Olá boa tarde,
venho aqui pedir no forum a ajuda do pessoal estudante de Direito em Coimbra.... sou de Lisboa, já estive aí um ano num curso de letras que nao gostei e acabei por concorrer para Lisboa (de onde sou) para direito pos-laboral acabando por entrar.... adoro o curso porém odeio isto é ODEIO o sistema de avaliação praticado em Lisboa.... passo a explicar em Lisboa o sistema de avaliação pede nao um mas dois sistemas de av. temos assim:
a avaliaçao sistema A chamada continua (da treta) que é continua + exame isto é fazem-nos passar pelas passas do algarve (trabalhos indeterminados+ 2 frequencias senao por vezes 3) durante o semestre inteiro para depois sermos obrigados a ir exame seja com que media for. Depois nem sequer existe a realmente média de continua pois se o exame for menos de dez independentemente da media continua temos de ir à oral... podendo ou nao ter positiva.
Depois temos o metodo b que se por acaso tivermos negativa na continua vamos a metodo b, isto é exame + oral, sendo que precisamos de pelo menos 7 na nota do exame, o que é até correcto, porém de tivermos 15 tb.
Enfim sou só eu a desabafar.... bom de qualquer da maneira queria pedir a opinião do pessoal para saber como é o curso por aí...é porque estou sinceramente a perder a cabeça e pedir a transferência para aí nao sei se vou fazer borrada ou naosó sei que de momento estou algo desesperada e que estou com cadeiras a mais para tras e que este metodo de merda de avaliação nao ajudou em nada!
Bom desde já peço desculpa por vos chatear e obrigada pela paciência.
Saudações académicas
Opiniao sobre direito na FDUC
-
nairferreira
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 03 fevereiro 2011 0:34
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
Cá há geralmente uma opção, que é o exame final, se tiveres 8 ou 9 podes ir a oral tentar passar ou então fazes o exame de recurso em que o procedimento é o mesmo.
Há algumas cadeiras, que são relativamente poucas, em que existe a opção de fazer avaliação contínua, no entanto varia consoante o professor que esteja a reger a cadeira e varia consoante a turma.
Quanto ao nível de exigência não sei comparar porque não sei a tua situação, mas não é um curso que se faça sem bastante estudo. E nos exames escritos as notas vão apenas até 15, havendo por vezes a possibilidade de ir tentar subir em oral.
Se quiseres saber algo mais, dispõe.
Há algumas cadeiras, que são relativamente poucas, em que existe a opção de fazer avaliação contínua, no entanto varia consoante o professor que esteja a reger a cadeira e varia consoante a turma.
Quanto ao nível de exigência não sei comparar porque não sei a tua situação, mas não é um curso que se faça sem bastante estudo. E nos exames escritos as notas vão apenas até 15, havendo por vezes a possibilidade de ir tentar subir em oral.
Se quiseres saber algo mais, dispõe.
-
nairferreira
- Estreante

Antes de mais queria agradecer o teu esclarecimento.
E sim eu estudo todos os dias mas nao sei o que me acontece e tenho algumas brancas de qualquer das maneiras tal como aí aqui tb só dao até ao 15 e existem algumas pessoas que vao fazer melhoria à oral. mas existe uma diferença que aí é que eu queria tirar a minha duvida e ainda bem que falaste do recurso pk aqui temos apenas um em julho e só podemos levar 4 cadeiras dos dois semestres.... aí têm 2 recursos... o que queria saber é se existe limites de cadeiras a levar a recurso.
E imagina se tirares positiva no exame tens de ir à oral obrigatoriamente é que cá tens.... a nao ser que tenhas positiva tb em continua.
estou te mt agradecida por me ajudares é que estou num dilema mt grande.
E sim eu estudo todos os dias mas nao sei o que me acontece e tenho algumas brancas de qualquer das maneiras tal como aí aqui tb só dao até ao 15 e existem algumas pessoas que vao fazer melhoria à oral. mas existe uma diferença que aí é que eu queria tirar a minha duvida e ainda bem que falaste do recurso pk aqui temos apenas um em julho e só podemos levar 4 cadeiras dos dois semestres.... aí têm 2 recursos... o que queria saber é se existe limites de cadeiras a levar a recurso.
E imagina se tirares positiva no exame tens de ir à oral obrigatoriamente é que cá tens.... a nao ser que tenhas positiva tb em continua.
estou te mt agradecida por me ajudares é que estou num dilema mt grande.
-
Carol
- Veterano

Aqui também só existe uma época de recurso (a do primeiro semestre no fim de Janeiro e a do segundo em Julho), mas se tiveres um estatuto especial, como por exemplo de trabalhador estudante, existe uma época especiais, que equivalem a um 2º recurso.
Até ao fim do ano passado havia limite de cadeiras que se podiam fazer em recurso, mas agora deixou de haver, podes fazer as que quiseres.
Cá só vais a orais se quiseres, quer quando tenhas negativa (8 ou 9) quer quando sejam orais de subida. Nas primeiras ficas automaticamente inscrita mas podes faltar, para as segundas tens de te inscrever até 24 horas depois de saírem as notas.
Mais alguma dúvida?
Até ao fim do ano passado havia limite de cadeiras que se podiam fazer em recurso, mas agora deixou de haver, podes fazer as que quiseres.
Cá só vais a orais se quiseres, quer quando tenhas negativa (8 ou 9) quer quando sejam orais de subida. Nas primeiras ficas automaticamente inscrita mas podes faltar, para as segundas tens de te inscrever até 24 horas depois de saírem as notas.
Mais alguma dúvida?
-
nairferreira
- Estreante

Pois atao sao 2 epocas de recurso uma em cada semestre (janeiro e julho) e aqui só temos 1 é época de recurso em julho e nada mais... e como já referi só podemos levar 4... e sim depois existem as epocas especiais que para mim nao dao. bah
estou sinceramente a pensar pedir transferência para aí... tenho a certeza que nao entro mas logo se vê.... tb ainda tenho tempo.... só tenho pena dos amigos que deixo aqui.
Mais uma vez obrigada por tudo.... isto realmente mostra a solidariedade academica!
estou sinceramente a pensar pedir transferência para aí... tenho a certeza que nao entro mas logo se vê.... tb ainda tenho tempo.... só tenho pena dos amigos que deixo aqui.
Mais uma vez obrigada por tudo.... isto realmente mostra a solidariedade academica!
-
nairferreira
- Estreante

-
Carol
- Veterano