Tenho andado às voltas com a criação de uma empresa e até já tenho tudo +/- definido, a única coisa que ainda não decidi é se me colecto como empresário em nome individual ou se crio uma sociedade unipessoal.
Será uma empresa de serviços, não estará por isso sujeita ao endividamento e com isso faz com que não necessite da "rede de segurança" que a Soc. Unip. me traz no que respeita ao distanciamento dos meus bens pessoais dos da empresa.
As minhas dúvidas neste momento são as seguintes:
- Tendo em conta que no primeiro ano a facturação deverá ser relativamente baixa (<10000€), o que compensará mais, pagar o IRC da Soc. Unipessoal ou o IRS da Empresa Individual?
- E se a facturação for superior?
- É verdade que é necessário ter contabilista para a Soc. Unip. e se sim em média quanto custará?
Será que alguém me pode esclarecer/aconselhar?
Empresa Individual ou Sociedade Unipessoal?
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Eu ia para primeiro em nome individual, pois como dizes a facturação será inferior a 10.000€, se depois a facturação começar a ser maior (esperemos que sim), podes optar por alterar, é claro que os custos serão outros, tais como a contabilidade organizada, conta no mínimo com mais 200€, depois passas também a ter capital social(>=5000€), e o pagamento especial por conta de 1000€ no mínimo ano, quer tenhas lucro ou não.
A unipessoal compensa para valores acima dos 100k euros, menos que isso é preferível a individual, desde que tenhas cuidado, pois os teus bens pessoais entram nas contas se ficares endividado.
A unipessoal compensa para valores acima dos 100k euros, menos que isso é preferível a individual, desde que tenhas cuidado, pois os teus bens pessoais entram nas contas se ficares endividado.
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
obrigado pelo esclarecimento bluestrattos
ainda não criei mas estou inclinado sobre a Empresa Individual mas surgiram-me outras dúvidas que talvez alguém me saiba esclarecer.
Pelo q sei, ao colectar-me como empresário individual terei de escolher o regime e isto deixa-me com algumas dúvidas.
Se bem que por um lado com o simplificado poupo no contabilista, fico com 20% das vendas de produtos e 70% das de serviços sujeitos a impostos, certo?
Como se processa isto? Que factores têm eles em conta depois qd decidem quanto me "vão levar" em cada ano?
Posso meter despesas de gasolina (deslocações) e contas de serviços públicos do estabelecimento?
Por outro lado com contabilidade organizada pelo que me disseram, os impostos incidem somente no lucro real (deduzindo preços de compras e afins), o que me leva a acreditar que será mais justo...
Hoje em conversa com um colega disseram-me que as despesas de gasolina não são aceites na declaração de IRS a n ser que tenha contabilidade organizada... :S É assim? Tb já me disseram que nunca aceitam despesas de gasolina, só GPL ou Diesel...
Algúem ajuda?
ainda não criei mas estou inclinado sobre a Empresa Individual mas surgiram-me outras dúvidas que talvez alguém me saiba esclarecer.
Pelo q sei, ao colectar-me como empresário individual terei de escolher o regime e isto deixa-me com algumas dúvidas.
Se bem que por um lado com o simplificado poupo no contabilista, fico com 20% das vendas de produtos e 70% das de serviços sujeitos a impostos, certo?
Como se processa isto? Que factores têm eles em conta depois qd decidem quanto me "vão levar" em cada ano?
Posso meter despesas de gasolina (deslocações) e contas de serviços públicos do estabelecimento?
Por outro lado com contabilidade organizada pelo que me disseram, os impostos incidem somente no lucro real (deduzindo preços de compras e afins), o que me leva a acreditar que será mais justo...
Hoje em conversa com um colega disseram-me que as despesas de gasolina não são aceites na declaração de IRS a n ser que tenha contabilidade organizada... :S É assim? Tb já me disseram que nunca aceitam despesas de gasolina, só GPL ou Diesel...
Algúem ajuda?
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Não te posso ajudar em todos os pontos, mas não podes deduzir gasolina, somente Gasóleo (GPL não sei). Quanto a colocares despesas de exploração, não podes se tiveres no regime sem contabilidade organizada (penso que se chama simplificado). Se queres colocar despesas e afins terás de ter contabilidade organizada, e é claro teres um TOC para te organizar as contas e assinar a devida papelada.dryden Escreveu:obrigado pelo esclarecimento bluestrattos
Algúem ajuda?
Mas olha, podes ir a este forum - http://toc.informe.com/ - cujos membros são profissionais TOC, e ao que sei ajudam quem lá vai procurar ajuda, se pesquisares nos tópicos lá criados és capaz de ficar mais esclarecido.
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Tal como o bluestrattos referiu também recomendo contactar um bom TOC para te aconselhar. Estou neste momento a participar num projecto que envolve a criação de um negócio, e a melhor coisa que foi feita antes de avançar foi falar com um TOC. Tendo experiência no mercado ele pode informar-te das vantagens e desvantagens que existem em iniciar por conta própria, sociedade e sociedade unipessoal.
O que fiquei a saber é que no início, e partindo do princípio que a facturação no primeiro ano será modesta, não se perde nada em começar como empresário em nome individual (ou independente ou como lhe queiram chamar
). A nível tributário é melhor e se quiseres podes ter um TOC a orientar-te por pouco dinheiro, entre 50 e 100 euros por mês, pois não és obrigado a ter contabilidade organizada.
Quando a facturação aumentar (que é o que se espera de um negócio) convém passar a empresa, pois a partir de determinados volumes de facturação a fiscalidade e outras obrigações começam a ser um peso grande no trabalhadores independentes, e passa a ser mais benéfico criar empresa.
Mas volto a referir, tal como o bluestrattos, que a melhor coisa é falares com um TOC e colocares as tuas dúvidas.
O que fiquei a saber é que no início, e partindo do princípio que a facturação no primeiro ano será modesta, não se perde nada em começar como empresário em nome individual (ou independente ou como lhe queiram chamar
Quando a facturação aumentar (que é o que se espera de um negócio) convém passar a empresa, pois a partir de determinados volumes de facturação a fiscalidade e outras obrigações começam a ser um peso grande no trabalhadores independentes, e passa a ser mais benéfico criar empresa.
Mas volto a referir, tal como o bluestrattos, que a melhor coisa é falares com um TOC e colocares as tuas dúvidas.