Brasões/Significado dos nomes/História da família

O geral das generalidades... para discutir tudo!
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Brasões/Significado dos nomes/História da família

Mensagem por {mineirinha} »

Abri este tópico essencialmente para falarmos um pouco dos significados dos nomes de família, por exemplo: Almeida,Oliveira, etc etc
Se conhecem algum livro sobre os significados e suas histórias,o que é que sabem sobre isso...
Penso eu que é interessante.
Se colocarem sites,seria bom sites fiáveis.
Um dos bons lugares para ir em Coimbra eu sei que é o arquivo municipal...
Claro que igrejas,cemitérios também fornecem boas coisas sobre história da família. Datas de nascimento,morte,casamento,com quem casaram,lugares do casamento...
E apartir de uma determinada data é possível também saber a profissão dos nossos antepassados o que torna a busca mais divertida.

Jo@o
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39

Mensagem por Jo@o »

e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo :P

TaniaVargas
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11

Mensagem por TaniaVargas »

Ola :)

Tens este site http://www.geneall.net/P/, mas não sei até que ponto é fiável :S

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Geralmente sim disponibilizam... afinal,sendo tu o familiar,não vejo porque se recusarem a fornecer... eu nunca tive problemas com isso
Não é nada complicado iniciar historia da família,há vários sites e pessoas que podem ajudar.
Eu mesma já fiz bastante e não custa arranjar os nomes.
Não tem a ver com ganhar juízo, é apenas um passatempo interessante.
Embora para mim seja mais que isso.

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Jo@o Escreveu:e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo :P
im disponibilizam. O meu tipo fez uma árvore g. da família (acho que até há na net diversos sites) e as dúvidas que tinha consultou sem problemas todos os arquivos. O meu sogro também contratou um profissional para a fazer, recuou 500 anos e tudo foi disponibilizado. É muito interessante -ficámos a saber, por ex que a família do meu marido não é originária de Portugal, como pensávamos - apenas o nome foi "aportuguesado" - vieram de Itália para cá, no sec. XV, uns Engºs contratados para construir estradas! O Rei gostou e além do pagamento deu-lhes terras e... foram ficando, até hoje...(já nessa altura havia a mania das estradas :D )

TaniaVargas
Experiente
Experiente

athena Escreveu:
Jo@o Escreveu:e essas entidades disponibilizam essas informações assim sem mais nem menos? em tempos também já me lembrei de fazer uma árvore genealógica mas depois ganhei juízo :P
im disponibilizam. O meu tipo fez uma árvore g. da família (acho que até há na net diversos sites) e as dúvidas que tinha consultou sem problemas todos os arquivos. O meu sogro também contratou um profissional para a fazer, recuou 500 anos e tudo foi disponibilizado. É muito interessante -ficámos a saber, por ex que a família do meu marido não é originária de Portugal, como pensávamos - apenas o nome foi "aportuguesado" - vieram de Itália para cá, no sec. XV, uns Engºs contratados para construir estradas! O Rei gostou e além do pagamento deu-lhes terras e... foram ficando, até hoje...(já nessa altura havia a mania das estradas :D )
Se não é indiscrição, quanto é q o teu sogro gastou?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

TaniaVargas Escreveu:
athena Escreveu:
Se não é indiscrição, quanto é q o teu sogro gastou?
E vou ser ainda mais indiscreto, e a que entidade o teu sogro se dirigiu ? Se for um preço aceitável, até deveria ser interessante ir "cuscar" os meus antepassados. De outra forma só usando um DeLorean :mrgreen:

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

era gajo pa achar que o delorean, sendo alugado fica mais barato....e pensando bem...alugo a meias contigo.... :D

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Agora bem mais a serio....este topico fez-me pensar....ja fiz parte da minha arvore genealogica num programinha que encontrei, mas seria de todo muito interessante ter acesso a mais informações, quem sabe se conseguisse ter acesso aos registos da igreja....

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Olá pessoal, não sei quanto o meu sogro gastou, mas fiquei com ideia que não foi nada de especial. Vou perguntar. Foi apenas porque ele reside no centro e era necessário consultar arquivos no Norte do país e não tinha disponibilidade. Depois revelou-se mais complicado e teve que pedir cópias de documentos a França e Itália. Já o meu tio (não "tipo", esta coisa não dá p/ editar), fez tudo sózinho, numas férias. Há cada surpresa: a minha familia é Espanhola e Algarvia, imagine-se! :evil: Só nos últimos 100 anos é que temos nascido em Lisboa e Porto, agora tenho que morder a língua, antes de dizer mal dos Espanhóis - e não disse poucas, ainda recentemente, à conta do futebol :lol: É giro, pelo caminho ficamos a saber algumas actividades/profissões dos nossos antepassados (também vários disparates, claro), faz parte da herança. Se puderem, não deixem de organizar um dossier, um dia os vossos filhos gostarão de saber. Há também algumas dificuldades - muitas igrejas antigas arderam e perderam-se registos não transmitidos ás conservatórias, por vezes é dificil estabelecer filiações, casamentos, etc. A era da informática é tão recente...

TaniaVargas
Experiente
Experiente

athena Escreveu:Olá pessoal, não sei quanto o meu sogro gastou, mas fiquei com ideia que não foi nada de especial. Vou perguntar. Foi apenas porque ele reside no centro e era necessário consultar arquivos no Norte do país e não tinha disponibilidade. Depois revelou-se mais complicado e teve que pedir cópias de documentos a França e Itália. Já o meu tio (não "tipo", esta coisa não dá p/ editar), fez tudo sózinho, numas férias. Há cada surpresa: a minha familia é Espanhola e Algarvia, imagine-se! :evil: Só nos últimos 100 anos é que temos nascido em Lisboa e Porto, agora tenho que morder a língua, antes de dizer mal dos Espanhóis - e não disse poucas, ainda recentemente, à conta do futebol :lol: É giro, pelo caminho ficamos a saber algumas actividades/profissões dos nossos antepassados (também vários disparates, claro), faz parte da herança. Se puderem, não deixem de organizar um dossier, um dia os vossos filhos gostarão de saber. Há também algumas dificuldades - muitas igrejas antigas arderam e perderam-se registos não transmitidos ás conservatórias, por vezes é dificil estabelecer filiações, casamentos, etc. A era da informática é tão recente...
Quando souberes então a entidade e quanto gastou, e se não te importares claro, diz qq coisa ;)

{mineirinha}
Lendário
Lendário

No arquivo municipal há pessoas que fazem também,naturalmente paga-se,mas é ir lá e perguntar

Jo@o
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39

Mensagem por Jo@o »

TaniaVargas Escreveu:Quando souberes então a entidade e quanto gastou, e se não te importares claro, diz qq coisa ;)
pois já agora aqui fica mais um interessado

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Também tenho muito interesse em saber em quanto ficaria fazer uma árvore genealógica. Sei algumas coisas sobre os pais da minha bisavó (mãe da avó materna), que foram passando pela família, mas nomes é complicado :\ E o pai do meu avô paterno, sei que foi adoptado, por isso das raízes dele, duvido que se consiga descobrir o que quer que seja.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Para bisavós, o melhor é mesmo registos de baptismos. E a partir daí, como às vezes avançam informações extra, passar às certidões de nascimento. Mas geralmente a informação mais fidedigna, até 1930/1940 são os registos de baptismos.