Bom post, eu não me tornei vegetariano ou vegan por razões de saúde, especismo existe em todo o lado, seja conssiderar plantas diferentes de animais, seja achar um animal digno de "brincadeira" e outro para comer, a nossa inteligência cataloga tudo o que se mexe em juízos de valor. Eu acredito que todos os seres vivos têm o mesmo valor e que deveriamos centrar o noss comportamento no respeito mutuo entre todas as especies e a nossa ligação com a natureza, visto que nós somos apenas mais uma linha na teia da vida, nós não somos de forma alguma a "aranha" e nenhuma espécie nos pertence. Eu apenas escolho reduzir a minha dieta ao ponto em que possa sobreviver mas deixe viver o maximo de seres vivos possíveis.keine Engel Escreveu:Sou vegetariana há ano e meio e não sinto falta nenhuma ou saudades de carne ou peixe. Não me faz confusão que os outros comam animais ao pé de mim, respeito as escolhas de cada um, como respeitam a minha, desde que não me peçam para mexer em carne ou peixe crus (que sinceramente, sempre me meteu nojo e agora ainda mais).
Tornei-me vegetariana porque simplesmente deixou de me fazer sentido comer animais. Não consigo separar o facto de considerarmos que um porco ou uma vaca são óptimos para matar e cortar aos bocados, enquanto ficamos impressionados quando noutros locais comem gato ou cão. Deixei de conseguir olhar para os meus gatos que adoro e ver criaturas fantásticas, mimentas, inteligentes e com temperamentos e personalidades vincadas, e olhar para um porco e não ver nada disso, ver simplesmente uma refeição. Comecei a pensar que era hipócrita da minha parte dizer que não consigo matar um animal, afastar-me e recusar-me a ver quando a avó do meu namorado matava um frango, mas que se ele já viesse embaladinho e prontinho do super, aí já não havia problema nenhum. Daí até começar a olhar para uma peça de carne e pensar no todo de onde ele vem, no animal que foi, e como foi morto e esquartejado foi um passo. Deixei de comer carne e peixe de um dia para o outro, não me custou nada. Compreendo que outras pessoas não tenham a mesma visão que eu, eu também não a tive sempre (ou pelo menos, de uma forma tão acentuada), e compreendo que acima de tudo o vegetarianismo é uma opção pessoal. Por isso é que não impinjo as minhas crenças a ninguém. Aliás, há muito a ideia de que os vegetarianos/vegans causam desconforto quando debatem estas questões com quem não o é, mas acreditem que o que acontece é precisamente o oposto, já perdi conta às pessoas que me massacram e perguntam porque não como carne, que vou ficar doente, e que é importante, e que sou doidinha, e que o porquinho é tão tenrinho, e que vou ficar anémica e gravemente doente e etc e coiso, gozam com a minha refeição... Enfim, há estúpidos dos dois lados! lol
Se uma dieta vegetariana é mais saudável que uma "omnivora"? Não necessariamente. Em tudo é preciso equilíbrio, e qualquer dieta pode ser desajustada. Uma dieta vegetariana requer um pouco mais de planeamento, e foi isso que mais me custou ao início. Agora, nem por isso, é super fácil e rápido fazer uma refeição que me dá tudo aquilo que necessito, e sem comer soja ou tofu a todas as refeições.
Veganismo/Vegetarianismo
-
Eco
- Estreante

- Registado: terça-feira, 26 julho 2011 22:33
Re: Veganismo/Vegetarianismo
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Ora nem mais, daí o meu (primeiro) comentário ter sido curto, conciso e sem qualquer ataque. Discutir um tema atacando quem tem outros pontos de vista está de acordo não me parece correcto. Estou completamente de acordo contigo relativamente ao objectivo do tópico.dryden Escreveu:Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...
Abrem o tópico com outro tema qq, mas com o objectivo de insultar quem não é vegetariano.
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Eco Escreveu:Eu adoro o facto de estares a dizer para não começar um thread a insultar não-vegetarianos quando tu foste quem começou com os insultos, a hipocrisia é bonita, é.dryden Escreveu:Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...
Abrem o tópico com outro tema qq, mas com o objectivo de insultar quem não é vegetariano.
Sabem o que é mais macabro no universo vegetariano? Supostamente matar animais é crime, mas se moldarem um pedaço de tofu com o formato de um animal morto está tudo bem... Não acham macabro um pedaço de tofu com o formato de um peru morto? Não acham macabro soja com o formato de um hamburguer? Não é esquesito salsichas de vegetais e soja? ... Tanta coisa para tentarem imitar o que já existe, a carne... Ironia ou estupidez? É completamente anti-natural...
Já agora deixem que vos diga uma coisa, seus pseudo-vegetarianos dos tempos livres: Mais importante do que o poder ou não ser vegetariano é a liberdade de poder escolher ser ou não... Se optaram por essa via, óptimo, se n optaram, óptimo na mesma, agora n venham cá dizer que a vossa escolha é q está certa e que 99,5% da população mundial está errada...
Esta tua afirmação insere-se no terceiro comentário do tópico, e o termo assassínio é dirigido aos consumidores de carne. Parece-me que os insultos começam aí.Eco Escreveu:Nos dias de hoje, não existe nenhuma desculpa para o consumo de carne, é assassínio por luxo e diversão.
-
Eco
- Estreante

micromys Escreveu:Eco Escreveu:Eu adoro o facto de estares a dizer para não começar um thread a insultar não-vegetarianos quando tu foste quem começou com os insultos, a hipocrisia é bonita, é.dryden Escreveu:Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...
Sabem o que é mais macabro no universo vegetariano? Supostamente matar animais é crime, mas se moldarem um pedaço de tofu com o formato de um animal morto está tudo bem... Não acham macabro um pedaço de tofu com o formato de um peru morto? Não acham macabro soja com o formato de um hamburguer? Não é esquesito salsichas de vegetais e soja? ... Tanta coisa para tentarem imitar o que já existe, a carne... Ironia ou estupidez? É completamente anti-natural...
Já agora deixem que vos diga uma coisa, seus pseudo-vegetarianos dos tempos livres: Mais importante do que o poder ou não ser vegetariano é a liberdade de poder escolher ser ou não... Se optaram por essa via, óptimo, se n optaram, óptimo na mesma, agora n venham cá dizer que a vossa escolha é q está certa e que 99,5% da população mundial está errada...Esta tua afirmação insere-se no terceiro comentário do tópico, e o termo assassínio é dirigido aos consumidores de carne. Parece-me que os insultos começam aiEco Escreveu:Nos dias de hoje, não existe nenhuma desculpa para o consumo de carne, é assassínio por luxo e diversão.
Desde quando é que assassino" é um insulto? Vai ver ao dicionário..."assassino" refere-se como adjectivo a algúe que mata outro, por essa definição então sim é assassínio, é algo factual, não um insulto, e para além do mais, o outro escreveu tudo com uma entoação sarcástica e de chacota, eu nunca utilizei nenhum termo insultuoso nem gozei com ninguém, respondi educadamente ao teu post em modo de debate com a minha própria opinião, expressando aquilo que acredito, tu afirmaste que o homo sapiens é omnívoro, isso foi incitar debate, que é algo que não tenho nada contra, isto é debater. E quanto ao propósito deste thread, eu referi “para vegans e vegetarianos de Coimbra” para falarem das suas experiências, era ESSE o propósito do thread, tu quiseste debater, eu aceitei a proposta. Não vejo como te insultei.
-
Kelav
- Iniciado

- Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13
Da mesma forma que quem passa a fazer exercício em vez de ficar em casa sem fazer nada não fica imune a qualquer problema de saúde. Mas não é preciso procurar muito para encontrar vários estudos que relacionem o consumo de carne com cancro. Apesar de haver vários factores para além da alimentação, acho que o tamanho da amostra da totalidade dos estudos chega para provar que há uma relação directa - e daí a minha dúvida quanto à carne branca, porque de facto costuma ser recomendada por médicos e nutricionistas. Acho que comer carne branca uma vez por dia realmente só traz benefícios.Carol Escreveu:isso é ridículo. Quem deixa de comer carne não passa de repente a ser magro, deixar de ter diabetes ou hipertensão e a curar-se do cancro...
Proteínas e calorias. Mesmo as carnes brancas têm mais calorias por grama do que a maioria dos frutos/vegetais. O pior numa dieta vegetariana é mesmo consumir uma dose de calorias considerada saudável. Por isso concordo que é preciso ter cuidado de qualquer forma, apenas assumo que quem planeia uma dieta vegetariana procura fazê la equilibrada. Posso estar enganado, claro, mas ainda não vi/conheci nenhum vegetariano com problemas de saúde para além de uma anorética.Carol Escreveu:a única diferença é que deixou de ingerir alguma proteínas. Portanto sejamos realistas e não afirmemos coisas descabidas como quem é vegetariano ingere menos calorias... Pode ingerir, mas tem de ter exactamente os mesmos cuidados que quem não é vegetariano para não o fazer.
Porquê? Dizer que se é responsável por uma morte não é um insulto, e é verdade que sem consumidores de carne havia menos pessoas a matar animais, por isso acaba por haver uma relação (indirecta).micromys Escreveu:Esta tua afirmação insere-se no terceiro comentário do tópico, e o termo assassínio é dirigido aos consumidores de carne. Parece-me que os insultos começam aí.
-
Kelav
- Iniciado

Bem, quando respondi não reparei que o Eco já tinha respondido à questão do "assassínio". De qualquer forma aproveito este post para expor a minha opinião sobre o vegetarianismo.
Apesar de ser totalmente contra a transformação da alimentação numa indústria amoral, não acho que tornar o mundo inteiro vegetariano melhorasse a vida dos animais. Ainda há quintas onde os animais são protegidos do frio e de predadores, têm uma alimentação controlada de forma a não apanharem doenças, é assegurada a reprodução e continuidade da espécie, e são mortos de forma rápida. Evito comer animais de caça, vitela, porco, e em grandes cadeias como a KFC, mas preocupo-me mais em promover a redução do consumo de carne do que incentivar a pará-la por completo. Se for um pequeno negócio, pode ser dada mais atenção aos animais e reduzir-lhes o sofrimento na morte.
Apesar de ser totalmente contra a transformação da alimentação numa indústria amoral, não acho que tornar o mundo inteiro vegetariano melhorasse a vida dos animais. Ainda há quintas onde os animais são protegidos do frio e de predadores, têm uma alimentação controlada de forma a não apanharem doenças, é assegurada a reprodução e continuidade da espécie, e são mortos de forma rápida. Evito comer animais de caça, vitela, porco, e em grandes cadeias como a KFC, mas preocupo-me mais em promover a redução do consumo de carne do que incentivar a pará-la por completo. Se for um pequeno negócio, pode ser dada mais atenção aos animais e reduzir-lhes o sofrimento na morte.
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
Sim, os vegetarianos podem ser por norma mais saudáveis, mas não é por não comerem carne, é uma escolha que fazem que normalmente vem associada à desistência da carne. Têm de fazer exactamente os mesmos esforços para se manterem saudáveis que quem come carne faz, isso é indiscutível, pois não são as calorias da carne que causam a obesidade, ou a hipertensão ou os diabetes, sejamos racionais!
Só discuti este tópico porque foi sugerido que os vegetarianos estão menos sujeitos a doenças, o que não é verdade (tirando a parte do cancro, mas sem me convencer muito com alguns estudos e com as probabilidades pois quem não é fumador também pode apanhar cancro do pulmão).
Quanto ao facto de chamarem a quem come carne assassinos por luxo e diversão, temos de concordar que vivemos numa sociedade onde o facto de matar outra pessoa é considera um acto horrível e condenável, por isso o facto de nos chamarem isso tem claramente uma conotação negativa que não escapa a ninguém (pelo menos às mentes saudáveis). Essa conotação negativa é insulto. Há várias outras formas de chamar a atenção para o problema ou de mostrar a vossa opinião sem usar esse tipo de comparação.
Só discuti este tópico porque foi sugerido que os vegetarianos estão menos sujeitos a doenças, o que não é verdade (tirando a parte do cancro, mas sem me convencer muito com alguns estudos e com as probabilidades pois quem não é fumador também pode apanhar cancro do pulmão).
Quanto ao facto de chamarem a quem come carne assassinos por luxo e diversão, temos de concordar que vivemos numa sociedade onde o facto de matar outra pessoa é considera um acto horrível e condenável, por isso o facto de nos chamarem isso tem claramente uma conotação negativa que não escapa a ninguém (pelo menos às mentes saudáveis). Essa conotação negativa é insulto. Há várias outras formas de chamar a atenção para o problema ou de mostrar a vossa opinião sem usar esse tipo de comparação.
-
Eco
- Estreante

E estás a afimar que a sociedade humana é de alguma forma boa? Eu considero todos os sere vivos como iguais, uma árvore tem tanto valor como uma formiga ou um humano, é assassinio, é matar outro ser vivo, não estou a ver como podes velo de outra forma, tu és antropocentrica, eu não. Se achas que é um insulto é porque a tua própria forma de ver as coisas é insultuosa à minha.Carol Escreveu:Sim, os vegetarianos podem ser por norma mais saudáveis, mas não é por não comerem carne, é uma escolha que fazem que normalmente vem associada à desistência da carne. Têm de fazer exactamente os mesmos esforços para se manterem saudáveis que quem come carne faz, isso é indiscutível, pois não são as calorias da carne que causam a obesidade, ou a hipertensão ou os diabetes, sejamos racionais!
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Todos os símios sobrevivem apenas com uma dieta à base de frutos e plantas, no entanto umas quantas espécies optam por comer carne, umas térmitas aqui, umas lagartas ali. Os chimpanzés até fazem ferramentas para poderem comer esse tipo de iguarias... Agora lá está, precisar n precisam, mas optam por comer insectos e outros tipos de animais. Estão errados?! E há outra coisa, achas que os chimpanzés começaram a fazer ferramentas para conseguir comer as térmitas ou desenvolveram a inteligência para as fazer precisamente porque comiam térmitas?Eco Escreveu:E de novo, como afirmei, eu estou a apoiar a sobrevivência, não o luxo, tu sobrevives apenas com uma dieta herbívora, um leão não, para ele é sobrevivência, e morreria sem a carne. Estás a afirmar que qualquer animal que possuíse as nossas capacidades racionais faria as coisas horríveis que a nossa espécie faz? Não podes afirmar isso com certeza, sabemos muito pouco sobre o comportamento de animais não-humanos, assumires tal é apenas teoria, não um facto, até porque mais nenhum animal chegou ao nosso ponto de racionalidade (que nós saibamos, claro). E mesmo se isso fosse verdade, então a racionalidade é mesmo horrível como tu afirmas. Não acho, os humanos apenas decidiram escolher o seu caminho por estes meios.
Vendo este comportamento por parte dos chimpanzés, facilmente se chega à conclusão que eles se estão pouco marimbando para as térmitas e que se tivessem inteligência suficiente para as criar em larga escala, de forma a q as pudessem comer com mais frequência ou fazer algum tipo de dispositivo que as tornasse mais acessíveis, com certeza que o fariam...
Não podes pensar que as pessoas são cruéis por isto ou por aquilo, a verdade é que toda a natureza é cruel, qd vista de determinado prisma. Quase que poderia apostar que se qq outro animal (carnívoro ou hominívoro) desenvolvesse inteligência, uma das primeiras coisas que ia fazer era deixar de caçar e começar a criar a própria carne, de forma a te-la disponível sempre que precisasse.
A verdade é que podes racionalizar isto como quiseres, mas o facto é que comer carne é o que nos fez evoluir e não vejo o porquê de parar. E confessa lá que até ficas com água na boca qd cheiras uma febra na brasa...
Podes lutar conta o teu instinto à vontade, eu por outro lado, tenho de tomar uma decisão... Não sei se hei-de fazer frango no forno ou costeletas para o almoço...
-
Kelav
- Iniciado

Não é o único factor, obviamente, mas um vegetariano com exactamente o mesmo regime alimentar, que apenas mude esse aspecto de comer carne mas consiga manter a mesma ingestão de nutrientes, não tem tantas calorias para queimar (daí ser extremamente difícil encontrar grandes atletas de alta competição que sejam vegetarianos). É tal como dizes, não fumar não te livra do cancro do pulmão, mas sempre ajuda a evitá-lo. Mas voltando ao consumo de carne, basta ter alguns cuidados simples para evitar no geral problemas de saúde - a forma como se cozinha, retirar as gorduras, etc. Por isso não quero forçar uma relação directa, apenas dizer que em muitos casos ela existe.Carol Escreveu:Têm de fazer exactamente os mesmos esforços para se manterem saudáveis que quem come carne faz, isso é indiscutível, pois não são as calorias da carne que causam a obesidade, ou a hipertensão ou os diabetes, sejamos racionais!.
Não posso responder pela Carol mas posso dizer como é que eu vejo de outra forma: há um mundo de diferença entre manter um ser que sente dor e um que não sente. Não torturo insectos, mas não tenho o mínimo problema em matar qualquer um que me incomode. Só costumo deixar as aranhas em paz porque ajudam-me a livrar dos bichos de que não gosto. Para mim também é diferente matar um sem-abrigo de alguém com família e amigos devido à dor emocional infligida nos outros, mas não é "politicamente correcto" diferenciar o valor de vidas humanas.Eco Escreveu:Eu considero todos os sere vivos como iguais, uma árvore tem tanto valor como uma formiga ou um humano, é assassinio, é matar outro ser vivo, não estou a ver como podes velo de outra forma
Se insistes em pôr as coisas nestes termos, passa primeira por umas aulas de antropologia. Até lá não vale a pena responder ao resto.dryden Escreveu:A verdade é que podes racionalizar isto como quiseres, mas o facto é que comer carne é o que nos fez evoluir
-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Se tivermos em conta que a china é o maior produtor mundial de arroz e mesmo assim ainda tem que comprar arroz a outros paises (estou a citar o arroz, porque o arroz nao tem cara) porque nao é capaz de produzir o suficiente para consumo interno, e se pensarmos que a area necessária para criar um animal, é inferior à necessaria para cultivo de vegetais "equivalentes", se todos optassemos pelo vegetarianismo não haveria comida que chegasse pra todos....
E quanto aos animais "mutantes", vão dizer que acreditam que os vegetais que por ai andam não são geneticamente alterados.....
É pá não quero entrar no mm tipo de "violencia" que aqui vai, afinal já me chamaram assassino neste topico só porque gosto de carne e peixe, e querem saber gosto mesmo! Agora se acham que todos os vegetais que comem não são alterados geneticamente.....então lavem a cara e leiam as noticias, ou então vão ao google e façam pesquisas...Sabem o que é, ou andam demasiado ocupados a chamar nomes aos outros só porque pensam de maneira diferente?
E quanto aos animais "mutantes", vão dizer que acreditam que os vegetais que por ai andam não são geneticamente alterados.....
É pá não quero entrar no mm tipo de "violencia" que aqui vai, afinal já me chamaram assassino neste topico só porque gosto de carne e peixe, e querem saber gosto mesmo! Agora se acham que todos os vegetais que comem não são alterados geneticamente.....então lavem a cara e leiam as noticias, ou então vão ao google e façam pesquisas...Sabem o que é, ou andam demasiado ocupados a chamar nomes aos outros só porque pensam de maneira diferente?
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
é "falar" para não estar calado...Eco Escreveu:E estás a afimar que a sociedade humana é de alguma forma boa? Eu considero todos os sere vivos como iguais, uma árvore tem tanto valor como uma formiga ou um humano, é assassinio, é matar outro ser vivo, não estou a ver como podes velo de outra forma, tu és antropocentrica, eu não. Se achas que é um insulto é porque a tua própria forma de ver as coisas é insultuosa à minha.Carol Escreveu:Sim, os vegetarianos podem ser por norma mais saudáveis, mas não é por não comerem carne, é uma escolha que fazem que normalmente vem associada à desistência da carne. Têm de fazer exactamente os mesmos esforços para se manterem saudáveis que quem come carne faz, isso é indiscutível, pois não são as calorias da carne que causam a obesidade, ou a hipertensão ou os diabetes, sejamos racionais!
Não te ponhas com filosofias sobre o que disse ou queria dizer porque o que escrevi foi bem claro. Assassino é considerado um adjectivo insultuoso pelos padrões da nossa sociedade. se eu te chamar estúpido e disser que não considero um insulto ficas satisfeito?
Se para ti um vegetal tem tanto valor como um animal ou um ser humano deixas de ter muita lógica...
A minha forma de ver as coisas só é insultuosa pelos teus padrões, tal como se eu te chamasse estúpido e considerasses um insulto, a tua forma de ver as coisas seria insultuosa à minha. Faz sentido? Não, pois não? Exacto.
E acho melhor ficar-me por aqui pois entrei na conversa para discutir saudavelmente pontos de vista, mas parece que a tolerância não abunda, e estou a ficar um bocadinho azeda.
Eu como animais indefesos, tu não gostas, e como tal não tens de os comer. São opções de vida.