Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro
-
Nunno
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 20 julho 2011 11:22
Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro
Tenho 23 anos e estou a pensar em ingressar na faculdade este ano. A minha área preferencial é a das Letras e das Línguas, é isso que gosto e é nisso que sou bom. Mas tenho preocupações em relação à obtenção de emprego, não me agrada a ideia de andar mais três anos a estudar, gastar milhares de euros e depois ficar na mesma situação em que estou agora. Dentro desta área, quais os cursos que na vossa opinião oferecem melhores perspectivas de inserção no mercado de trabalho? Estava a pensar em Tradução, ou uma coisa do mesmo género mas com mais saídas profissionais. Agradeço opiniões e conselhos.
-
Löba
- Regular

- Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro
Conselho de amigo: Ainda és novo, faz as disciplinas de Matemática e Física e tenta outra coisa. Esquece letras!
-
Nunno
- Estreante

O problema é que eu sou uma nulidade a Matemática e a Física. Nem sequer consegui fazer essas disciplinas, tive de trocá-las por outras para conseguir acabar o liceu...
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Se tiveres vontade e coragem de emigrar, tira línguas, tipo inglês e espanhol ou inglês e português. Caso não tenhas essa vontade, não faças nenhum curso na área de letras. Nas públicas os cursos que te podem safar nada têm a ver com letras e a não ser que tenhas condições para privadas mais vale ficar quieto.
-
Kelav
- Iniciado

- Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13
Inglês e espanhol é o que não falta por cá.. a única língua europeia que vejo a ter uma importância crescente é o alemão. Fora isso, diria que árabe e mandarim seriam as línguas com mais saída. Mandarim e japonês, se estiveres mesmo interessado na área da tradução.
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

Até acredito mas a ideia que dei foi: se quiseres ir lá para fora, aprende inglês e espanhol. Porquê? Porque com o inglês safas-te em qualquer país e podes dar aulas de português e espanhol (línguas que estão a ficar cada vez mais importantes).Kelav Escreveu:Inglês e espanhol é o que não falta por cá...
-
Nunno
- Estreante

Não ponho de parte a hipótese de emigrar. Ainda bem que falaram nas línguas com mais saída, esse é outro assunto que queria discutir com alguém. Vou escolher três línguas, e estava a pensar em Inglês, Francês e Alemão. Mas também posso optar entre espanhol, Italiano, Neerlandês, Russo e Árabe. Não tive dificuldade nenhuma com o Inglês e o Francês, mas com as outras não sei se vou ter. O que acham? Alguém falou em Mandarim e Japonês, mas não encontrei cursos nesta área onde fossem leccionadas essas línguas.
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

Não tenho a certeza mas acho que essas estão como Cursos Livres.Nunno Escreveu:Alguém falou em Mandarim e Japonês, mas não encontrei cursos nesta área onde fossem leccionadas essas línguas.
Em relação a línguas com mais saídas e se vais ter de escolher três, então espanhol, inglês e alemão. Espanhol porque a importância da língua está a crescer a olhos vistos e na minha opinião já tirou francês do topo e ficou como segunda língua mundial, inglês por ser a primeira língua mundial e alemão porque com a importância que a Alemanha está a adquirir, será uma mais-valia.
-
Nunno
- Estreante

Não tenho condições para ir para privadas. Quais os cursos que nas universidades públicas me podem safar? Será que se for para tradução não vou ter trabalho?
-
JBCotrim
- Regular

- Registado: quarta-feira, 29 abril 2009 21:36
Se fores para tradução de inglês, vais batalhar para ter trabalho. Tradução de qualquer outra língua, se te souberes mexer, não vais é ter mãos a medir.Nunno Escreveu:Não tenho condições para ir para privadas. Quais os cursos que nas universidades públicas me podem safar? Será que se for para tradução não vou ter trabalho?
-
Kelav
- Iniciado

- Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13
Por isso é que insisto que um curso de inglês não serve de muito na maior parte dos casos, mais vale aprender sozinho. Há imensa gente que fala bem inglês e toda a gente sabe como funcionam as cunhas.. das que têm mais saída, alemão é a mais acessível por não precisares de aprender outro alfabeto e uma gramática demasiado diferente da nossa. Mas também depende sempre da motivação da pessoa.
Outra coisa: se o dinheiro é um problema e a inscrição na universidade também, há sempre a hipótese de aprender sozinho alguma língua até se atingir um nível que permita realizar exames num curso com reputação e credibilidade.
Outra coisa: se o dinheiro é um problema e a inscrição na universidade também, há sempre a hipótese de aprender sozinho alguma língua até se atingir um nível que permita realizar exames num curso com reputação e credibilidade.
-
Löba
- Regular

- Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Alemão ou uma língua de um país do norte da Europa, parecem-me boas apostas. Considera também se estás disposto a viver num desses países para melhorares a tua aprendizagem.