Veganismo/Vegetarianismo

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Eco
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 26 julho 2011 22:33

Veganismo/Vegetarianismo

Mensagem por Eco »

Este thread é dedicado aos que vegans/vegetarianos de Coimbra!
Discutam o assunto em geral, expliquem a razão pela qual se tornaram vegans/vegetarianos, etc.

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Re: Veganismo/Vegetarianismo

Mensagem por micromys »

A espécie Homo sapiens é omnívora. Não subscrevo essa opção mas também não critico quem opta por ela.

Eco
Estreante
Estreante

Mensagem por Eco »

micromys Escreveu:A espécie Homo sapiens é omnívora. Não subscrevo essa opção mas também não critico quem opta por ela.
A espécie Homo Sapiens Sapiens é "omnívora" até apenas um determinado ponto, para começar somos supostamente racionais, o que nos dá o poder de escolha perante a nossa dieta, o que aí exactamente impôe que podemos optar por não matar animais. Como segundo ponto, sem essa racionalidade a nossa espécie é incrivelmente fraca físicamente, tenta caçar seja que animal for sem qualquer utenssílio, nu e comer a carne podre, crua e sem ser cozinhada, como qualquer outro animal que POSSA comer carne, mesmo omnívoro. Nos dias de hoje, não existe nenhuma desculpa para o consumo de carne, é assassínio por luxo e diversão. É como terceiro ponto, a vasta maioria da carne consumida hoje em dia, é-lo de uma forma incrivelmente anti-natural, não só os animais são geneticamente modificados, como são utilizados como escravos, compactados em edíficios e as suas carcaças vendidas...Por acaso vês algum outro animal a fazer algo assim? É desnecessário dizer que somos o pior animal que existe...Mas deixemos esse factor de parte.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

A esta não podia deixar de responder.
Eco Escreveu: (...)A espécie Homo Sapiens Sapiens é "omnívora" até apenas um determinado ponto, para começar somos supostamente racionais(...)
Só somos racionais por causa da carne... O cérebro humano desenvolveu-se da forma q se desenvolveu graças ao consumo das proteínas presentes na carne. Achar que agora já somos demasiado desenvolvidos para comer carne é como um paraplégico de repente optar por viver sem a sua cadeira de rodas eléctrica...
Eco Escreveu:(...)não existe nenhuma desculpa para o consumo de carne, é assassínio por luxo e diversão(...)
Convence disso o leão, o tubarão ou o crocodilo por exemplo... Vai ter com qq um deles e tem uma longa conversa sobre porque n devem comer carne.
Eco Escreveu:(...)É como terceiro ponto, a vasta maioria da carne consumida hoje em dia, é-lo de uma forma incrivelmente anti-natural, não só os animais são geneticamente modificados, como são utilizados como escravos, compactados em edíficios e as suas carcaças vendidas...Por acaso vês algum outro animal a fazer algo assim?(...)
Estamos a falar de animais, certo? Esses 15 dias de vegetariano já te estão a deixar o cérebro entorpecido. Estás a perguntar se vemos animais a vender outros animais? Até os meus sobrinhos (q comem carne) te saberia dizer que isso é uma estupidez pegada(não é porque os animais são bons por natureza é) pq os animais n têm inteligência para isso.
Eco Escreveu:(...)É desnecessário dizer que somos o pior animal que existe(...)
Os vegetarianos? Oh, n sejas assim... Concordo que renegar o próprio legado é do pior q se pode fazer, mas daí a serem o pior animar q existe... Não te esqueças das ratazanas que vivem na porcaria e às vezes até comem os próprios filhos...

Kelav
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13

Mensagem por Kelav »

dryden Escreveu:
Eco Escreveu: (...)A espécie Homo Sapiens Sapiens é "omnívora" até apenas um determinado ponto, para começar somos supostamente racionais(...)
Só somos racionais por causa da carne... O cérebro humano desenvolveu-se da forma q se desenvolveu graças ao consumo das proteínas presentes na carne. Achar que agora já somos demasiado desenvolvidos para comer carne é como um paraplégico de repente optar por viver sem a sua cadeira de rodas eléctrica...
Ninguém disse que somos "demasiado desenvolvidos", essa comparação absurda parte apenas de ti. A carne permitiu um maior desenvolvimento do cérebro por causa da mudança de metabolismo, mas não compares a oferta de alimentos actuais com aquela que tinhas há 2 milhões de anos. Um vegetariano que tenha o mínimo cuidado com a alimentação que faz tem um corpo e cérebro tão saudáveis como qualquer omnívoro.
dryden Escreveu:
Eco Escreveu:(...)não existe nenhuma desculpa para o consumo de carne, é assassínio por luxo e diversão(...)
Convence disso o leão, o tubarão ou o crocodilo por exemplo... Vai ter com qq um deles e tem uma longa conversa sobre porque n devem comer carne.
A isso responde-se com as tuas palavras. "Até os meus sobrinhos (q comem carne) te saberia dizer que isso é uma estupidez pegada(não é porque os animais são bons por natureza é) pq os animais n têm inteligência para isso." E só não digo para não comparares a capacidade de adaptação entre humanos e a maioria dos mamíferos (por exemplo) porque não sei se já foram feitos estudos fiáveis acerca da hipótese de mudar o regime alimentar de outros animais.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Também és daqueles que derrama tinta vermelha sobre quem está a comer no mcdonalds? :p
Para mim as plantas também têm sentimentos!

Enfim, são opções, cada um faz aquilo que acha melhor e que está de acordo com aquilo em que acredita, mas daí a chamar todos os outros de assassinos de luxo e diversão..

Já foram feitos estudos fiáveis acerca de mudar o regime alimentar de animais.. e depois? ficamos todos a comer ervas? e a ordem natural das coisas? isso iria perturbar um "bocadinho" o equilíbrio do reino animal, e qual seria mesmo o beneficio?

"Um vegetariano que tenha o mínimo cuidado com a alimentação que faz tem um corpo e cérebro tão saudáveis como qualquer omnívoro."
um omnívoro com muito menos cuidado e quase sem esforço consegue ser perfeitamente saudável...

Mas como disse no início, são convicções. Não excluo a hipótese de deixar de comer carne, mas dificilmente será porque acho que seja um assassínio de luxo e diversão.

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Sou vegetariana há ano e meio e não sinto falta nenhuma ou saudades de carne ou peixe. Não me faz confusão que os outros comam animais ao pé de mim, respeito as escolhas de cada um, como respeitam a minha, desde que não me peçam para mexer em carne ou peixe crus (que sinceramente, sempre me meteu nojo e agora ainda mais).

Tornei-me vegetariana porque simplesmente deixou de me fazer sentido comer animais. Não consigo separar o facto de considerarmos que um porco ou uma vaca são óptimos para matar e cortar aos bocados, enquanto ficamos impressionados quando noutros locais comem gato ou cão. Deixei de conseguir olhar para os meus gatos que adoro e ver criaturas fantásticas, mimentas, inteligentes e com temperamentos e personalidades vincadas, e olhar para um porco e não ver nada disso, ver simplesmente uma refeição. Comecei a pensar que era hipócrita da minha parte dizer que não consigo matar um animal, afastar-me e recusar-me a ver quando a avó do meu namorado matava um frango, mas que se ele já viesse embaladinho e prontinho do super, aí já não havia problema nenhum. Daí até começar a olhar para uma peça de carne e pensar no todo de onde ele vem, no animal que foi, e como foi morto e esquartejado foi um passo. Deixei de comer carne e peixe de um dia para o outro, não me custou nada. Compreendo que outras pessoas não tenham a mesma visão que eu, eu também não a tive sempre (ou pelo menos, de uma forma tão acentuada), e compreendo que acima de tudo o vegetarianismo é uma opção pessoal. Por isso é que não impinjo as minhas crenças a ninguém. Aliás, há muito a ideia de que os vegetarianos/vegans causam desconforto quando debatem estas questões com quem não o é, mas acreditem que o que acontece é precisamente o oposto, já perdi conta às pessoas que me massacram e perguntam porque não como carne, que vou ficar doente, e que é importante, e que sou doidinha, e que o porquinho é tão tenrinho, e que vou ficar anémica e gravemente doente e etc e coiso, gozam com a minha refeição... Enfim, há estúpidos dos dois lados! lol

Se uma dieta vegetariana é mais saudável que uma "omnivora"? Não necessariamente. Em tudo é preciso equilíbrio, e qualquer dieta pode ser desajustada. Uma dieta vegetariana requer um pouco mais de planeamento, e foi isso que mais me custou ao início. Agora, nem por isso, é super fácil e rápido fazer uma refeição que me dá tudo aquilo que necessito, e sem comer soja ou tofu a todas as refeições.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...
Abrem o tópico com outro tema qq, mas com o objectivo de insultar quem não é vegetariano.

Sabem o que é mais macabro no universo vegetariano? Supostamente matar animais é crime, mas se moldarem um pedaço de tofu com o formato de um animal morto está tudo bem... Não acham macabro um pedaço de tofu com o formato de um peru morto? Não acham macabro soja com o formato de um hamburguer? Não é esquesito salsichas de vegetais e soja? ... Tanta coisa para tentarem imitar o que já existe, a carne... Ironia ou estupidez? É completamente anti-natural...

Já agora deixem que vos diga uma coisa, seus pseudo-vegetarianos dos tempos livres: Mais importante do que o poder ou não ser vegetariano é a liberdade de poder escolher ser ou não... Se optaram por essa via, óptimo, se n optaram, óptimo na mesma, agora n venham cá dizer que a vossa escolha é q está certa e que 99,5% da população mundial está errada...

Kelav
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Kelav »

Carol Escreveu:Já foram feitos estudos fiáveis acerca de mudar o regime alimentar de animais.. e depois? ficamos todos a comer ervas? e a ordem natural das coisas? isso iria perturbar um "bocadinho" o equilíbrio do reino animal, e qual seria mesmo o beneficio?
Só falei do regime dos animais porque desconheço a capacidade de adaptação deles, não para justificar a nossa. Não era capaz de estar a comprar ratos para alimentar uma cobra de estimação, por exemplo. O benefício para nós não seria grande para além de paz de espírito para quem se sente incomodado por isso; para os animais, é discutível mas em princípio não haveria tantos a passar a vida inteira imobilizados enquanto são enchidos de hormonas para depois serem mortos de formas bastante dolorosas.
Carol Escreveu:"Um vegetariano que tenha o mínimo cuidado com a alimentação que faz tem um corpo e cérebro tão saudáveis como qualquer omnívoro."
um omnívoro com muito menos cuidado e quase sem esforço consegue ser perfeitamente saudável...
Com o número crescente de casos de diabetes, obesidade, doenças cardíacas e cancro, isso é discutível. Já para não falar de outras coisas desde celulite até anorexia, que podem afectar qualquer pessoa. Não estou a dizer que estejas errada, até porque só disseste "menos cuidado" e não "sem qualquer cuidado", que é o que muita gente faz.
dryden Escreveu:Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...
Abrem o tópico com outro tema qq, mas com o objectivo de insultar quem não é vegetariano.
Não, este tópico foi desde o início dedicado a vegetarianos e isso está bem explícito. Eu não o sou e tinham todo o direito de me dizer que não sou bem-vindo aqui, da mesma forma que não vou a fóruns/tópicos cristãos insultá-los por não concordar com eles, apesar de ser previsível que eles insultem os outros grupos nesse tipo de tópicos. Quem é vegetariano acredita que está a fazer uma escolha melhor, o problema é que a ligação emocional que sentem aos animais faz com que descarreguem com mais facilidade a revolta em quem não o é.

E essas comparações que fazes.. dizer que há hipocrisia entre considerar crime matar animais e comer produtos com a forma deles é como dizer que não podemos comer um pai natal ou um coelho de chocolate nesses feriados. Há refeições vegetarianas a imitar a aparência de carnes simplesmente porque tem um aspecto familiar, nem sei se não pode ajudar algumas pessoas a fazer a transição para o vegetarianismo. Mas quanto aos nomes tipo sojagurte ou tofurkey concordo que seja uma estupidez pegada. E não é preciso procurar muito para encontrar coisas mais "macabras"..

Imagem
dryden Escreveu:Já agora deixem que vos diga uma coisa, seus pseudo-vegetarianos dos tempos livres: Mais importante do que o poder ou não ser vegetariano é a liberdade de poder escolher ser ou não
E tão importante como o poder de escolha é o poder de argumentação que nos permita ver o que é que faz sentido e o que não faz, e discutir isso sem grandes insultos.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Kelav Escreveu:
Carol Escreveu:"Um vegetariano que tenha o mínimo cuidado com a alimentação que faz tem um corpo e cérebro tão saudáveis como qualquer omnívoro."
Com o número crescente de casos de diabetes, obesidade, doenças cardíacas e cancro, isso é discutível. Já para não falar de outras coisas desde celulite até anorexia, que podem afectar qualquer pessoa. Não estou a dizer que estejas errada, até porque só disseste "menos cuidado" e não "sem qualquer cuidado", que é o que muita gente faz.

os vegetarianos não ficam imunes a todas essas doenças só por deixarem de comer animais!
neste campo, é exactamente igual nos dois casos..

Kelav
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Kelav »

Carol Escreveu:os vegetarianos não ficam imunes a todas essas doenças só por deixarem de comer animais!
neste campo, é exactamente igual nos dois casos..
Imunes não, mas têm uma alimentação geralmente com menos calorias por isso o risco costuma ser atenuado, e há uma relação directa entre o consumo de carne e vários tipos de cancro (além de alguns médicos recomendarem a diminuição desse consumo a pessoas diagnosticadas com cancro). Não tenho é a certeza que isso possa ser dito nos mesmos termos acerca de carnes brancas, mas algumas propriedades nocivas das carnes vermelhas também estão presentes nelas.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

isso é ridículo. Quem deixa de comer carne não passa de repente a ser magro, deixar de ter diabetes ou hipertensão e a curar-se do cancro...

Deixar de comer carne não significa passar a ser mais saudável, porque se deixarem de comer carne mas continuarem a comer grandes porções de batatas, massa, pão, bolos cheios de creme e chocolates, a única diferença é que deixou de ingerir alguma proteínas. Portanto sejamos realistas e não afirmemos coisas descabidas como quem é vegetariano ingere menos calorias... Pode ingerir, mas tem de ter exactamente os mesmos cuidados que quem não é vegetariano para não o fazer.

Quanto aos tipos de carnes, está provado que a carne vermelha é muito menos benéfica para a saúde que as outras, mas a carne branca é totalmente recomendada por médicos.

JBCotrim
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 29 abril 2009 21:36

Mensagem por JBCotrim »

Eu só sei que tanto lasagna vegetariana como um bom bife de vitela me sabem muito bem - e estou-me marimbando para o bem ou mal que uma outra possa fazer.

Eco
Estreante
Estreante

Mensagem por Eco »

dryden Escreveu:Este tópico está a ficar uma estupidez pegada...

Sabem o que é mais macabro no universo vegetariano? Supostamente matar animais é crime, mas se moldarem um pedaço de tofu com o formato de um animal morto está tudo bem... Não acham macabro um pedaço de tofu com o formato de um peru morto? Não acham macabro soja com o formato de um hamburguer? Não é esquesito salsichas de vegetais e soja? ... Tanta coisa para tentarem imitar o que já existe, a carne... Ironia ou estupidez? É completamente anti-natural...

Já agora deixem que vos diga uma coisa, seus pseudo-vegetarianos dos tempos livres: Mais importante do que o poder ou não ser vegetariano é a liberdade de poder escolher ser ou não... Se optaram por essa via, óptimo, se n optaram, óptimo na mesma, agora n venham cá dizer que a vossa escolha é q está certa e que 99,5% da população mundial está errada...
Peço desculpa, mas ri-me imenso com as tuas respostas. Primeiro de tudo quando afirmei que "somos o pior animal à face da Terra" é pelo nosso comportamento, se é criado pela nossa racionalidade, então é a racionalidade que é horrivel e nojenta. Um leão ou um tubarão são carnívoros, não omnívoros nem herbivoros, e este post é apenas sobre a espécie humana, cujo comportamento não se alinha minimamente com qualquer respeito pela natureza. Eu pessoalmente acho incrivelmente ridiculo e estupido essa mania de transformar "tofu" e "soja" em forma de carne, por acaso alguém afirmou que isso era bom? E os frutos secos e feijões têm muito mas muito mais importância que a porra da soja e do tofu, que alguns vegetarianos e vegans nem sequer comem. Proteínas são protéinas e existem em diversos alimentos. Eu adoro o facto de estares a dizer para não começar um thread a insultar não-vegetarianos quando tu foste quem começou com os insultos, a hipocrisia é bonita, é. Por ultimo, queria ver se haveria dinheiro, guerras, capitalismo, mercados, racismo, discriminação, governos, corrupção, mentiras, religião, poluição, industria e destruição de habitats se não fosse a racionalidade da nossa "linda" espécie.

Eco
Estreante
Estreante

Mensagem por Eco »

dryden Escreveu:A esta não podia deixar de responder.
Eco Escreveu:(...)É como terceiro ponto, a vasta maioria da carne consumida hoje em dia, é-lo de uma forma incrivelmente anti-natural, não só os animais são geneticamente modificados, como são utilizados como escravos, compactados em edíficios e as suas carcaças vendidas...Por acaso vês algum outro animal a fazer algo assim?(...)
Estamos a falar de animais, certo? Esses 15 dias de vegetariano já te estão a deixar o cérebro entorpecido. Estás a perguntar se vemos animais a vender outros animais? Até os meus sobrinhos (q comem carne) te saberia dizer que isso é uma estupidez pegada(não é porque os animais são bons por natureza é) pq os animais n têm inteligência para isso.
Eco Escreveu:(...)É desnecessário dizer que somos o pior animal que existe(...)
Os vegetarianos? Oh, n sejas assim... Concordo que renegar o próprio legado é do pior q se pode fazer, mas daí a serem o pior animar q existe... Não te esqueças das ratazanas que vivem na porcaria e às vezes até comem os próprios filhos...
E de novo, como afirmei, eu estou a apoiar a sobrevivência, não o luxo, tu sobrevives apenas com uma dieta herbívora, um leão não, para ele é sobrevivência, e morreria sem a carne. Estás a afirmar que qualquer animal que possuíse as nossas capacidades racionais faria as coisas horríveis que a nossa espécie faz? Não podes afirmar isso com certeza, sabemos muito pouco sobre o comportamento de animais não-humanos, assumires tal é apenas teoria, não um facto, até porque mais nenhum animal chegou ao nosso ponto de racionalidade (que nós saibamos, claro). E mesmo se isso fosse verdade, então a racionalidade é mesmo horrível como tu afirmas. Não acho, os humanos apenas decidiram escolher o seu caminho por estes meios.