Relações Internacionais - Universidade de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Joanaa
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 13 julho 2010 12:57

Mensagem por Joanaa »

RI em coimbra é a minha terceira opção, mas aidna estou muito na dúvida, o que queria mesmo era direito, veremos no que vai dar.

Há alguma semelhança entre o curso de direito e RI?

TaniaVargas
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11

Mensagem por TaniaVargas »

Joanaa Escreveu:RI em coimbra é a minha terceira opção, mas aidna estou muito na dúvida, o que queria mesmo era direito, veremos no que vai dar.

Há alguma semelhança entre o curso de direito e RI?
Sim, alguma. O direito é uma das áreas das RI. Tens disciplinas comuns nos dois cursos como economia politica internacional, direito internacional, direito dos contratos (esta ultima é opcional). Alguma duvida mais manda pm :)

LIC
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Mensagem por LIC »

Tens também o Direito Internacional, que é parecido, mas parece que o da FDUC aborda outras coisas :shock:
Mas em relação à relação prof. aluno é brutal! Pelo menos com o Rogério Leitão B) B) B) B) B)
Ele é simplesmente brutal, além de ser o melhor da área :D

Castro2010
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 24 agosto 2010 15:32

Mestrado em Relações Internacionais

Mensagem por Castro2010 »

Olá Pessoal, sou novo aqui no forum e estou iniciando o mestrado em relações internacionais mes que vem aqui em Coimbra, contudo também passei no Mestrado em RI do Minho e tenho dúvidas de qual das duas universidades oferece o melhor mestrado na área, e também desejo ter mais informações a respeito do reconhecimento desses cursos aqui no Brasil, alguém sabe alguma informação a respeito?...bom dia a todos!

LIC
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Re: Mestrado em Relações Internacionais

Mensagem por LIC »

Castro2010 Escreveu:Olá Pessoal, sou novo aqui no forum e estou iniciando o mestrado em relações internacionais mes que vem aqui em Coimbra, contudo também passei no Mestrado em RI do Minho e tenho dúvidas de qual das duas universidades oferece o melhor mestrado na área, e também desejo ter mais informações a respeito do reconhecimento desses cursos aqui no Brasil, alguém sabe alguma informação a respeito?...bom dia a todos!
Coimbra sem dúvida. Pois no Brasil quem tira cursos em Coimbra tem grande reconhecimento.
Segundo muitos docentes da UC, no Brasil ainda está muito acente a ideia da UC como Universidade de referência

Avelino
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 12 janeiro 2011 20:30

Mensagem por Avelino »

este topico ainda está aberto ?

Atentamente
Asp

TaniaVargas
Experiente
Experiente

Sim, está :)

Avelino
Estreante
Estreante

Mensagem por Avelino »

Obrigado.

uma pergunta se me permitem

que sites, tópicos devo procurar sendo que a minha situação é a seguinte:
vivo em lisboa, desempregado e em setembro de 2011 vou entrar em RI na FEUC.

1º - vou precisar de alojamento, bolsa, ( tenho de consultar o SASUC )
2º - Apontamentos - ( tenho de assistir as aulas e buscar na biblioteca da FEUC e a uma outra em coimbra )
3º - sei que existem cantinas
4º - existe algo mais que tenha de saber ou procurar ?

Atentamente
ASP

TaniaVargas
Experiente
Experiente

Avelino Escreveu:Obrigado.

uma pergunta se me permitem

que sites, tópicos devo procurar sendo que a minha situação é a seguinte:
vivo em lisboa, desempregado e em setembro de 2011 vou entrar em RI na FEUC.

1º - vou precisar de alojamento, bolsa, ( tenho de consultar o SASUC )
2º - Apontamentos - ( tenho de assistir as aulas e buscar na biblioteca da FEUC e a uma outra em coimbra )
3º - sei que existem cantinas
4º - existe algo mais que tenha de saber ou procurar ?

Atentamente
ASP
Avelino,
Respondendo pela ordem das perguntas...

1º - Sim, em relação às bolsas és informado no acto da matricula (se fizeres presencial, se não podes consultar www.uc.pt/sasuc ). Para o 1º ano, as candidaturas costumam decorrer normalmente até um mês depois da matricula. Em relação ao alojamento, se fores bolseiro, a bolsa paga-te o alojamento numa residência universitária e são cerca de 70 euros (quarto com outra pessoa). Se optares por estares num quarto só para ti, ou seja, fora de uma residência universitária pagas cerca de 150 euros. Neste ultimo caso és tu que procuras, pois os sasuc só fornecem a residência.
2º - Convém assistir às aulas. Algumas são por avaliação continua, ou seja, implicam a tua presença obrigatória nas aulas (se te inscreveres neste regime de avaliação - em termos de aprendizagem é o melhor, na minha opinião). Não encontrarás apontamentos do curso na biblioteca da FEUC nem em outra biblioteca. Poderás é pedir a colegas de anos anteriores, que geralmente disponibilizam, e no programa das cadeiras estão sempre os livros necessários para estudar (e esses sim encontras todos na biblioteca da FEUC).
3º - Existem cantinas, as mais próximas são as cantinas vermelhas e as sereias. Eu prefiro as sereias, mas isso é mais uma questão de gosto do que outra coisa.
4º - Mais coisas que devas saber... Tens 3 tipos de avaliação (continua, mista e geral. Na primeira fazes trabalhos ou testes e não precisas de ir a exame, na segunda fazes tbm trabalhos ou testes mas vais a exame e na terceira só vais a exame). Os professores na faculdade (tirando algumas excepções) são muito acessíveis e ajudam-te bastante. Não sei bem que te diga mais, mas se tiveres outras duvidas podes enviar-me uma mp, que respondo ao que souber :)

Avelino
Estreante
Estreante

Mensagem por Avelino »

Tânia,

o meu muito obrigado pela ajuda/ esclarecimento.

Atentamente
ASP