adjudicada, aparentemente vai ser cancelado este troço);
- Coimbra - Oliveira de Azemeis: Concessão AE Centro (prevista, chegou a ser lançado o concurso, mas foi cancelada);
- Oliveira de Azemeis - PORTO: Concessão Douro Litoral (lançada e adjudicada, em construção, parte já em funcionamento, o resto abrirá ainda este ano);
A sul e norte de Coimbra o tuga fica servido, a " Capital do Conhecimento" que se lixe.....................
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nunorfa
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- Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Re: Governo vai travar terceira auto-estrada entre Lisboa e
Falta ai a transformação do Ip3 em autoestrada que também foi cancelada ainda no tempo do Sócrates, agora só falta cancelarem também o metro mondego para Coimbra focar mais uma vez isolada e estagnada! É incrível já para não falar daquele apeadeiro que é a estação de Coimbra-b, pode ser que para 2040 Coimbra tenha algo melhor :S
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Ruizito
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- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Re: Governo vai travar terceira auto-estrada entre Lisboa e
Por acaso até concordo com o cancelamento. O troço previsto que em principio vai ser cancelado, entre Almalaguês e Botão, iria ser uma aberração ambiental (viadutos enormes na zona de Ceira, enormes zonas florestais desbastadas) e ainda por cima sem ter acesso para a maioria das populações que iriam ser atravessadas. Já para não falar no facto de ser portajado. Para a população de Coimbra pouco serviria. Ainda se fosse a solução original, com mais nós de acesso e mais túneis em vez de viadutos, ainda podia ter algum interesse, agora assim...