A questão Cigana

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Tide
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Mensagem por Tide »

O problema é com o regime de perdão existente.
Basta ver as histórias contadas por alguns users daqui. Se eu não sei estar, se actuo de uma forma que prejudica outras pessoas é normal que tenha de sofrer consequências.
Actualmente as histórias multiplicam-se, desde tiros na rua a agressões a bombeiros, e a culpa é sempre solteira...Se eu andar aos tiros na rua bato com os costados na cadeia.

O problema de qualquer sociedade são os inimputáveis, os que vivem pelas suas leis e que não fazem qualquer esforço de obedecer às leis vigentes.

Claro que esta situação é estruturante, como já foi referido, mas acho que já deu para perceber que o sistema dos subsídios/avenças a fundo perdido está falido. Se pretendemos integrar cabalmente os ciganos, imigrantes e outros, é necessário dar-lhes os meios para o poderem fazer mas também exigir contrapartidas.

pedro.slv
Regular
Regular
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

athena Escreveu:Acho que quem está ilegal, não tem nenhuma fonte de rendimento, salvo a mencididade ou roubo, deve abandonar o país.
Para mim isso é evidente... Penso que só mesmo um cidadão ilegal sem fonte de rendimentos é que não concordará com isso.
gunky Escreveu:aproveitam qq tipo de opurtunidade para sacar dinheiro do estado, seja d q maneira for...
Antigamente, usavam muito a artimanha de registar os filhos dos outros como seus para depois pedirem maiores subsídios.
Assim, as crianças "rendiam" para mais do que uma família!
banjix Escreveu:Se em França os ciganos ilegais estavam a criar problemas, acho perfeitamente legítima a decisão de expulsá-los!
Nos EUA, os cidadãos estrangeiros que criam problemas são deportados esteja no país à 1 dia ou à 10 anos.
À uns tempos veio na TV o caso de um homem que nasceu nos Açores cujos pais o levaram para os EUA ainda em bebé. Já em adulto causou problemas e como tal teve que voltar para o seu país de origem. Ele ainda reclamou que só conhecia os EUA e nem falava português, mas não lhe valeu de nada: foi deportado! O caso é muito invulgar, mas a lei é clara: cidadão estrangeiro que cometa crimes é deportado!
Lino Escreveu:Sim, alguns cometeram crimes, mas isso também muitos franceses... Quem cometeu crimes é porque teve uma razão. Muitos que roubam ou traficam fazem-no porque não arranjarão emprego e, assim, conseguem rendimentos de uma forma mais rápida e fácil.
Estás então a dizer que concordas que estes imigrantes ilegais roubem, arranjando "rendimentos de uma forma mais rápida e fácil". Estranho...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Noutro dia assisti a esta cena em plena luz do dia, no estacionamento do Pingo Doce ali dos apartamentos Zen (não me lembro agora do nome da zona):

- Pai, mãe e filho (suponho) saem do Pingo Doce, o filho passa por uma carrinha que está estacionada e espeta-lhe um biqueiro.
O pai passa pela carrinha e manda um objecto qualquer para cima da carrinha.

Quando vi aquilo pensei que a carrinha fosse deles.... ´tá bem ´tá. Eles dirigiram-se para uma carrinha Ford das grandes estacionada noutro lado do parque. Teria o condutor carta? Tenho sérias dúvidas. A polícia atreve-se a mandá-los parar e pedir a carta? Tenho muitas dúvidas. a carrinha estaria a inspecção obrigatória em dia? Mesmo que a polícia os mandasse parar, fazia-lhes alguma coisa? Agora vamos imaginar o que me acontecia se qualquer um de nós fosse apanhado sem carta ou com o carro por inspeccionar...

Pensam que o pai ou a mãe repreenderam o puto (12 anos no máximo)??
E são assim que eles são educados, logo desde pequenos. Não vale a pena escamotear, todos sabemos como eles são.

Até pode ser que sim, mas é difícil imaginar que esta cena pudesse acontecer com outra raça.

Quando se faz algum coisa contra eles (tipo obrigá-los a cumprir) é-se logo acusado de racismo e xenofobia...

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não digo que estão mal, mas que há uma razão para tal que deve ser resolvida da raíz. Claro que entretanto quem faz mal deve ser punido. Mas muitos dos que vocês vêm aí nasceram cá e têm nacionalidade portuguesa.

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Ciganos? A minha opiniao tem por fundamento o comportamento da maioria, ou seja, nao quero com isto dizer que todos sao assim, contudo a maior parte que tenho conhecimento é.....
Ca vai a bomba...
Ciganos? Estou um bocado farto....E do conhecimento geral que alguns recebem rendimentos de inserçao social, constroem-lhes bairros sociais, etc....Sinceramente acho isso uma falta de respeito para com quem realmente contribui para a sociedade....Quer dizer eu se quiser fazer uma casa, nao pode ser naquele sitio porque e reserva de qualquer treta, ou zona verde....o que lhe quiserem chamar....A eles fazem-lhes casas.....Subsidios que lhes dao?Outra treta....eles descontam?Alguma vez descontaram?Alguma vez fizeram alguma coisa pela sociedade?Assim que me lembre....não, e ai entra a parte caricata....A minha mae que sempre trabalhou desde muito nova, e trabalhos pesados, esta neste momento com problemas de coluna que a impedem de trabalhar, foi-lhe dito para pedir a reforma, mas disseram-lhe logo, embora impossibilitada de trabalhar era muito nova para pedir a reforma, a qual posteriormente foi mesmo recusada....por ser muito nova, se calhar se fosse cigana nem sequer precisava de ter andado a trabalhar e hoje nao teria problemas de coluna.....
Mais....ja devem ter ouvido falar dos ciganos que estao algures por montemor, ja apareceram na sic pelo menos duas vezes....estao a receber, e mesmo assim andam pela rua a pedir esmola.....
E mais conduzem sem carta....e nao ha problema nenhum....porque?deve ser por serem ciganos....
Resumindo, ocupam terras, fazem-lhes casas, pagam-lhes para nao fazerem nenhum, nao precisam de carta para conduzir, tem regalias que o povo que luta todos os dias por um futuro nao tem.....Nao me venham ca com discriminaçoes raciais ou xenofobias....Porque ao que me parece nao sao discriminados mas sim elevados a um status e tratados de uma forma que nao é para o reles portugues....

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

Conheço efectivamente ciganos que em parte sao melhores que muitos tugas, contudo se nao se integram a culpa e deles, tomar banho 2 vezes(todos os dias e pedir muito, a nao ser que lhes paguem pra isso) por semana ja ajudava....e comportarem-se decentemente....
Agora ter que aturar o ler a sina, ameaças, rogar pragas e tretas do genero?ha alguns que so nos largam se forem ameaçados....e ja o tive que fazer....nao se pode mostrar medo a esses gajos senao tomam partido disso...

pedro.slv
Regular
Regular
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

Arguidos soltos atrasam julgamento de ciganos acusados

Os acusados encontram-se espalhados pelo País e, provavelmente, até em Espanha.

O julgamento dos treze clãs de etnia cigana suspeitos de escravatura sexual em Espanha poderá "eternizar-se", porque nenhum dos acusados está preso preventivamente, não havendo assim urgência legal em realizá-lo.

Assim, a maior investigação de sempre da PJ a grupos acusados de escravatura sexual de portuguesas e de trabalhadores portugueses em Espanha, não terá consequências penais para os arguidos tão cedo, soube o DN junto de fontes ligadas ao processo.

O facto de haver mais de meia centena de acusados espalhados por todo o País e, eventualmente, no estrangeiro, em especial na vizinha Espanha, terá, segundo as mesmas fontes - advogados, magistrados e polícias - tornado o processo "muito difícil de gerir", até porque os arguidos "são pessoas com grande mobilidade".

O julgamento ainda não está marcado e nem sequer foi distribuído para as Varas Criminais do Tribunal de São João Novo, no Porto, onde começam esta semana em princípio outros julgamentos com prioridade, porque têm arguidos presos à sua ordem.

A investigação da Secção Regional de Combate ao Banditismo (SRCB) da Polícia Judiciária do Porto começou já em 1997, com várias denúncias por alegados casos de escravatura, vitimando trabalhadores com problemas de inserção social, deficiências mentais e inclusivamente indigentes. A estes era prometido o dobro do salário mínimo se aceitassem ir trabalhar para Espanha, já com todas as despesas. Seria um "bom ordenado", de acordo algumas vítimas, que cedo se arrependeram de terem aceite a proposta.

Segundo a acusação do Ministério Público, os 13 clãs ou famílias ciganas estão na origem de várias situações de escravatura, que incluiria sequestros para manter as vítimas a trabalhar gratuitamente, nalguns casos por vários anos.

Além da escravatura de trabalhadores para a apanha do tomate em Espanha, suspeita-se ter havido recrutamento de mulheres a quem prometiam "bons empregos", mas estavam destinadas à prostituição. Eram trancadas em bordéis e obrigadas a fazer todo o tipo de práticas sexuais com clientes e com os sequestradores.

Na acusação do DIAP do Porto, já confirmada pelo TIC do Porto (apenas não será julgado um dos 59 acusados pelo MP) refere-se o caso de uma mulher que esteve oito anos sequestrada em Espanha, onde seria obrigada a ter relações sexuais com vários homens, incluindo os trabalhadores que iam com os mesmos clãs para trabalhar na agricultura.

Há relatos em que se descrevem situações de fome ou em que comida destinada a animais era dada a quem era forçado a trabalhar 14 horas diárias. Também se descreve o alojamento ao frio e as agressões constantes aos que tentavam fugir, sendo que aqueles que conseguiam fugir eram perseguidos, segundo as vítimas, inclusivamente em Portugal.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1652542

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

pedro.slv Escreveu:
athena Escreveu:Acho que quem está ilegal, não tem nenhuma fonte de rendimento, salvo a mencididade ou roubo, deve abandonar o país.
Para mim isso é evidente... Penso que só mesmo um cidadão ilegal sem fonte de rendimentos é que não concordará com isso.
Não é assim tão evidente, senão a deliberação francesa não teria suscitado tanta polémica...Sarcozy alega que só foram expulsos os que estavam nessa condições (diz ele, claro...) :wink:

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

athena Escreveu:
pedro.slv Escreveu:
Não é assim tão evidente, senão a deliberação francesa não teria suscitado tanta polémica...Sarcozy alega que só foram expulsos os que estavam nessa condições (diz ele, claro...) :wink:

Isso não e tão linear assim há algum tempo atrás passou uma reportagem numa das televisões portuguesas em que dava a conhecer um problema no meu ver gravíssimo, milhares de pessoas em Portugal sem uma nacionalidade, a grande maioria eram cabo-verdianos , angolanos moçambicanos entre outros , pessoas que nasceram em Portugal os pais estavam ilegais mas tinham passaporte de origem, e eles nunca foram registados nem em Portugal porque eram ilegais nem nos países dos pais porque os pais nunca lá voltaram, ou seja hoje em dia mesmo que Portugal os quisesse deportar deportava os para onde ? em Portugal estão ilegais não podem trabalhar, no fundo vivem da mendicidade , do roubo etc etc

Alguns já tinham sido presos por delitos e foram soltos em Portugal, porque no fundo eles não tem país.

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

Paulo Almeida Escreveu: ...milhares de pessoas em Portugal sem uma nacionalidade, a grande maioria eram cabo-verdianos , angolanos moçambicanos entre outros , pessoas que nasceram em Portugal os pais estavam ilegais mas tinham passaporte de origem, e eles nunca foram registados nem em Portugal porque eram ilegais nem nos países dos pais porque os pais nunca lá voltaram, ou seja hoje em dia mesmo que Portugal os quisesse deportar deportava os para onde ? em Portugal estão ilegais não podem trabalhar, no fundo vivem da mendicidade , do roubo etc etc .
São apátridas - há um regime legal especial para essa pessoas. Podem trabalhar e desde que respeitem as leis do pais que os acolhe, têm direitos similares aos nacionais.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Megane Escreveu:Ciganos? A minha opiniao tem por fundamento o comportamento da maioria, ou seja, nao quero com isto dizer que todos sao assim, contudo a maior parte que tenho conhecimento é.....
Ca vai a bomba...
Ciganos? Estou um bocado farto....E do conhecimento geral que alguns recebem rendimentos de inserçao social, constroem-lhes bairros sociais, etc....Sinceramente acho isso uma falta de respeito para com quem realmente contribui para a sociedade....Quer dizer eu se quiser fazer uma casa, nao pode ser naquele sitio porque e reserva de qualquer treta, ou zona verde....o que lhe quiserem chamar....A eles fazem-lhes casas.....Subsidios que lhes dao?Outra treta....eles descontam?Alguma vez descontaram?Alguma vez fizeram alguma coisa pela sociedade?Assim que me lembre....não, e ai entra a parte caricata....A minha mae que sempre trabalhou desde muito nova, e trabalhos pesados, esta neste momento com problemas de coluna que a impedem de trabalhar, foi-lhe dito para pedir a reforma, mas disseram-lhe logo, embora impossibilitada de trabalhar era muito nova para pedir a reforma, a qual posteriormente foi mesmo recusada....por ser muito nova, se calhar se fosse cigana nem sequer precisava de ter andado a trabalhar e hoje nao teria problemas de coluna.....
Mais....ja devem ter ouvido falar dos ciganos que estao algures por montemor, ja apareceram na sic pelo menos duas vezes....estao a receber, e mesmo assim andam pela rua a pedir esmola.....
E mais conduzem sem carta....e nao ha problema nenhum....porque?deve ser por serem ciganos....
Resumindo, ocupam terras, fazem-lhes casas, pagam-lhes para nao fazerem nenhum, nao precisam de carta para conduzir, tem regalias que o povo que luta todos os dias por um futuro nao tem.....Nao me venham ca com discriminaçoes raciais ou xenofobias....Porque ao que me parece nao sao discriminados mas sim elevados a um status e tratados de uma forma que nao é para o reles portugues....
Esses ciganos de Montemor.... eu tenho terrenos agrícolas no campo onde eles têm as barracas, que outrora já foram casas de tijolo e cimento, mas eles conseguem ser tão civilizados que as destruiram todas...
Têm sempre grandes carrinhas lá estacionadas, apenas o velho "manda chuva" tem carta de condução, a GNR sabe disso e nada faz, fazem das estradas do campo autênticas pistas de rally, e tal como no rally, despistam-se e estragam as searas, deixando mesmo os carros lá no meio, fazemos queixa à GNR dizem que nada podem fazer. Quando me desloco aos meus terrenos tenho que passar junto do acampamento e tenho que me desviar de tudo o que está no meio da estrada, coisas como ferro velho, bicicletas, triciclos, os putos com 2 e 3 anos sentados no meio da estrada, por vezes a estrada está tão atulhada de lixo que é impossivel desviar-me, se peço para tirarem aquilo sou insultado, maltratado e só não sou agredido porque o último que eu apanhei a fazer rally teve um encontro imediato com o meu trator e ficou bem avisado. Os putos são autênticos bichos, nós passamos e só se ouvem gritos deles a chamarem-nos nomes, estragam as searas só porque lhes apetece, roubam-nos o gasóleo dos tratores, que é gasóleo agrícola e não se pode usar nos carros, mas para variar a GNR nada faz. Resumindo... ciganos como estes, desculpem a expressão, mas ficam bem é com 7 palmos de terra em cima!

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

Não estava à espera de grande simpatia pelos ciganos - quase toda a gente tem uma história para contar onde esta etnia não sai exactamente "bem vista". Mas dada a concentração no espaço europeu, a CE tem recomendado que os Estados estudem o problema e promovam políticas de integração. E aí é que está a parte difícil: era para vocês aportarem ideias :) E de caminho resolverem a questão da pobreza...não estou a pedir muito, pois não? :wink: Mas quem sabe se não está aqui na zona centro um futuro Comissário da ONU, um candidato ao Nobel da Paz, as boas ideias estão nos locais mais inesperados... :whistle:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

No Planalto do Ingote, na medida do possível, têm feito projectos interessantes com eles. As pessoas apontam maus exemplos, mas dos bons ninguém se lembra... é como no nosso desporto, falam mal da selecção, mas esquecem o outro que ganhou medalha de ouro no badminton ou nos 100m em cadeira de rodas.

Tide
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Mensagem por Tide »

athena Escreveu: E aí é que está a parte difícil: era para vocês aportarem ideias :) E de caminho resolverem a questão da pobreza...não estou a pedir muito, pois não? :wink: Mas quem sabe se não está aqui na zona centro um futuro Comissário da ONU, um candidato ao Nobel da Paz, as boas ideias estão nos locais mais inesperados... :whistle:
Um dos maiores problemas é a subsidio-dependência...pelo que este nunca deveria ser suficiente para levar uma vida desafogada e livre. Na minha opinião devia ter o valor mínimo para sobreviver e para incentivar a procura de melhores condições. (Acho absurdo haver agregados familiares que sobrevivem com 400euros a trabalhar e a descontar para o Estado e depois haver quem esteja a receber de mão beijada o dobro).

Ideia relativamente simples: dinheiro=trabalho.
Trabalho físicos isolados uns dos outros (acompanhados fazem mais ronha e um corpo cansado arranja menos problemas).
Quem fosse apanhado a conduzir sem carta/carro sem seguro/inspecção e afins= carro apreendido+multa. Para recuperar carro=pagar e o infractor ter já a carta.
Obrigatoriedade dos filhos menores frequentarem a escola - a partir de um determinado número de faltas e/ou graves distúrbios na escola corte no subsidio. O subsidio estaria relacionado com o desempenho escolar do agregado (para evitar as situações que os miúdos têm 8 e 10 pais) quanto melhor fosse um, maior seria o outro.

Eliminação das benesses sociais não escritas, ou seja, seriam tratados como qualquer um de nós.
Qualquer situação menos clara em que estivessem envolvidos (confrontos, negócios paralelos ilegais): corte de subsidio.
Destruição de equipamento social: reconstrução do mesmo.

Caso não aceitassem as condições não seria permitido o estabelecimento em qualquer zona do concelho.
Idealmente e eventualmente seriam obrigados a trabalhar e a ter uma vida minimamente honesta como os outros.

Problemas: é necessário muita fiscalização e acompanhamento. Custo.

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

A grande questao é esta, eles recebem sem fazer a ponta de um chavelho e nao deviam receber, simples, depois eram apanhados a fazer qualquer coisa ilegal, pagavam como os outros, mas nao, eles sao superiores, é mais ou menos como ser da nobreza....eles tem sangue....cigano....

O exemplo mais flagrante é eu conheço pessoal que abandonou a escola antes de completar a escolaridade obrigatoria...e a policia foi enviada a casa dos referidos elementos....Se for um cigano nao funciona assim....É mais do genero, "é pá levem la os miudos a escola que nos pagamos pra isso...."

Quer dizer eu tou a tirar um curso superior e não pago tao pouco quanto isso de propinas, porque?Porque o sistema de educação não consegue suportar os estudos do pessoal e o pessoal tem que pagar que nem lordes....Mas, pa um puto cigano tirar o 9º ou o 12º pagam-lhes e bem....
Ainda vou a tempo pa me fazer passar por cigano pa ver se me pagam alguma coisa?