CV Inovadores

O geral das generalidades... para discutir tudo!
athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

CV Inovadores

Mensagem por athena »

Este artigo é para quem acha que o Europass é o expoente máximo de um CV bem feito - actualizem-se, em matéria de curriculum inovador.
O meu favorito é o candidato que "adaptou" o CV a multa de estacionamento eo colou no carro do empregador - não é o máximo? :clap: Eu também lhe dava o emprego!
:D http://www.ionline.pt/conteudo/83186-cr ... -moderacao

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Pois, o problema é que só dá para algumas áreas... numa área mais convencional, como gestão ou assim não estou a ver isso...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

O maior peso para a contratação ainda continua a ser a entrevista profissional, e com alguma razão, pois é a falar directamente que se percebe o tipo e as capacidades da pessoa em questão.
Isso da maneira como se fazem os CV, tendo a sua importância, não me parece assim tão relevante.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Ruizito Escreveu:O maior peso para a contratação ainda continua a ser a entrevista profissional, e com alguma razão, pois é a falar directamente que se percebe o tipo e as capacidades da pessoa em questão.
Isso da maneira como se fazem os CV, tendo a sua importância, não me parece assim tão relevante.
A importância do CV está precisamente aí. Só te chamam para entrevista se o teu CV agradar.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O problema é que se entrega o cv, mas marcar entrevista ou dar resposta, tá quieto ou mau... muitas vezes nem água vai... :(
Estou farto de entregar cv's para nada.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

dryden Escreveu:
Ruizito Escreveu:O maior peso para a contratação ainda continua a ser a entrevista profissional, e com alguma razão, pois é a falar directamente que se percebe o tipo e as capacidades da pessoa em questão.
A importância do CV está precisamente aí. Só te chamam para entrevista se o teu CV agradar.
É verdade, mas ainda assim parece-me que o conteúdo do CV é bastante mais importante do que a forma como é feito.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Isso agora depende. Há pessoas que não se importam minimamente como escrevem as coisas. Na semana passada recebi um CV em que metade vinha no masculino e outra metade no feminino.
Mostrou logo o interesse... :?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A mim disseram logo que o CV em Europass não dá com nada. Só o fiz para me candidatar a SVE e a Leonardo da Vinci. Logo no gabinete de saídas profissionais da ESEC disseram-me logo para fazer o meu personalizado e com uma melhor estrutura, até porque a do EP está mal estruturado. E assim o fiz, com perfil académico, experiências pessoais e formativas, línguas, etc.
O pior é que por vezes, mesmo indo a entrevista, os empregadores não dizem nada. Ao menos um "desculpe não foi seleccionado por x e y razões" pelo telefone.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Eu pessoalmente prefiro o Europass pelo simples facto de que facilita a vida a quem lê o curriculum.
Até pode ter pouca informação e o modelo n ser o melhor, mas o que é certo é que para quem está a ler curriculums, se apanhar um europass, já sabe onde ir ler as informações que lhe interessam, se tiver uma montanha de curriculums e metade deles forem europass acreditem que esses já passaram à frente e muitas vezes se calhar nem se dá ao trabalho de ler os restantes.
Isto claro, falando de grandes empregadores que em vez de 10 curriculums por ano, recebem mais do que isso por semana.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A mim já disseram exactamente o contrário. São impessoais, estão mal estruturados...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

No que toca CV's cada área tem o seu "modelo". Para a maioria das profissões o Europass como o Dryden disse e bem, tem a vantagem de ter as informações necessárias e concisas, evitando que o candidato escreva autênticas dissertações no CV.

Já tive de andar a ler cv's para escolher pessoas, e vi cada coisa... :|

Para a área artística, em que é preciso criatividade, acredito que possa resultar um cv mais "florido", mas esse tipo de cv, numa consultora financeira,por exemplo, serviria somente para fazer rir o departamento de RH.

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

É mais relevante do que se pensa - nem se chega à entrevista se o CV não foi minimamente a presentável...Hoje em dia, quando se publicita uma oferta de emprego, recebemos logo 300 candidaturas (o m/ record foram 476) - isto em Coimbra, porque em Lx e Porto triplica.Não há a mínima hipótese de ver aquilo tudo em pormenor, simplesmente não há recursos...Faz-se uma 1ª triagem, para ficar com 100, dos quais apenas 20 vão ser convocados para entrevista...1º saem os que não se enquadram no perfil pretendido. Depois, CV com erros, confuso, sujo, escrito à mão, é excluído...

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

Lino Escreveu:O pior é que por vezes, mesmo indo a entrevista, os empregadores não dizem nada. Ao menos um "desculpe não foi seleccionado por x e y razões" pelo telefone.
Sim, isso é indecente, não concordo nada. Sempre que estive ligada a um processo de recrutamento fiz questão de escrever a todos os candidatos preteridos, agradecendo e desejando boa sorte... E nem sou desta área...Espanta-me ver pessoas com formação específica em recursos humanos a tratarem os candidatos com arrogância, ironia e ignorarem-nos completamente quando é para transmitir as más notícias - é cobarde e cínico, deveriam pensar que um dia poderão estar na mesma situação de busca de emprego.

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

bluestrattos Escreveu:Para a área artística, em que é preciso criatividade, acredito que possa resultar um cv mais "florido", mas esse tipo de cv, numa consultora financeira,por exemplo, serviria somente para fazer rir o departamento de RH.
Não é bem assim. Eu trabalho na área da saúde (não tem nada de "florido" :) e há informações não-profissionais que são valorizadas. Não te esqueças que são pessoas que trabalham connosco, dia após dia, é importante uma integração plena. Aliás, as referências profissionais (quando existem), são altamente condicionantes - já vi serem recusado(a)s candidato(a)s por terem um mau feitio desgraçado e arranjado conflitos em anteriores trabalhos...Entre outro com o mesmo nível profissional, mas que nos refiram ser "gentil", já estás a ver quem a Administração vai admitir...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu:Faz-se uma 1ª triagem, para ficar com 100, dos quais apenas 20 vão ser convocados para entrevista...1º saem os que não se enquadram no perfil pretendido. Depois, CV com erros, confuso, sujo, escrito à mão, é excluído...
Claro que os sujos, confusos e com erros devem ser excluídos, revelam pouco profissionalismo e "esmero" de quem os fez. Para excluir os que não se enquadram, será necessário le-los mesmo que na diagonal.
Quanto ao resto sinceramente se são azuis ou cor-de-rosa, em poema ou em prosa, desde que tenham conteúdo, se fosse eu a escolher não me faria diferença, mas como não sou...