Crédito Estudante Universitário

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
ribamar23
Estreante
Estreante
Registado: domingo, 31 maio 2009 16:10

Crédito Estudante Universitário

Mensagem por ribamar23 »

Boas

Acabei de vir da CGD onde fui solicitar informações sobre crédito estudante.
Simulei empréstimo de 8000€ (4000€ por ano) e pagamento do crédito em 84 meses.
Ficaria a receber por mês 333,33€ (8000€ / 24 meses). A este valor é retirado aprox. 27€ (juros e imposto de selo que descontam logo no montante emprestado).
Depois destes 24 meses a receber estaria 12 meses sem ter de pagar o emprestimo, mas sempre a pagar os 27€ por mês.
Depois durante 84 meses teria de pagar 109,46€...
Ora estive a fazer as contas e teria então de pagar 27€ por mês durante 36 meses (não pago mas é descontado no valor que me seria creditado todos os meses) 27€*36= 972€ . Depois teria de pagar 109,46€*84 = 9150€ . 9150€ + 972€ = 10128€... 2128€ que pagaria de juros, que corresponde a 26,6% .... Eu acho este número deveras elevado. O crédito estudante era suposto ajudar os estudantes a acabar o curso e por isso este valor de 26,6% parece-me extremamente elevado...

Gostava de ouvir a vossa opinião.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Não deves estar bem a par dos juros que se pagam normalmente nos créditos, mas posso adiantar-te que num empréstimo pessoal de 8.000€ a 36 meses pagas mais do que isso de juros. No final pagas cerca de 10.500€.

Os créditos para estudantes tentam ter outras vantagens, como por exemplo, redução de determinadas taxas dependendo das notas que tires, e o facto de receberes o empréstimo em forma de "mesadas" faz com que os juros só comecem a contar a partir de cada recebimento, o que acaba por compensar. Outra vantagem é teres X tempo para começar a pagar depois de terminares os estudos.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

eu aconselhava antes a fazeres um pequeno sacrifício, e fazeres umas horas no continente, mesmo que poucas é provável que recebas um valor semelhante ao que receberias se fizeres um crédito.